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Duração Horário Professor (a)
24 horas 08h30min às 17h30min José Paulo Moreira de Oliveira

APRESENTAÇÃO

Hoje, mais do que nunca, a Comunicação escrita se insere como ferramenta estratégica para o correto gerenciamento de processos. Cada vez mais, a diferenciação entre os Órgãos Públicos advém da capacidade de atender ao cliente com eficiência, antecipar-se às demandas da sociedade e agir com transparência na resolução de problemas.

Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de memorandos, cartas, ofícios e-mails e demais papers corporativos é de suma importância para o bom funcionamento das Organizações

O Programa considera as seguintes premissas:

  • O crescimento avassalador da informática modificou radicalmente os conceitos de tempo, espaço, sigilo e confidencialidade.
  • A escrita passa por profundas transformações, a exigir do servidor público o desenvolvimento de novas habilidades, resultantes das exigências de um público amplo, diversificado e cada vez mais exigente. Não há mais espaço para a leitura de tratados intrincados e volumosos. 
  • Profundidade, pertinência, substância e amplo domínio do assunto continuam como virtudes valorizadas e apreciadas. O problema reside na forma como esses conceitos serão transmitidos ao leitor.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Proporcionar a aquisição de informações capazes de levar os participantes a:

  • Ajustar conteúdos técnicos a níveis praticáveis, que correspondam à experiência e à capacidade de compreensão do leitor;
  • Conhecer novas técnicas redacionais, capazes de aumentar a clareza e a legibilidade das informações; 
  • Eliminar erros gramaticais e vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” comunicativos;
  • Melhorar o padrão de clareza e transparência dos memorandos, ofícios, comunicados e demais papers corporativos; 
  • Produzir resultados com qualidade e tempestividade, mediante a racionalização dos controles e a eliminação do excesso de burocracia, que engessa o fluxo normal das atividades, provoca retrabalho e prejudica a correta prestação dos serviços.
  • Vivenciar as alterações resultantes da implementação do novo acordo ortográfico.

A QUEM SE DESTINA

“Comunicação Escrita Oficial” é direcionado a servidores que necessitam rever/atualizar/aprofundar seus conhecimentos gramaticais, além de conhecer ferramentas de linguagem imprescindíveis para se obter uma comunicação direta e eficaz com a sociedade.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

O Programa consubstancia o entendimento de que ninguém está definitivamente formado. Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a perceber que a comunicação escrita configura-se como instrumento essencial para a consolidação de experiências inovadoras, que abrem espaço para a reestruturação e a modernização institucional, em consonância com a dimensão do momento de grandes transformações que estamos vivendo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I

Linguagens

·       Adequação da linguagem utilizada, visando facilitar a exata compreensão das informações prestadas;

·       Utilização de padrões – formal ou culto – adequados ao contexto e às necessidades informacionais do leitor;

·      A Redação Oficial: orientações do Manual de Redação da Presidência da República e dos manuais do TSE. do TCE-RJ e do STF. 

 ·  O decreto 9.758, de 11 de abril de 2019, que dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos dacoco administração pública federal.

MÓDULO II

Levando o leitor à ação

·       Como exercer controle rigoroso sobre a quantidade de informações;

·       Como implementar as ações necessárias para evitar:

a.     Rebuscamentos de linguagem;

b.     Má utilização de termos genéricos;

c.     Emprego de jargões e de frases estereotipadas;

d.     Utilização de períodos excessivamente longos;

e.     Utilização inoportuna de estrangeirismos e tecnicismos;

f.      Ausência de coesão e de coerência textuais.

 

MÓDULO III

Questões gramaticais

Observância de questões gramaticais ligadas a:

·       Formas de impessoalidade;

·       Uso do bom e do mau gerúndio; 

·       Uso dos sinais de Pontuação;

·       Concordância nominal e verbal;

·       Emprego do acento grave indicador da crase; 

·       Emprego dos pronomes demonstrativo, pessoal e relativo; 

·       Colocação pronominal; 

·       Ordenação das palavras na frase; 

·       Alterações promovidas pelo novo acordo ortográfico.

 

MÓDULO IV

O texto técnico

Apresentação do texto técnico

·       O ofício: Regras de uso. O que mudou e o que não mudou na redação oficial;

·       E e-mail: Regras de uso. A netiqueta.

 

Desenvolvimento do texto técnico

·       Como alcançar a precisão vocabular com base em uma leitura contextual;

·       Como evitar frases de ladainha, eliminar ambiguidades e aumentar a legibilidade dos documentos institucionais;

·       Como trabalhar coesão e coerência textual.


METODOLOGIA

Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases empresariais — consubstanciada em exercícios práticos — aliada à vivência simulada de “ruídos” de comunicação corporativos.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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