Liderança e Gestão de Equipes de Projetos Em conformidade com a abordagem do PMBOK sobre Recursos Humanos
APRESENTAÇÃO
Este curso tem como objetivo desenvolver nos participantes as habilidades comportamentais necessárias à gestão de projetos. O programa apresenta conceitos teóricos sobre aspectos comportamentais do gerenciamento de projetos e mostra, através de exercícios práticos, como colocá-los em prática.
EMENTA
A liderança e seu papel estratégico na gestão de projetos ▪ As pessoas como elementos fundamentais em um projeto ▪ Definição de funções e responsabilidades dos componentes de um projeto ▪ O planejamento e a formação de equipes de projetos – critérios ▪ A formação de equipes ▪ O desenvolvimento da equipe do projeto ▪ Monitoração do desempenho da equipe.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
■ Pessoas como elemento fundamental em um projeto. Definição de funções e responsabilidades dos componentes de um projeto.
■ O Desafio da liderança. Liderança e seu papel estratégico na gestão de projetos.
■ Grid gerencial de Blake e Mouton. Liderança: um teste.
■ Uma abordagem situacional ao gerenciamento de pessoas.
■ Grupos x Equipes. O processo de seleção e formação de equipes em projetos.
■ Papéis na equipe: Belbin e os oito perfis. Desenvolvimento da equipe do projeto.
■ O processo de comunicação sob a ótica comportamental.
■ Características de um negociador de sucesso em projetos. Janela de Johari e conflitos.
■ Monitoramento. Reuniões em projetos.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada será de exposição dialogada, debates, estudo de caso. Criam-se situações onde os participantes absorverão o aprendizado e exercitarão o conteúdo de uma forma participativa e dinâmica.
Serão utilizados exercícios práticos, trabalhos em grupo e vivências, que ajudarão os participantes a compreender e pôr em prática os conceitos aprendidos.