Dados
DURAÇÃO 24 horas

APRESENTAÇÃO

Este curso tem como objetivo desenvolver nos participantes as habilidades comportamentais necessárias à gestão de projetos. O programa apresenta conceitos teóricos sobre aspectos comportamentais do gerenciamento de projetos e mostra, através de exercícios práticos, como colocá-los em prática.


EMENTA

A liderança e seu papel estratégico na gestão de projetos ▪ As pessoas como elementos fundamentais em um projeto ▪ Definição de funções e responsabilidades dos componentes de um projeto ▪ O planejamento e a formação de equipes de projetos – critérios ▪ A formação de equipes ▪ O desenvolvimento da equipe do projeto ▪ Monitoração do desempenho da equipe.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

■     Pessoas como elemento fundamental em um projeto. Definição de funções e responsabilidades dos componentes de um projeto.

■     O Desafio da liderança. Liderança e seu papel estratégico na gestão de projetos.

■     Grid gerencial de Blake e Mouton. Liderança: um teste.

■     Uma abordagem situacional ao gerenciamento de pessoas.

■     Grupos x Equipes. O processo de seleção e formação de equipes em projetos.

■     Papéis na equipe: Belbin e os oito perfis. Desenvolvimento da equipe do projeto.

■     O processo de comunicação sob a ótica comportamental.

■     Características de um negociador de sucesso em projetos. Janela de Johari e conflitos.

■     Monitoramento. Reuniões em projetos.
 


METODOLOGIA

A metodologia utilizada será de exposição dialogada, debates, estudo de caso. Criam-se situações onde os participantes absorverão o aprendizado e exercitarão o conteúdo de uma forma participativa e dinâmica.

Serão utilizados exercícios práticos, trabalhos em grupo e vivências, que ajudarão os participantes a compreender e pôr em prática os conceitos aprendidos. 


ColorBox demo