Painéis de Indicadores com "POWER BI"
APRESENTAÇÃO
Construa painéis apresentando indicadores de performance, acompanhamento orçamentário, resultado de enquetes e pesquisas utilizando o Microsoft Power BI. Aprenda extrair dados que estão no Excel, Google Sheets ou qualquer outra fonte, e gere os indicadores ou relatórios utilizando gráficos, marcadores e tabelas comparativas segmentadas por ano, mês, região, departamento etc.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de qualquer área, analistas ou gestores que desejam criar relatórios e painéis de indicadores para acompanhamento e análise de negócios ou simplesmente para apresentar resultados de enquetes e pesquisas.
PRÉ-REQUISITO
Apenas o conhecimento básico do Excel é aconselhável.
BENEFÍCIOS E VANTAGENS PARA OS PARTICIPANTES
O Power BI é simples e rápido de usar, permitindo assim uma grande produtividade na elaboração de relatórios e indicadores. Você poderá gerar seus painéis de forma individual ou em equipe e disponibilizar a todos da empresa, atualizando os dados a qualquer momento de forma simples e rápida.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Rapidez na confecção de painéis de indicadores da sua empresa ou do seu departamento.
- Ótima ferramenta para apresentar e divulgar resultados de enquetes e pesquisas realizadas na empresa.
- Os painéis poderão ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento.
- Você poderá atualizar as informações constantemente.
- Você estará “livre” para ajustar/aperfeiçoar os painéis quando achar necessário.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
FUNDAMENTOS DO POWER BI
- Requisitos básicos do Power BI e os tipos de opções existentes.
- Conhecendo as ferramentas e os recursos.
- As diferenças entre elaborar painéis no Power BI e no Excel.
O PRIMEIRO PASSO – IMPORTAR E AJUSTAR OS DADOS
- As opções de importação: Excel, Google Sheets, TXT, CSV, etc.
- Importação de arquivos e importação de pastas do Windows
- As melhores práticas no momento da importação dos dados.
- Formatando e ajustando os dados que serão exibidos no relatório.
- Categorizando campos para utilizá-los em mapas e gráficos.
ORGANIZANDO E TRATANDO AS TABELAS NO POWER QUERY
- Convertendo valores de texto em datas quando necessário.
- Mesclando tabelas para facilitar e organizar os dados importados.
- Agrupando registros de diferentes fontes em uma só tabela.
- Substituído e transformando colunas em linhas para possibilitar o uso dos dados.
- Outros recursos úteis do Power Query para transformar e organizar os dados.
RELACIONAMENTO ENTRE AS TABELAS IMPORTADAS
- Conceito de Tabela Fato e Tabela Dimensão.
- Escolhendo o campos e o tipo de relacionamento que será aplicado.
- Criando os relacionamentos entre as tabelas.
UTILIZANDO “FUNÇÕES DAX” PARA CAMPOS CALCULADOS
- Adicionando novas colunas e campos calculados com fórmulas.
- Fazendo operações de soma, subtração, multiplicação entre as colunas da tabela.
- Utilizando funções básicas como: MONTH, YEAR, FORMAT, YEARFRAC, SUM, AVERAGE, COUNT, MAX, MIN, LOWER, UPPER, etc.
- Utilizando funções intermediárias como: CALCULATE, ALL, ALLSELECT, FILTER, IF, SUMX, COUNTX, AVERAGEX, RELATED, DISTINCT, DATESBETWEEN, DATEADD, RELATEDTABLE, SELECTEDVALUE, etc.
GERANDO MEDIDAS PARA APERFEIÇOAR OS PAINEIS
- O que são Medidas e para que servem.
- Diferença entre Medidas e Campos Calculados.
- Criando novas medidas e aplicando em elementos visuais.
- Medidas para cálculos de percentual acumulado.
- Medidas de variação percentual mensal e/ou anual.
CRIANDO CALENDÁRIO DE INTELIGÊNCIA TEMPORAL COM DAX
- As vantagens de utilizar a tabela calendário.
- Criando uma tabela de calendário virtual para segmentar melhor seus relatórios.
- Criando um arquivo modelo com calendário para novos projetos.
CONSTRUINDO O PAINEL DE INDICADORES
- Conhecendo as características dos elementos visuais do Power BI
- Utilizando tabelas e matrizes de dados.
- Adicionando gráficos de colunas, pizza, etc.
- Adicionado as opções de Segmentação de dados.
- Uso de filtros de página e filtros de relatórios.
- Uso de indicadores para automatizar ações nos paineis.
- Como ativar e desativar as interações entre os elementos visuais.
- Outras opções de personalizão do painel.
TRABALHANDO COM HIERARQUIA DE DADOS
- Detalhando informações com o conceito de hierarquia de dados.
- Fazendo drill down e drill up.
- Aplicando Drill-through de página para melhorar o detalhamento.
PUBLICANDO E DISPONIBILIZANDO OS PAINEIS PARA ACESSO
- As opções de publicação dos paineis.
- Gerando o link de publicação do painel na Web.
- As principais configurações e ajustes para publicação final do painel.
- Convertendo o painel em arquivo PDF ou em Slides no Power Point.