No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
12 horas 08h30min às 17h30min Fabrizio de Queiroz Araújo

APRESENTAÇÃO

A necessidade de elaboração e implantação do Plano de Logística Sustentável nos órgãos do Poder Judiciário, assim como a introdução de critérios socioambientais nos procedimentos de aquisição de bens, serviços e obras apresenta-se como imperativo máximo do Poder Público e justifica-se, ainda, face à responsabilidade objetiva do Estado no que diz respeito à promoção do bem estar dos administrados e à preservação do meio ambiente de forma sistemática e contínua.

Os princípios insculpidos na Resolução Nº 201, de 03 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça, determinam e estabelecem diretrizes singulares de gestão socioambiental no âmbito do Poder Judiciário e enfatizam a inserção de critérios e exigências socioambientais nos procedimentos e certames licitatórios, a mudança dos padrões de consumo e de política institucional de seus órgãos e, consequentemente, a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. 

O curso é destinado à discussão e à reflexão sobre os aspectos jurídicos e procedimentais da elaboração e implantação do Plano de Logística Sustentável nos órgãos do Poder Judiciário, porém de uma forma ampla, pois o objetivo aqui é indicar em quais aspectos podem ser introduzidos os critérios de sustentabilidade de forma lícita e eficiente e, ao mesmo tempo, também é orientado para a prática, a partir de debates e proposições que serão realizados em sala de aula e da experiência do professor com o tema, sem descuidar da apresentação de casos concretos aos participantes do curso. Assim, conjuga-se a idéia de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre este tema bastante inovador e, ainda, sobre como definir o fluxo das informações, a fim de atender as premissas e as implicações da Resolução Nº 201, de 03 de março de 2015 do Conselho Nacional de Justiça.


A QUEM SE DESTINA

  • Profissionais que atuam na área pública, especialmente aqueles que atuam no Poder Judiciário, que necessitam capacitar-se para atuação nas comissões gestoras do Plano de Logística Sustentável e, ainda, na área de compras, licitações e gerenciamento de contratos, com o enfoque da sustentabilidade.
  • Profissionais que desejam obter maiores conhecimentos sobre a elaboração e implantação do Plano de Logística Sustentável nos órgãos do Poder Judiciário, a partir das inovações introduzidas recentemente.
  • Membros das comissões gestoras do Plano de Logística Sustentável, membros das Unidades ou Núcleos Socioambientais no âmbito do Poder Judiciário, gerentes, analistas e técnicos das áreas de suprimentos, suporte logístico, planejamento, finanças, orçamento, jurídico, auditoria e outras que se interligam às operações logísticas e de compras, licitações e contratações; membros das comissões de licitações e gestores de contratos pertencentes ao Poder Judiciário.
  • Membros de empresas que participam de licitações/contratações perante o Poder Judiciário, que desejem adequar-se aos novos preceitos e exigências dispostas nos editais de licitação e contratos administrativos, a partir de critérios socioambientais.

OBJETIVOS

  • Abordar a legislação e os principais instrumentos normativos visando a elaboração e a implantação do Plano de Logística Sustentável nos órgãos do Poder Judiciário, especialmente sob o enfoque da inserção de critérios socioambientais. 
  • Promover a discussão e a análise da importância da eliminação dos impactos ambientais e sociais causados pelos hábitos de consumo coletivo da Administração Pública.
  • Propiciar aos participantes a reflexão sobre a possibilidade de inserção de critérios e indicadores socioambientais como balizadores da política institucional do órgão e, ainda, de suas licitações e contratações.
  • Dotar os participantes de uma visão crítica a respeito do forte poder de influência que as comissões gestoras do Plano de Logística Sustentável possuem na estrutura organizacional, assim como, sobre a necessidade de demonstrar e negociar com as áreas demandantes sobre a existência de bens e serviços que valorizam a sustentabilidade ambiental como possibilidade de aquisição e contratação.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Instrumentalização para a efetiva adoção de boas práticas e para o planejamento das compras e contratações públicas, balizando-se em critérios e indicadores orientados para a sustentabilidade. 
  • Capacitação para o desenvolvimento de novos agentes de mudança organizacional, a partir de uma perspectiva socialmente responsável e alinhada à tendência mundial de valorização da sustentabilidade e eficaz uso de recursos naturais e públicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Base constitucional e legislação fundamental para a elaboração e implantação do Plano de Logística Sustentável destinado ao Poder Judiciário;

2. Constituição das Unidades ou Núcleos Socioambientais no âmbito do Poder Judiciário e suas competências;

3. O conceito de logística sustentável na Administração Pública;

4. A necessidade de introdução de critérios socioambientais no âmbito do Poder Judiciário;

5. Quais critérios são legítimos de introduzir visando a garantia da sustentabilidade ambiental;

6. A análise do inventário físico financeiro atual do órgão;

7. A passagem da área de compras e contratações do órgão de uma simples área meio para uma área finalística dentro do Poder Judiciário;

8. A realização de estudo e levantamento das alternativas à aquisição de produtos e serviços que valorizem critérios socioambientais; 

9. A necessidade de observância das normas da ABNT, regulamentos técnicos expedidos pelo Inmetro e normas da Anvisa quanto à especificação e à classificação, bem como as Resoluções do CONAMA;

10. O Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário;

11. A constituição de comissão gestora do Plano de Logística Sustentável;

12. A instituição de indicadores mínimos para a avaliação do desempenho ambiental e econômico do Plano de Logística Sustentável do órgão do Poder Judiciário; 

13. A estruturação do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário;

14. A adoção dos planos de ação para cada tema;

15. A avaliação periódica pela comissão gestora do Plano de Logística Sustentável; 

16. Iniciativas da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal sobre o tema;

17. A elaboração de relatório anual de desempenho do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário;

18. Análise de Planos de Logística Sustentável anteriormente implantados por outros órgãos.


METODOLOGIA

Exposição dialogada, debates e análise de casos concretos.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento). 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo