Cidade Data Inscrição Local Status
Rio de Janeiro RJ 02/08/18 a 03/08/18 R$ 2.300,00 a informar Aberta
Rio de Janeiro RJ 13/12/18 a 14/12/18 R$ 2.300,00 a informar Aberta
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min Luiz Claudio de Azevedo Chaves

APRESENTAÇÃO

A melhoria da governança pública na União, nos estados e nos municípios é o grande desafio do Brasil. Uma premissa para que sejam superados os demais desafios há pouco mencionados parte do planejamento adequado das ações relativas às contratações públicas.

O controle de riscos surge como um dos principais instrumentos de planejamento das contratações, na medida em que põe o agente público a refletir antecipadamente sobre os efeitos eventualmente negativos do projeto de aquisição.

Não são raros os casos em que os órgãos realizam contratações discrepantes ou aquém do seu real objetivo; ou ainda aqueles em que o objeto, a despeito de atender aos objetivos, quanto ao elemento técnico, apresentam sérios problemas relacionados à execução dos contratos.

No presente curso serão abordados todos os aspectos que envolvem o gerenciamento dos riscos sobre o processo de aquisição, desde a fase de planejamento até o recebimento definitivo do objeto, tudo, de modo a dotar o agente público das ferramentas necessárias à plena satisfação do interesse público.


DIFERENCIAL DESTE TREINAMENTO - OFICINA DE TRABALHO

No segundo dia de treinamento, os participantes serão divididos em grupos e, como a intervenção e monitoria do Instrutor, analisarão casos hipotéticos a fim de identificarem riscos ao projeto proposto e elaborarem seus respectivos Mapas de Riscos.

Após, passarão a desenvolver a mesma atividade a partir de seus próprios casos, pelo que se recomenda que tragam seus projetos de contratação reais, de forma que ao final do treinamento, os Mapas de Riscos estejam prontos.

A sala de treinamento será equipada com computadores e acesso à internet para que o trabalho possa ser desenvolvido com o que há de melhor em infraestrutura pedagógica.


A QUEM SE DESTINA

Os destinatários diretos do trabalho a ser desenvolvido são:

  • Servidores responsáveis pela elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico nas aquisições;
  • Servidores responsáveis pelo recebimento provisório, definitivo das compras e pelo almoxarifado;
  • Servidores responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos de aquisição;
  • Ordenadores de despesa, assessores jurídicos e auditores internos;
  • Engenheiros, arquitetos, analistas de sistemas e outros profissionais que atuam como demandantes de materiais diversos (informática, médico-hospitalar, mobiliário, automotivo, manutenção predial) e fiscais de contratos;
  • Outros servidores públicos que se atuam indiretamente no gerenciamento dos contratos ou no processo de aquisição de materiais e equipamentos tais como pregoeiros, membros das Comissões Permanentes e Especiais de Licitação.

OBJETIVOS

Espera-se que ao final do curso os participantes possam:

  • Conhecer a importância do gerenciamento eficaz de contratos de aquisição de materiais, mobiliário e equipamentos;
  • Planejar e monitorar os riscos das aquisições sob sua responsabilidade ou os que eventualmente venham a controlar;
  • Exercer controle permanente dos riscos nos contratos de aquisição;
  • Levantar e fornecer informações gerenciais;
  • Conhecer as etapas do processo de aquisição;
  • Fornecer instrumental técnico para as áreas envolvidas no processo de aquisição e controle.

PRINCIPAIS DESTAQUES

  1. Planejamento e controle de riscos nas aquisições públicas;
  2. Identificação de riscos envolvidos nas várias fases do processo de contratação;
  3. Métrica para quantificação dos riscos;
  4. Oficina de elaboração das matrizes de riscos.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Conhecimento da importância do gerenciamento eficaz de contratos de aquisição de materiais, mobiliário e equipamentos;
  • Planejamento e monitoramento de riscos nas aquisições sob sua responsabilidade ou os que eventualmente venham a controlar;
  • Controle permanente dos riscos nos contratos de aquisição;
  • Levantamento e fornecimento de informações gerenciais;
  • Conhecimento das etapas do processo de aquisição;
  • Fornecimento de instrumental técnico para as áreas envolvidas no processo de aquisição e controle;
  • Aquisição de condições técnicas para produçãode mapas de riscos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1° DIA: TEORIA - AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS

INTRODUÇÃO E ALINHAMENTO DE CONCEITOS GERENCIAIS

  • Governança no setor publico
    • ​Origem da Governança no setor privado e migração para o setor público;
    • Funções e gestão;
    • Princípios básicos de governança para o setor público;
    • Marco constitucional e infraconstitucional da Governança Pública;
    • Atores da governança no setor privado e no setor público;
    • Diretrizes, níveis de análise e mecanismos de governance;
    • Conflito de agência e accountability;
    • Relações de accountability no setor privado, no setor público e dentro da entidade.
  • Visão sistêmica do processo de trabalho no gerenciamento de projetos
    • Multi e interdisciplinaridade e boas práticas no gerenciamento dos projetos.

GESTÃO DE RISCOS

  • Conceito de risco em projetos

    • Porque controlar os riscos nas aquisições;
    • Importância estratégica das aquisições nas políticas públicas;
    • Metaprocesso das contratações públicas;
    • Componentes dos riscos;
    • Distinção entre restrição, risco, problema e oportunidade;
    • Espécies de riscos: riscos evitáveis, transferíveis, secundários e residuais.
  • Comportamento oportunista do agente fornecedor
    • Origens e efeitos direitos no processo de aquisição.
  • Gerenciamento de riscos
    • Fluxo do processo de gerenciamento de riscos;
    • A quem compete o gerenciamento dos riscos nas aquisições;
    • Fases do processo de gerenciamento dos riscos.

O PASSO A PASSO DA GESTÃO DE RISCOS

  • Identificação dos riscos
    • Fontes de consultas idôneas;
    • Metodologias para identificação dos riscos.
  • Análise qualitativa dos riscos
    • Tabelas de mensuração da probabilidade e intensidade do impacto dos riscos.
  • Análise quantitativa dos riscos
    • Fórmulas para análise quantitativa dos riscos;
    • Tabela de riscos identificados.
  • Planejamento das respostas aos riscos
    • Requisitos da atividade de planejamento das respostas aos riscos;
    • Identificação dos responsáveis pela implementação das respostas aos riscos;
    • Elaboração da matriz de riscos;
    • Fluxo do sub-processo de planejamento das respostas aos riscos;
    • Verificação da probalidade e impacto dos riscos secundários.
  • Controle contínuo e reavaliação dos riscos

2º DIA – OFICINA DE TRABALHO

Elaborando o Mapa de Risco – Estudos de Casos

  • Entendendo os formulários e seus elementos constitutivos;
  • Análise de cases para elaboração dos Mapas completos de riscos identificados.

INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização. 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


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