Dados
DURAÇÃO 12 horas
APRESENTAÇÃO

Reconhecer os bons desempenhos e corrigir os desempenhos inadequados é uma das principais atribuições de um gestor. Na maioria das pesquisas de clima, os trabalhadores apontam que não recebem feedback suficiente.  As empresas perdem muitos talentos que não foram desenvolvidos por falta de feedback ou porque receberam feedbacks inadequados ou injustos.

A maioria dos profissionais tem dificuldade para reconhecer os próprios erros, em contrapartida, outras pessoas, bem competentes, são inseguras com relação ao próprio valor.  Nos dois casos o feedback é necessário. O gestor precisa informar à sua equipe onde estão falhando, para que possam corrigir-se, e onde estão superando as expectativas, para aumentar sua autoconfiança.

O feedback é importante para promover o desenvolvimento da equipe, mas tanto o elogio, quanto a crítica devem ser aplicados com cuidado para não desmotivar os profissionais. Em nosso programa apresentamos formas de utilizar o feedback com respeito e empatia.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais responsáveis pela gestão de pessoas: encarregados, líderes, supervisores, gerentes, coordenadores, diretores etc.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES            

  • Utilização de técnicas de comunicação que facilitam a aplicação do feedback.
  • Conscientização das condições necessárias para a prática de feedback, com justiça e empatia.

  • Utilização de conversas de feedback one-on-one, para ter um follow up constante das atividades em desenvolvimento, engajar as pessoas e fortalecer a relação com o time.

  • Utilização do feedback de reconhecimento, visando o aumento da autoconfiança e um maior comprometimento com o trabalho.

  • Utilização de diferentes modelos de feedback corretivo para serem aplicados de acordo com as características da pessoa e com a situação.

  • Conscientização dos liderados da importância do feedback para seu desenvolvimento e melhoria na carreira.

  • Elaboração de plano de desenvolvimento, quando necessário.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

RECURSOS DA COMUNICAÇÃO APLICADOS AO FEEDBACK

  • Percepção corporal dos interlocutores;
  • Escolha de gestos e posturas favoráveis;
  • Tom de voz: cuidados com a maneira de falar;
  • Substituição de expressões negativas por outras positivas e persuasivas;
  • Transmissão de informações com clareza e objetividade.
  • Assertividade: transmitir segurança, objetividade, autorrespeito e respeito pelo outro;
  • Fidelidade aos fatos: aumentando a credibilidade das informações;
  • Rapport: adequação ao ouvinte;
  • Saber escutar; 
  • Perguntas poderosas para identificar necessidades e esclarecer dúvidas.

FEEDBACK: Conversando sobre os comportamentos

O processo de feedback:

  • O que é feedback;
  • Indicadores de problemas de desempenho e de comportamento;
  • Informar desempenho e comportamento desejado;
  • Feedback diário x e Feedback da Avaliação de Desempenho;
  • Benefícios do feedback.

Tipos de feedback:

  • Conversas de feedback one-on-one:
    • Benefícios para o líder e para os liderados;
    • Frequência, local, duração, pauta, papéis;
    • Como fazer: roteiro.
  • Feedback de reconhecimento:
    • Tipos de feedback de reconhecimento;
    • Identificar e valorizar os pontos fortes;
    • Cuidados para não desvalorizar o reconhecimento;
    • Passos para o feedback de reconhecimento
    • Encorajamento x Elogio.

Feedback corretivo ou de aprimoramento:

  • Dificuldades para dar feedback corretivo.
  • Indicadores de problemas de desempenho e de comportamento;
  • Critérios para um feedback de aprimoramento;
  • Aplicações de feedback de aprimoramento, de acordo com a situação;
  • Planejando uma sessão de feedback de aprimoramento. 

Como lidar com pessoas resistentes à crítica

  • Não existe fracasso, apenas resultado;
  • Separe a pessoa do comportamento;
  • Veja o feedback em "tamanho real";
  • Atitudes ao receber feedback.

Plano de desenvolvimento do colaborador

  • No caso de feedback de reconhecimento.
  • No caso de feedback de aprimoramento

METODOLOGIA

Atividades de interação durante as aulas on-line, com participação dos alunos, esclarecimento de dúvidas, discussão de filmes, exercícios individuais e em grupos, permitindo mais dinamismo e maior potencial de retenção do conteúdo.


Professora // ELIZABETH VALERIANO

MBA em Qualidade e Produtividade, pela UFF–RJ, com Especialização em Desenvolvimento de RH pela FGV/RJ e Pós-graduação em Filosofia, pela UGF-RJ. Formação em Letras pela UGF-RJ.

Certificada Internacionalmente em Coaching, pela Integrated Coaching Institute e pela Lambent do Brasil. Qualificada para aplicação e interpretação do MBTI. Formação em Psicodrama Organizacional e Arteterapia, Practitioner em Programação Neurolinguística.

Consultora especializada em programas de desenvolvimento gerencial como: liderança,  comunicação interpessoal, comunicação e feedback gerencial, líder coach, gestão de conflitos, gestão do tempo, desenvolvimento de supervisores; e em programas para todos os níveis da organização, como: desenvolvimento de equipes, comunicação, relacionamento, inteligência emocional e atendimento a clientes.

Desenvolveu programas de treinamento para inúmeras organizações, entre elas: VALE, TRT-AL, TSE, TRE-RJ, CENIBRA, FIOCRUZ, CORREIOS, ELETRONUCLEAR, CNC, SESC-DN, SENAC-DN, PETROBRAS, PREVI, SUBSEA7, BADESC, BANDES, entre outras.

Mais de vinte anos de atuação em RH, com sólida experiência em atividades de desenvolvimento de pessoas.

Professora do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “A Aplicação da Inteligência Emocional no Trabalho”; “As Competências do Profissional de Secretariado/Assistentes”; “Comunicação e Feedback Gerencial”; “Desenvolvimento da Competência Interpessoal”; “Excelência no Atendimento a Clientes”.


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