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Duração Horário Professor (a)
12 horas 08h30min às 17h30min Fabrizio de Queiroz Araújo

APRESENTAÇÃO

A sustentabilidade ambiental, na atualidade, apresenta-se como um dos fatores preponderantes para a continuidade e o sucesso dos negócios em qualquer organização. Logo, a combinação de ganhos de produtividade, eficiência no uso dos recursos e bem estar dos colaboradores e de todo o ambiente em que a instituição está inserida é primordial para toda empresa que busca seu desenvolvimento de forma sistemática e contínua.

Neste contexto, o uso do poder de compra das empresas apresenta-se como instrumento fundamental no processo de promoção do desenvolvimento nacional sustentável e, além disso, configura-se como uma nova alternativa de execução de política organizacional para o mundo corporativo.

O curso é destinado à discussão e à reflexão sobre os aspectos procedimentais das compras e contratações nas empresas privadas, porém de uma forma ampla, pois o objetivo é indicar em quais aspectos podem ser introduzidos os critérios de sustentabilidade de forma eficiente e, ao mesmo tempo, também é orientado para a prática, a partir de debates e proposições que serão realizados em sala de aula e da experiência do professor com o tema, sem descuidar da apresentação de casos concretos pelos participantes do curso. Assim, conjuga-se a ideia de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre este tema bastante inovador.


A QUEM SE DESTINA                                                         

  • Profissionais que atuam na área empresarial ou do terceiro setor e que necessitam capacitar-se para atuação na área de compras e contratações sob o enfoque da sustentabilidade.
  • Gerentes, analistas e técnicos das áreas de compras, suprimentos, suporte logístico, planejamento, almoxarifado e outras que se interligam às compras e contratações da empresa.
  • Profissionais que desejam obter maiores conhecimentos sobre compras e contratações sustentáveis, a partir das inovações introduzidas recentemente.​

OBJETIVOS                                                                        

  • Disseminar a visão crítica sobre a possibilidade de inserção de critérios e indicadores socioambientais durante o planejamento das compras e contratações da empresa.
  • Apresentar as mais atuais metodologias para a implantação da gestão de compras e contratações sustentáveis.
  • Instrumentalizar a adoção das compras e contratações sustentáveis de forma segura e alinhada à promoção do desenvolvimento de novos mercados produtores que valorizem a sustentabilidade e a justiça social.
  • Promover a discussão e a análise da importância da eliminação dos impactos ambientais e sociais negativos causados pelos hábitos de consumo das instituições.
  • Debater a respeito do forte poder de influência que a área de compras e contratações possui na estrutura organizacional, assim como, sobre a necessidade de demonstrar e negociar com as áreas demandantes sobre a existência de bens e serviços que valorizam a sustentabilidade ambiental como possibilidade de aquisição e contratação.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES                        

  • Instrumentalização para a efetiva adoção de boas práticas no planejamento das compras e contratações e desenvolvimento de critérios e indicadores que influenciarão na seleção das propostas do mercado fornecedor, sobretudo orientadas à sustentabilidade.
  • Capacitação para o desenvolvimento de novos agentes de mudança organizacional, a partir de uma perspectiva socialmente responsável e alinhada à tendência mundial de valorização da sustentabilidade e eficaz uso de recursos naturais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Consumo Sustentável versus Produção Sustentável;
  • Qual a importância do conceito de Consumo Sustentável para a minha empresa?
  • O conceito de desenvolvimento sustentável e suas implicações para as compras e contratações institucionais;
  • Principais tendências e oportunidades em consumo e produção sustentáveis;
  • A referência da sustentabilidade a ser aplicada ao longo de todo o processo de compras e contratações;
  • A análise do ciclo de vida do produto como principal balizador das compras e contratações da empresa;
  • A inovação como a principal diretriz para a sustentabilidade das compras e contratações;
  • A influência externa e o desenvolvimento de um novo mercado fornecedor: o crescimento do número de licitações sustentáveis e o Estado como propulsor da “economia verde”;
  • A força legal e as principais normas indutoras de compras e contratações sustentáveis;
  • Marcos regulatórios, iniciativas empresariais e normas técnicas;
  • Quais critérios são legítimos de introduzir nas compras e contratações da empresa para garantir a sustentabilidade?
    • Critérios ambientais de eficiência energética;
    • Critérios ambientais de rastreabilidade;
    • Critérios ambientais de biodegradabilidade;
    • Critérios ambientais de toxicidade;
    • Critérios ambientais de gestão de resíduos;
    • Critérios sociais;
  • Análise das principais certificações ambientais do mercado fornecedor;
  • Implantação da gestão de compras e contratações sustentáveis na empresa;
  • A apresentação de cases de sucesso;
  • Perspectivas e tendências da gestão de compras e contratações sustentáveis nas empresas.

METODOLOGIA

Exposição dialogada, debates e análise de casos concretos.


CARGA HORÁRIA                                                               

O curso terá a duração de 12 (doze) horas. 


 


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização. 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
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Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
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Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


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