Cidade Data Inscrição Local Status
Brasília DF 26/08/19 a 27/08/19 R$ 1.810,00 a informar Aberta
Rio de Janeiro RJ 03/10/19 a 04/10/19 R$ 1.630,00 a informar Aberta
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min Alberto Almeida dos Santos

APRESENTAÇÃO

A gestão de riscos e controles na contratação e na fiscalização de contratos de tecnologia da informação e da comunicação significa valorizar os objetivos finais de uma organização pública, permitindo revisar os processos no sentido de garantir serviços de qualidade ao cidadão, executados com controle de custos, dentro dos escopos previstos, assim como certeza que os recursos estão sendo empregados com responsabilidade. Em um ambiente de governança pública, que é o que se espera da gestão governamental moderna, o gerenciamento de riscos público de TIC’s tem papel preponderante, assim como os controles internos por tratarem dos aspectos preventivos relativos à própria gestão pública em todos os seus aspectos, sobretudo os riscos expostos nas várias operações de contratação e fiscalização contratual.


A QUEM SE DESTINA

O programa se destina a servidores públicos diretamente ou indiretamente envolvidos com os processos de contratação, gestão e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e da comunicação, incluindo, dentre outros: ordenadores de despesas, pregoeiros, membros de equipes de apoio e consultores jurídicos.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Entendimento do processo de gerenciamento de riscos no setor público;
  • Compreensão das metodologias de gerenciamento de riscos internacionalmente reconhecidas como a ISO 31.000 (versões 2009 e 2017), COSO (I, II e III) e FERMA, entendendo os processos de gerenciamento de riscos e as boas práticas aplicadas à gestão de TIC’s no âmbito governamental;
  • Entendimento prático das principais técnicas de análise e avaliação de riscos aplicáveis, assim como das matrizes qualitativas e quantitativas de consolidação de riscos;
  • Revisão dos requisitos de gerenciamento de riscos preconizados pela IN SLTI nº 04/2014;
  • Entendimento quanto ao uso da gestão de risco para operação de contratação e fiscalização de contratos de TIC’s no setor governamental.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução

• Roteiro básico para gestão de riscos.

 

Modelos de Gestão de Riscos Aplicáveis à Contratação de TIC no Setor Público

•  Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada (COSO II); 

•  Alinhando risco com estratégia e desempenho (COSO GRC); 

•  Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes (ISO 31000); 

•  Orange Book e Risk Management Assessment Framework.

 

Processo de Gestão de Riscos em Gestão de Contratos de TIC 

•  Comunicação e consulta; 

•  Estabelecimento do contexto;

•  Identificação de riscos;

•  Análise de riscos;

•  Avaliação de riscos;

•  Tratamento de riscos;

•  Monitoramento e análise crítica.

 

Técnicas para Gestão de Riscos para Fiscalização de Contratos de TIC

•  Priorização de processos;

•  Brainstorming;

•  Entrevistas;

•  Delphi; 

•  Análise Preliminar de Perigos (APP);

•  Listas de verificação;

•  Análise de causa raiz;

•  Técnica “E se” estruturada (SWIFT); 

•  Análise Bow Tie;

•  Análise de Decisão por Multicritério (MCDA);

•  Pensamento sistêmico.

 

Liderança para Risco Aplicável à Contratação de TIC no Setor Público

•  Princípios, estrutura e processo de gestão de riscos;

•  Papéis e responsabilidades; 

•  Três Linhas de Defesa.

 

Boas Práticas de Gestão de Riscos em Gestão de Contratos de TIC

•  Por onde começar? 

•  Grupo de trabalho; 

•  Estudos preliminares; 

•  Estratégia de implantação e definição de arquitetura; 

•  Política de gestão de riscos; 

•  Delegação e comprometimento; 

•  Processo de gestão de riscos; 

•  Implementação da gestão de riscos; 

•  Monitoramento e revisão.

 

Modelo de Avaliação para Fiscalização de Contratos de TIC

•  Dimensão – Ambiente;

•  Dimensão – Processos; 

•  Dimensão – Parcerias; 

•  Dimensão – Resultados; 

•  Determinação do nível de maturidade. 

 

Aspectos Normativos na Contratação de TIC no Setor Público

•  Instrução normativa SLTI/MP Nº 04/20164;

•  Política de gestão de riscos do TCU 92;

•  Exemplos no setor público 99;

•  Critérios para avaliação da maturidade em gestão de riscos; 

•  Acórdão 2.467/2013 – TCU – Plenário 120;

  •  Acórdão 1.273/2015 – TCU – Plenário 126;

•  Acórdão 2.127/2017– TCU – Plenário 130;

•  Instrução normativa conjunta MP/CGU Nº 01/2016.


METODOLOGIA

Exposição dialogada com estudos de casos e exercícios práticos.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento). 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


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