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Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min Luiz Claudio de Azevedo Chaves

 

APRESENTAÇÃO

O regime jurídico a que estão sujeitas as entidades que compõe o chamado Sistema ‘S’, dada a sua peculiaridade, desperta muitas controvérsias no que concerne à submissão dessas entidades ao princípio do dever geral de licitar, insculpido na Constituição Federal de 1988.

A Decisão 907/1997, Plenário, do TCU firmou o entendimento de que tais entidades não se sujeitam aos ditames da nova Lei 14.133/2021, podendo expedir regulamentos próprios para tal fim. Deixou assentado, em contrapartida, que os princípios gerais da Administração Pública são aplicáveis ao Sistema ‘S’, bem como a Lei Geral de Licitações e Contratos, em caráter subsidiário.

Este treinamento tem por objetivo levar aos profissionais das entidades do Sistema ‘S’ que lidam diretamente com a aplicação da legislação e regulamentos próprios referente às licitações e contratos, amplo conhecimento das normas que as regem, com o estudo do que há de mais recente na doutrina e sua análise e compreensão através de atualizada jurisprudência e casos práticos.

O ponto central deste curso é o enfoque pragmático, não obstante os ensinamentos doutrinários essenciais para o entendimento de uma matéria de tamanha sutileza, e que por nós não poderiam ser desprezados. Assim, o presente curso é realizado segundo metodologia que une a parte teórica, com a apresentação da matéria do ponto de vista técnico em abordagem simples e objetiva, sempre permeada com análises e estudo de casos práticos.


A QUEM SE DESTINA

Os destinatários diretos do trabalho a ser desenvolvido são profissionais das empresas do Sistema “S” (SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, SESAT etc.):

• que desejam atualizar-se sobre a legislação específica do Sistema “S”.

• recém integrados aos quadros das entidades do sistema ‘S’, que ainda não possuam experiência com a área temática do curso.

• que pretendam exercer, no futuro, as funções de Pregoeiros, Membros das Comissões Permanentes e Especiais de Licitação;

• responsáveis pela elaboração das Cartas-Convite e Editais de Tomada de Preço, Concorrência e Pregão;

• engenheiros, arquitetos, analistas de sistemas e outros profissionais que atuam como fiscais de contratos. 


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Conhecerão o ciclo completo do processo de contratação, com abordagem direta sobre todas as fases do processamento.
  • Abordagem sobre a os pontos mais controvertidos relativo à aplicação subsidiária da Lei no. 14.133/21 aos Regulamentos próprios das entidades do sistema ‘S’.
  • Conhecerão os procedimentos a serem adotados nas principais formas de contratação direta (Dispensa / Inexigibilidade), estabelecidas nos arts. 9º e 10 dos Regulamentos.
  • Abordagem acerca do Sistema de Registro de Preços (SRP), comparando-o com as normas da Administração Pública.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I > Visão Geral da Licitação Pública

  • Natureza jurídica das entidades integrantes do Sistema ‘S’;
  • Fundamento constitucional do dever geral de licitar;
  • Princípios gerais da Administração Pública aplicáveis ao sistema ‘S’;
  • Modalidades licitatórias e tipos de licitação aplicáveis ao sistema ‘S’: características e distinções;
  • Aplicabilidade das regras de preferência de contratação de MEs e EPPs ao Sistema ‘S’;
  • A escolha da modalidade adequada: quando realizar na modalidade pregão;
  • Quando será possível optar pelo menor preço global ou por lotes de itens;
  • Quando é possível adotar melhor técnica e técnica e preço;
  • Fórmulas básicas para pontuação nas licitações de melhor técnica e técnica e preço
  • Comissão de Licitação e Pregoeiro: quem poderá ser designado para essas funções e quais funções são incompatíveis com seu exercício;
  • Remuneração dos membros das Comissões.
     

Módulo II > Fase de Planejamento da Licitação Pública

  • Conteúdo do Projeto Básico/Termo de Referência;
  • Principais fases do processo de contratação;
  • Conceito e distinção entre: Projeto Básico, Projeto Executivo e Termo de Referência.
  • Competências: para elaborar o Termo de Referência, o Edital e a Minuta do Contrato
  • Especificando materiais:
    • os principais elementos da especificação;
    • desempenho mínimos e taxativos;
    • unidade de medidas;
    • formas de apresentação e quantificação;
    • responsabilidade do setor técnico na formulação das especificações.
  • Indicação de marca:
    • extensão da vedação legal de preferência por marca;
    • situações nas quais o TR poderá indicar marca específica;
    • Padronização e pré qualificação de marcas.
       

