Oficina de Mediação de Conflitos com Base na Comunicação Não Violenta Fortalecendo e Recuperando Relacionamentos através de uma Comunicação Ética e Inteligente
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Duração | Horário | Professor (a) |
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8 horas | 08h30min às 17h30min | Rosa Porto |
APRESENTAÇÃO
Especialmente nos conflitos, a forma como as pessoas se comunicam é determinante para aproximá-las ou afastá-las. Grande parte dos problemas entre gestores e colaboradores, colegas de trabalho pode ser amenizada por via de comunicações de boa qualidade. Em outras palavras; por que não adotar um estilo de comunicação que permita relacionamentos saudáveis e produtivos?
Foi nessa linha que o psicólogo norte-americano Marshal Rosenberg criou uma metodologia que denominou de comunicação não violenta (CNV). Este conceito e suas aplicações visam proporcionar um desenvolvimento comportamental mais eficaz, humanizado e ético nas relações interpessoais.Trata-se de um processo empático de compreensão que dirige as atitudes e ações individuais por meio da mudança de foco para as necessidade de cada pessoa, colocando em plano secundário os julgamentos individuais sobre a maneira de ser do outro.Ou seja, é um processo de entendimento que facilita a harmonização de necessidades pessoais com as necessidades de outras pessoas, de uma maneira empática.
A CNV se baseia num aprendizado de linguagem que busca construir confiança recíproca, fortalecendo comportamentos que aumentem a disposição para cooperação e apoio mútuo. A metodologia contribui significativamente para o gerenciamento e a expressão de emoções sem agressões ou criação de conflitos, buscando soluções de consenso criativas, cooperativas e empáticas.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais e gestores da Organização.
OBJETIVOS GERAIS
Apresentar aplicações práticas da CNV aplicadas à solução de conflitos pessoais ou grupais, enfatizando exemplos relacionados a aspectos críticos do comportamento os quais exigem um gerenciamento da agressividade de forma produtiva e respeitosa.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Os participantes deste treinamento estarão sensibilizados a lidar com mais efetividade com situações práticas que envolvem:
- Situações de conflitos;
- Intervenções com pessoas difíceis e conversas pesadas;
- Autoconfiança e autovalorização nas relações sociais desafiadoras;
- Separação do lado pessoal das questões de fato relevantes;
- Criação de um clima de cooperação e de valorização recíproca.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conflitos: conceitos e causas.
- Diferenças entre mediação e conciliação de conflitos.
- É possível expressar-se sem engolir sapos ou despejar julgamentos e críticas sobre os outros?
- As necessidades humanas universais: a base da CNV.
- O que é a CNV em sua abordagem e aplicações na mediação de conflitos.
- Empatia: conectando as suas necessidades às dos outros.
- A agressividade: de onde vem, para onde vai e como gerenciá-la.
- O poder da escuta empática e das perguntas empáticas.
- Os quatro components da CNV- observação, sentimentos, necessidades e expressão autêntica.
- Observar sem julgar:removendo os filtros mentais.
- Inteligência emocional: o gerenciamento de pensamentos e sentimentos
- A prática da expressão autêntica
- Casos práticos de aplicação da CNV na mediação de conflitos.
METODOLOGIA
Exposição teórico-prática utilizando metodologia dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem andragógica composta de apresentações com recursos multimídia, debates e espaço para reflexão, apresentação de casos práticos e exercícios vivenciais.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos materiais didáticos e certificado.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)
Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.
Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento.
Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
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Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
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