No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min André Freitas
A fim de tornar o seu plano de desenvolvimento mais completo, o IDEMP criou o Mapa do Conhecimento. Assim você consegue visualizar de forma rápida quais os assuntos relacionados e cursos complementares, permitindo que você entenda com mais facilidade qual o caminho ideal para o desenvolvimento de suas competências. 
Clique aqui e veja onde este curso se encaixa.

 

APRESENTAÇÃO

A crescente exigência da sociedade brasileira quanto à necessidade de melhorias nas práticas da gestão pública, voltadas para maior celeridade, eficiência e eficácia dos serviços prestados alertou, já há algum tempo, a administração pública para o tema Gestão de Pessoas por Competências, tanto que, em 2006 e 2010, o Governo Federal publicou os Decretos Nos 5.707 e 7.133, respectivamente, que tratam do assunto. Em atendimento a essa demanda, várias instituições públicas, tanto na esfera federal quanto estadual estão modernizando seu sistema de gestão tendo, necessariamente, que realizar uma análise crítica de suas práticas de gestão de pessoas. Os desafios apresentados são grandes: como e o que modernizar na prática do serviço público? Os conceitos e técnicas preconizados por diversos autores se aplicam ao serviço público? Há uma maneira de medir as competências? É possível compatibilizar as necessidades organizacionais com os interesses dos servidores? O que se almeja é colocar a pessoa certa no lugar certo a fim de atender aos objetivos institucionais, aos interesses dos servidores e, ao final, claro, às expectativas da sociedade. E a implementação de um Sistema de Gestão de Pessoas por Competências, metodologicamente bem estruturado e que respeite as particularidades do contexto da administração pública, é a resposta a esse desafio.

O programa aqui exposto pretende, partindo de casos concretos, responder a essas questões ao apresentar as melhores práticas de gestão por competências já utilizadas no serviço público.

Este curso aborda aspectos metodológicos e práticos da implementação um Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGP) que se baseia na mudança de orientação da antiga “função RH”, baseada principalmente em tarefas e controles (sustentada pelo antigo modelo de Departamento de Pessoal, o “DP” das administrações tradicionais), para uma atuação sistêmica que privilegia o desenvolvimento profissional das pessoas. Essa nova orientação considera que as pessoas não são meros recursos (humanos), mas sim elementos impulsionadores da inteligência organizacional.

A metodologia SGC parte da comparação entre as competências requeridas (necessárias ao bom desempenho das atribuições funcionais) e as evidenciadas (apresentadas pelos responsáveis por um conjunto de atribuições) e gera a relação das lacunas de competências, ou seja: competências requeridas e não apresentadas, portanto a serem desenvolvidas. Por outro lado, a comparação entre os resultados esperados e avaliados mostra desempenhos superiores ou aquém do esperado.

A análise das competências e dos resultados das pessoas, mostrando necessidades e potencialidades, orienta a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional (individuais, setoriais e organizacionais) que contemplam processos de capacitação, movimentações internas ou mesmo de recrutamento e seleção, mais ajustados às estratégias organizacionais. O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos, possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais de gestão de pessoas e gestores da administração pública de todas as esferas.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

Ao longo deste treinamento, os participantes obterão conhecimento sobre seguintes metodologias, técnicas e instrumentos de trabalho:

  • elaboração da Matriz de Competências (MDC) requeridas e evidenciamento das competências  individuais (Mapeamento de Competências);
  • realização do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
  • estruturação do Banco de Talentos (BDT).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 

• ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

  • O processo estratégico.
  • Contextualização da Gestão de Pessoas na estratégia organizacional.
  • O processo de Gestão por Competências.

• SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC)

  • O que é competência no serviço público, no SGC e sua tipologia.
  • Os cinco subsistemas do SGC.

• MATRIZ DE COMPETÊNCIAS (MDC)

  • Definição e classificação das competências.
  • Estabelecimento das competências requeridas e de seu grau exigência.
  • Método para a elaboração da MDC.
  • Mapeamento (evidenciamento) das competências individuais (técnicas e comportamentais).

• AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COM BASE EM COMPETÊNCIAS (ADC)

  • Modelo de avaliação de desempenho com base em competências e resultados.
  • Indicadores de desempenho.
  • Instrumentos e método para realização da ADC.

• BANCO DE TALENTOS (BDT)

  • Estruturação do Banco de Talentos.
  • Escalonamento do perfil profissional (competências e resultados).

• PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)

  • Princípios para o desenvolvimento profissional do “novo funcionário público”.
  • Treinamento x desenvolvimento profissional.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é de exposição interativa, debates e estudos de casos do serviço público, de forma a criar situações onde os participantes poderão absorver o aprendizado e conectarem o conteúdo à sua realidade prática.

São aplicados exercícios e trabalhos em grupo que ajudarão os participantes a compreender e pôr em prática os conceitos aprendidos.

É enfatizado o aspecto prático dos temas propostos.

 


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


ColorBox demo