Não há turmas programadas no momento.
Cidade Data Inscrição Local Status
Duração Horário Professor (a)
20 horas 08h30min às 17h30min João Delmiro Bueno Corrêa

* No terceiro dia de treinamento, o horário será de 8h30min às 12h30min. Neste dia não será oferecido almoço. 


Os participantes receberão, em CD-ROM, planilhas eletrônicas e simulação de estimativas de preços para diferentes casos práticos, com ênfase para a contratação de serviços, bem como toda a legislação tributária e trabalhista relativa à composição dos custos. Este CD ROM será uma poderosa ferramenta para que, posteriormente, os participantes gerenciem contratos de terceirização de serviços no âmbito de suas organizações.


Ênfase na IN 02/2008 do MPOG, com alterações procedidas em 2009 e 2010, Portaria 07/2011, Resolução nº 98 do CNJ,  Decretos 6727/09 e 6.957/09 e Lei 12506/2011 (Lei do Aviso Prévio).


APRESENTAÇÃO

O curso objetiva capacitar os participantes para resultados e ações eficazes no gerenciamento de contratos de terceirização de serviços, abordando especificamente metodologia para elaboração da planilha de composição de custos e formação de preços para a contratação de serviços de natureza continuada. O Curso enfatiza a Instrução Normativa nº 02/2008 com as alterações procedidas pelas Instruções Normativas do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG), Resolução nº 98 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que regulamenta a contratação de serviços continuos ou não, as implicações do Decreto 6727/09, do Decreto nº 6.957/09 e da Lei 12.506/11 (Lei do Aviso Prévio) na elaboração da planilha. 

O curso aplica-se aos diferentes tipos de serviços de natureza contínua, tais como vigilância, limpeza, manutenção predial, manutenção de equipamentos, transportes, entre outros.


A QUEM SE DESTINA

Gerentes e técnicos das áreas de planejamento, finanças, orçamento, jurídica, técnica, auditoria e outras que se interligam com as contratações; membros das comissões e licitações, gestores de contratos, pregoeiros.


OBJETIVOS

  • Instrumentalizar os participantes para a definição e gerenciamento de contratos, de uma forma eficiente e eficaz, enfatizando a composição de custos, precificação e repactuação;
  • Apresentar as etapas de elaboração da planilha de composição dos custos e estimativa de preços da contratação;
  • Apresentar os aspectos que deverão ser analisados no julgamento das propostas;
  • Detalhar os procedimentos de acompanhamento dos contratos, com vistas à repactuação de preços, por ocasião da prorrogação de prazos contratuais, previstos no artigo 57, inciso II da Lei nº 8.666/93;
  • Discutir a legislação trabalhista e tributária vigente e sua aplicação efetiva nas contratações dos serviços continuados.
  • Resultados para os Participantes
  • Apropriação da metodologia para planejamento, acompanhamento e repactuação de contratos de terceirização, com relação aos aspectos de custos e preços.
  • Incorporação de conceitos e instrumentos para melhoria dos contratos de terceirização.
  • Redução de custos nos contratos de terceirização, garantindo a qualidade dos serviços por intermédio de processos eficientes de acompanhamento destes contratos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços da Contratação de Serviços Continuados 

