Desenvolvimento da Competência em Liderança - DF
APRESENTAÇÃO
Liderança não é uma habilidade nata, é uma capacidade que pode ser ensinada, pois é inerente a todos os seres humanos. Seus conceitos podem ser estudados, transmitidos e compreendidos. Ambientes que promovam questionamentos, argumentações, criatividade, curiosidade estimulam o desenvolvimento dessa capacidade.
O curso, utilizando uma metodologia moderna de aprendizagem vivencial, por meio de dinâmicas e ferramentas práticas, propiciará o exercício inovador da liderança, aperfeiçoamento da comunicação e, com isso, obter o engajamento da equipe para transformar ideias em ação com foco em resultados.
Partindo do autoconhecimento e da expansão da perspectiva da liderança, estimulará o líder para que conheça seu perfil de liderança, fortalezas e pontos de atenção e passe a valorizar seu papel como gestor; para então, focar em táticas para obter o melhor desempenho da equipe. O líder será estimulado a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento a comunicação e os desafios como fatores de mobilização.
A QUEM SE DESTINA
O curso é destinado aos profissionais que atuam como líderes, gestores, colaboradores e servidores das organizações empresariais e públicas, que queiram ampliar seu conhecimento para atuar de forma mais efetiva, gerenciar equipes e administrar negócios ou áreas estratégicas. Também àqueles que não atuam diretamente na área, mas que estejam interessados em agregar novos conhecimentos e aprendizado acerca dos temas relacionados.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Exercício inovador da liderança, com ênfase em práticas mais humanizadas da gestão.
- Gestão e liderança de pessoas, considerando uma visão sistêmica e global, os aspectos psicossociais e econômicos que impactam nas atividades a serem desenvolvidas no posto de trabalho.
- Aprimoramento das atividades gerenciais em contextos reais e aplicados no ambiente de trabalho.
- Melhoria da qualidade de comunicação com vistas à construção e consolidação de ambiente propício à confiança e persuasão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceitos:
- Evolução do conceito de liderança;
- Diferença entre gestão e liderança.
- Competências requeridas pela liderança.
- Liderança e poder
- Liderança e comunicação:
- Competências conversacionais;
- Comunicação interpessoal.
- Estilos de liderança e seus impactos nas equipes de trabalho:
- Diferentes formas de liderar e inspirar pessoas;
- Relacionamento humano e liderança.
- Construindo equipes eficazes.
METODOLOGIA
Os conteúdos serão trabalhados dentro de uma abordagem teórico-prática, aplicando-se estratégias de ensino-aprendizagem construtivistas e que estimulem a troca de experiências e a construção de um conhecimento coletivo, dentro de uma visão holística do saber, ser e fazer.