Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 13/05/24 a 16/05/24 R$ 1.360,00 Online Aberta
On-line 12/08/24 a 15/08/24 R$ 1.360,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
16 horas 09h00min às 13h00min Maurício Barreira

APRESENTAÇÃO

Mesmo que as entidades do chamando “Sistema S” não integrem a estrutura orgânica da Administração Pública e possuam personalidade jurídica de direito privado, a natureza pública de suas funções em prol do interesse das categorias profissionais que representam e a prerrogativa de percepção de contribuições parafiscais impõe-lhes a observância de determinados princípios públicos quando do exercício de suas atividades, como ocorre na contratação, com terceiros, de obras, serviços e compras, que devem ser realizadas em procedimentos análogos aos da licitação pública. 

Assim, mesmo que tais entidades possuam a liberdade de editar regulamentos próprios para regular suas contratações, o desafio de conciliar os objetivos de obter propostas vantajosas e de ser isonômico na relação com os possíveis interessados reveste-se de complexidade similar à enfrentada pela Administração Pública, com o agravante da constante discussão, capitaneada pelo TCU, acerca da legalidade de determinadas normas próprias que diferem das estabelecidas no estatuto licitatório nacional. 

Nesse sentido, o presente Curso oferecido pelo IDEMP, mediante abordagem sob enfoques jurídico e gerencial consonantes com a melhor doutrina e a posição dos órgãos julgadores, visa a contribuir para o aperfeiçoamento do processo de contratação do “Sistema S”. Os participantes estarão mais aptos a interpretar os ditames legais e para contribuir no processo de revisão dos regulamentos, atividade de natureza constante, mas especialmente relevante tendo em vista a iminente alteração do estatuto licitatório nacional.    


A QUEM SE DESTINA

Profissionais das entidades do Sistema “S” (SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, SESAT, SESCOOP, etc.) e de empresas que firmam ou pretendem firmar contratos com as mesmas. 


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Conhecerão o ciclo completo do processo de contratação, com abordagem direta sobre todas as fases do processamento, com base em regulamentos das entidades do Sistema S, em cotejo com os princípios gerais e regras da Lei no. 14.133/21.
  • Conhecerão os procedimentos a serem adotados nas principais formas de contratação direta (Dispensa / Inexigibilidade), estabelecidas nos Regulamentos do Sistema S.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

■ Módulo I: Visão Geral da Licitação Pública

  • Fundamento constitucional do dever geral de licitar;
  • Natureza jurídica das entidades integrantes do Sistema ‘S’;
  • Princípios gerais da Administração Pública e da Licitação aplicáveis ao sistema ‘S’;
  • Modalidades licitatórias e tipos de licitação aplicáveis ao sistema ‘S’: características e distinções;
  • Aplicabilidade das regras de preferência de contratação de MEs e EPPs ao Sistema ‘S’.

 

■ Módulo II: Fase de Planejamento da Licitação Pública

  • Competências internas dos setores envolvidos nas contratações;
  • Edital, Projeto Básico, Projeto Executivo e Termo de Referência.
  • Especificação do objeto da contratação;
  • Indicação de marca:
  • Padronização e pré-qualificação de marcas.
  • Subdivisão e parcelamento.
  • Análise jurídica do edital.
  • Indicação de Modalidade e tipo de Licitação. 

 

■ Módulo III: Fase Externa da Licitação

  • Divulgação do certame e Impugnação ao edital;
  • Passo a passo da sessão de julgamento nas modalidades tradicionais e no pregão presencial e eletrônico.
  • Exame da habilitação;
  • Exame das propostas;
  • Julgamento da Licitação conforme o Tipo;
  • Fase Recursal nas modalidades tradicionais e no pregão.

 

■ Módulo IV: Sistema de Registro de Preços

  • O que é Registro de Preços: conceito, definição e utilidade e vantagens;
  • Atores envolvidos: Gerenciador, Participante, Não Participante;
  • Fixação de quantitativos;
  • Prazo máximo de vigência e possibilidade de prorrogação;
  • Homologação, registro e validade da Ata;
  • Registro de vários preços;
  • A “carona”;
  • Convocação dos beneficiários;
  • Alteração dos preços registrados:
  • Alteração na Ata das características técnicas do produto;
  • Alteração dos contratos decorrentes do SRP; 
  • Cancelamento do registro e aplicação de penalidades administrativas.

 

■ Módulo V: Contratação Direta

  • Licitação Dispensável
  • Conceito e traços distintivos; 
  • Contratação direta em razão do valor: 
  • contratação emergencial:
  • aquisição decorrente de licitação deserta e fracassada:
  • contratação de outras entidades que compõe o Sistema ‘S’;
  • contratação de parcela remanescente de contrato não cumprido;
  • aquisição ou locação de imóvel;
  • contratação de instituição sem fins lucrativos.
  • Licitação Inexigível
  • Conceito e características.
  • Inexigibilidade por ausência de concorrentes no Mercado:
  • Inexigibilidade para prestação de serviços singulars:
  • Contratação de profissionais do setor artísitico.

 

■ Módulo VI: Gestão dos Contratos – Fundamentos e Visão Geral

  • Conceito e distinção dos convênios;
  • Formalização do Contrato:
  • Cláusulas essenciais a todo contrato:
  • Execução do Contrato
  • Duração e prorrogação dos Contratos:
  • Da Repactuação dos Contratos:
  • Da Alteração dos Contratos:
  • Da Inexecução do Contrato:
  • Das Sanções Administrativas.

INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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