  • O Planejamento da contratação – Elaboração da Planilha de Composição de Custos e Estimativa de Preços
  • A elaboração de Planilhas de Composição de Custos:
    • Classificação dos custos dos serviços terceirizados;
    • Mão de obra – salários profissionais, encargos sociais, obrigações trabalhistas e verbas indenizatórias;
    • A implicação do Decreto 6727/09;
    • A implicação do Decreto 6957/09;
    • Vantagens e desvantagens da Conta vinculada;
    • A estimativa de preços dos materiais e equipamentos empregados no contrato;
    • O cálculo da depreciação;
    • O cálculo dos dias úteis;
    • O cálculo do auxilio transporte e alimentação/refeição;
    • O cálculo dos tributos incidentes sobre o contrato;
    • BDI ou LDI?;
    • Como pesquisar preços?;
    • Apresentação de metodologia de cálculo dos diversos itens que compõem o preço do serviço terceirizado, baseada em pesquisas realizadas em diversos contratos;
    • Qual a legislação aplicável no caso de terceirização de serviços (tributária, comercial e de encargos sociais)?
    • O acompanhamento do contrato e a negociação para prorrogação do prazo e repactuação dos preços.
  • Especificidades dos serviços de limpeza
    • As diferenças do preço por metro quadrado, preço global e preço unitário;
    • Diferença entre Projeto Básico e Projeto Executivo;
    • O que é o projeto executivo de serviços de limpeza e sua importância?
    • Os custos administrativos dos serviços de limpeza;
    • A relevância da gestão do material de consumo e os controles possíveis;
    • O que é reserva técnica e quando incluí-la?
    • O cálculo de produtividade de acordo com a Instrução Normativa nº 03/2009;
    • Diferenças entre serviços de limpeza diurna e noturna;
    • Distinção entre manutenção e limpeza, e os cuidados para evitar o desvio de função;
    • Como reajustar ou repactuar o preço por metro quadrado;
    • Supressão do valor contratado;
    • A verificação da fatura dos serviços de limpeza e procedimentos para calcular os descontos;
    • A complexidade da gestão da planilha de custos nos serviços de limpeza;
    • Cálculo do ISS nos serviços de limpeza;
    • Simulação da estimativa do custo do metro quadrado em áreas internas e externas.
  • As mudanças na Instrução Normativa nº 02/2008, introduzidas pelas Instruções Normativas nºs 03, 04 e 05 e Portaria 07/2011 do MPOG.
  • O Decreto 6727/09, Decreto 6957/09 e a Lei 12.506/11 (Lei do Aviso Prévio) e suas implicações na elaboração da planilha de composição de custos.
  • Apresentação de planilhas eletrônicas e simulações de estimativas para diferentes casos práticos, com ênfase na contratação de serviços (limpeza, vigilância, manutenção predial, manutenção de equipamentos, e outros correlatos).

A análise das propostas

  • Aspectos a verificar nas planilhas de composição de custos e preços apresentados pelos proponentes.
  • Como detectar a correção dos percentuais para cada item da planilha?

A Negociação para prorrogação de prazo e repactuação dos preços em contratos de terceirização 

  • Quais os itens que poderão ser negociados na prorrogação do contrato?
  • Quais as informações necessárias para o gestor do contrato negociar a repactuação dos preços?
  • Qual o papel do fiscal na negociação dos contratos?
  • Análise da IN 02/2009 do MPOG no que se refere à produtividade dos serviços e aos componentes da planilha de composição de custos.
    • O estabelecimento de parâmetros para negociação dos preços.  

Miniconsultoria (encerramento) 

  • Atendimento dos grupos para análise de casos concretos  (Limpeza, Vigilância, Manutenção de Equipamentos).

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido utilizando-se, de forma alternada, técnicas expositivas, exemplificativas e debates com análise de casos concretos propostos pelos participantes. A metodologia a ser adotada privilegiará, concomitantemente, a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de uma percepção individual crítica sobre os temas apresentados a partir da vivência profissional de cada participante. 

Este curso incluirá, também, a apresentação de planilhas eletrônicas e simulação de estimativas de preços para diferentes casos práticos, com ênfase para a contratação de serviços (limpeza, vigilância, manutenção predial, manutenção de equipamentos, transporte de cargas e pessoas etc.). O participante receberá CD-ROM contendo planilhas informatizadas, bem como toda a legislação tributária e trabalhista relativa à composição dos custos, atualizada até a data do Curso.

 


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

* ORGANIZAÇÕES CLIENTES DO IDEMP TÊM 10% DE DESCONTO. (DESCONTO NÃO APLICÁVEL PARA INSCRIÇÕES PROVENIENTES DA CONSULTORIA WEC)

Cursos em horário integral: Incluídos: materiais didáticos, certificado, almoço e coffee-breaks (manhã e tarde).

Cursos em horário parcial: Incluídos: materiais didáticos, certificado e coffee-breaks (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4 
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 Rio Nova Rio Branco 1666 - C/C: 97570-2

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 Rio Nova Rio Branco 1666 - C/C: 97570-2

 


Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.