Gestão de Conflitos nas Organizações Como beneficiar-se dos conflitos e minimizar prejuízos para a organização
Há muitos exemplos típicos, nos negócios, na vida em família e na sociedade, de como o conflito é mal interpretado e como a visão negativista sobre ele obstrui a habilidade de resolver efetivamente as diferenças. Na verdade, o conflito é algo complexo e obscuro para quem está diretamente vivendo os seus efeitos. Nas empresas, o conflito aparece como o lado sombrio da alma humana e, raramente, as pessoas se beneficiam a partir dele.
No mundo dos negócios, o conflito é um dos fatores de maior peso nos chamados custos invisíveis das organizações, pois vai corroendo as relações e prejudicando as possibilidades de alto nível de produtividade e rentabilidade decorrentes da sinergia das interações humanas. Extrair benefícios dos conflitos é ainda um grande desafio para as organizações e, em especial, para os líderes preocupados com o equilíbrio do tripé da competitividade: resultados x satisfação das pessoas x inovação.
A QUEM SE DESTINA
Gerentes e líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Os participantes deste treinamento estarão habilitados a perceber o lado positivo dos conflitos e da tensão criativa por eles gerada, para:
- escolher o estilo adequado de manejo de conflitos;
- desenvolver atitudes e habilidades eficazes para lidar com conflitos, beneficiando a si mesmos e à organização;
- identificar a causa do conflito e os comportamentos a serem adotados de forma prática e vivencial;
- identificar seus estilos de manejo preferidos, de forma a analisar criticamente a sua adequação às diversas situações que enfrenta no dia a dia;
- promover mais rendimento, produtividade e qualidade de vida na busca de resultados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Visão tradicional e visão contemporânea do conflito: mudança do significado dos conflitos frente às mudanças organizacionais; como o erro é tratado hoje pelas organizações modernas; os estilos de liderança e poder na administração de conflitos.
- Causas e naturezas dos conflitos: identificação da origem do conflito e de seu caráter sistêmico no contexto organizacional; reconhecimento da natureza ou origem do conflito e do grau de dificuldade respectivo.
- Tipos de conflitos: classificação dos conflitos quanto ao número de agentes envolvidos e do grau de dificuldade para o seu enfrentamento.
- Evolução e graus do conflito: o caráter do conflito como um processo evolutivo destrutivo quando não tratado; apresentação do modelo de nove graus ou níveis de desenvolvimento de um conflito; limitação do gestor em administrar versus o grau do conflito.
- Poder e solução de conflitos: como solucionar conflitos, dependendo da causa e do nível de envolvimento do gestor.
- Habilidades comportamentais requeridas no manejo de conflitos: o uso da inteligência emocional para lidar com conflitos.
- Estilos de manejo de conflitos: os cinco padrões ou estratégias de lidar com os conflitos; caracterização, vantagens de utilização de cada um deles e critérios de escolha de uma determinada estratégia.
- Abordagens para gerenciar as tensões e conflitos nas equipes de trabalho: aplicação em casos simulados e reais.
- Conhecendo do estilo pessoal de manejo de conflitos: aplicação do instrumento de Thomas-Kilmann.
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Como plataforma de interação online será utilizada a plataforma o o Zoom, que permite ampla comunicação entre participantes e facilitador.
MATERIAIS DIDÁTICOS
Serão fornecidos aos participantes:apostila em PDF, slides de apresentação em PDF, bibliografia e links pertinentes ao tema.
REFERENCIAIS TEÓRICOS
Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: modelos de aprendizagem organizacional de Peter Senge, contextualização de organizações modernas de Steven Covey, Peter Drucker; aspectos de psicologia organizacional dos autores Silvia Vergara, Robbins & Finley, Edgar Schein, Chris Argyris e conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman. Como abordagem de administração de conflitos são adotados os referencias de Moscovici, Minicucci, Glasl, Weeks e Sparks. Como base instrumental são adotados os conceitos de Thomas – Kilmann (avaliação do estilo de manejo de conflitos).