Módulo III > Fase Externa da Licitação

  • Divulgação do certame e Impugnação ao edital;
  • Passo a passo da sessão de julgamento nas modalidades tradicionais e no pregão presencial e eletrônico.
  • Exame da habilitação;
    • Verificação da Habilitação jurídica, Regularidade fiscal, Qualificação econômico-financeira e Qualificação técnica;
    • Exame dos atestados de capacidade técnica;
    • Saneamento de vícios na habilitação.
  • Abertura e exame das propostas:
    • observação dos critérios de aceitabilidade das propostas;
    • classificação e desclassificação;
    • as regras de desempate de acordo com a LC 123/2006
  • Fase Recursal nas modalidades tradicionais e no pregão.
     

Módulo IV > Sistema de Registro de Preços

  • O que é Registro de Preços: conceito, definição e utilidade e vantagens;
  • Atores envolvidos: Gerenciador, Participante, Não Participante;
  • Necessidade de Fixação de quantitativos mínimos e máximos;
  • Obrigatoriedade de a Administração convocar as quantidades registradas;
  • Prazo máximo de vigência e possibilidade de prorrogação;
  • Homologação, registro e validade da Ata;
  • Registro de vários preços;
  • Convocação dos beneficiários;
  • Alteração dos preços registrados:
    • quando o preço de mercado ficar inferior ao registrado;
    • quando o preço de mercado tornar-se superior ao registrado.
  • Alteração na Ata das características técnicas do produto;
  • É possível acrescentar 25% aos quantitativos registrados?
  • Cancelamento do registro e aplicação de penalidades administrativas.

Módulo V > Contratação Direta

Licitação Dispensável

  • Conceito e traços distintivos;
  • Contratação direta em razão do valor:
    • o problema do fracionamento ilegal do objeto
  • Contratação emergencial:
    • elementos caracterizadores da situação emergencial;
    • situações que desqualificam a situação emergencial;
    • o prazo do contrato pode ser estendido se a situação emergencial ainda persistir?
    • entendimento do TCU sobre a material.
  • Aquisição decorrente de licitação deserta e fracassada:
    • conceito de licitação deserta e fracassada;
    • que elementos devem estar presentes para justificar a dispensa;
    • como justificar o risco para a Administração na hipótese de repetição do torneio.
  • contratação de outras entidades que compõe o Sistema ‘S’;
  • contratação de parcela remanescente de contrato não cumprido;
  • aquisição ou locação de imóvel;
  • contratação de instituição sem fins lucrativos.

 

Licitação Inexigível

  • Conceito e características doutrinárias.
  • Inexigibilidade por ausência de concorrentes no Mercado:
    • demonstração da exclusividade do fornecedor.
  • Inexigibilidade para prestação de serviços singulars:
    • Quando o serviço é licitável e quando ele se mostra singular;
    • Singularidade X notório especialista;
    • Escolha do notório especialista;
    • O notório especialista é a empresa ou o profissional?
  • Contratação de profissionais do setor artísitico;
  • Análise de casos práticos.
  • Justificativa de preços nas contratações diretas
  • Pesquisa de preços na dispensa de licitação
  • Justificativa de preços na Inexigibilidade
     

Módulo VI > Gestão dos Contratos – Fundamentos e Visão Geral

  • Conceito e distinção dos convênios;
  • Da Formalização do Contrato:
    • Quando é obrigatório e quando é dispensável o instrumento o contrato.
  • Cláusulas essenciais a todo contrato:
    • Objeto e seus elementos caracterizadores: o papel do Termo de Referência na execução do contrato;
    • Regimes de execução;
    • Garantias de execução
    • Legislação extraordinária aplicável;
    • Causas especiais de rescisão.
  • Da Execução do Contrato
    • Recebimento do objeto: provisório e definitive;
    • Efeitos do recebimento: a Administração pode deixar de dar o recebimento;
    • A fiscalização dos contratos: os poderes e deveres da Administração;
    • Competências do Fiscal e do Gestor do Contrato.
  • Da Duração dos Contratos:
    • Conceito de contrato por execução instantânea e por execução contínua;
    • Requisitos para prorrogação dos contraltos.
  • Da Repactuação dos Contratos:
    • da correção monetária;
    • do reajustamento ordinário;
    • data-base e critérios de reajuste;
    • marco inicial para vigência dos novos valores;
    • casos em que será obrigatório o pagamento retroativo dos novos valores e casos em que o pagamento será facultative;
    • o reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
  • Da Alteração dos Contratos:
    • Alteração qualitativa e quantitative;
    • Limites das alterações.
  • Da Inexecução do Contrato:
    • Causas do contratado;
    • Causas da Administração.
  • Das Sanções Administrativas.

INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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