Dados
DURAÇÃO 12 horas
APRESENTAÇÃO

A observação prática mostra que as avaliações de desempenho, frequentemente, limitam-se ao “preenchimento de formulários” sem dar o devido peso a uma análise acurada dos resultados obtidos em conjunto com o desenvolvimento técnico e comportamental do profissional avaliado. Ou seja, em grande parte dos casos as empresas ainda seguem modelos antigos de avaliação de desempenho, ao avaliar apenas resultados, ou demonstram dificuldades na sua aplicação.

As perguntas que normalmente surgem nessas organizações são: é possível reunir, em uma mesma metodologia os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Há uma maneira de medir as competências? Pode-se utilizar competências para medir desempenho?

O programa aqui exposto pretende discutir essas questões e apresentar aos participantes as melhores práticas de gestão de desempenho por competências já em utilização em diversas empresas privadas e órgãos do serviço público. Este treinamento aborda aspectos metodológicos e práticos da implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (Metodologia ADC) que, ao trabalhar com duas dimensões, Competências e Resultados, visa atender tanto às necessidades da instituição quanto aos interesses profissionais dos avaliados, uma vez que considera aspectos do desenvolvimento profissional dos envolvidos no processo.

A ADC é um subsistema de um sistema mais abrangente, o Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGC), que pretende provocar uma mudança de orientação na organização: da antiga “função RH”, baseada principalmente em tarefas e controles (sustentada pelo antigo modelo de Departamento de Pessoal, o “DP” das administrações tradicionais), para uma atuação sistêmica que privilegie o desenvolvimento profissional das pessoas. Essa nova orientação considera que as pessoas não são meros recursos (humanos) da instituição, mas sim elementos impulsionadores da inteligência organizacional.

A metodologia ADC parte da comparação das competências requeridas (necessárias ao bom desempenho de um determinado conjunto de processos de trabalho), registradas nas Matrizes de Competências (MDC), com as evidenciadas (apresentadas pelos responsáveis), a fim de gerar a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas mas não desenvolvidas. Em outra frente, a comparação entre o resultado esperado e o resultado medidomostra realizações superiores ou inferiores ao requerido.

A análise das competências (análise qualitativa) e dos resultados (análise quantitativa) dos profissionais, evidencia insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades, para orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional por Competências (PDC) (individuais, setoriais e institucionais) mais ajustados às necessidades organizacionais e aos interesses dos profissionais. O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos (BDT), possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho.


OBJETIVOS

Este treinamento tem por objetivo orientar os participantes quanto à implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências em suas organizações ao abordar como:

  • definir os requisitos de competências e realizar o Mapeamento de Competências;
  • definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados);
  • realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências;
  • elaborar os Planos de Ação decorrentes.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é de exposição on line ao vivo, ou presencial, discussão de casos reais e exercícios práticos com base na realidade dos participantes.

É enfatizado o aspecto prático dos temas trabalhados.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais de gestão de pessoas e gestores.


CARGA HORÁRIA

Este treinamento pode ser ministrado em quatro modalidades:

  1. Treinamento on line ao vivo: 12 horas divididas em quatro segmentos de 3h cada, em 4 dias;
  2. Treinamento presencial: 16 horas em dois dias seguidos;
  3. Curso: 24 horas em três dias; ou
  4. Workshop in company: de acordo com a customização realizada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – On Line

1º. Dia:

Introdução:

  • Tendências em Gestão de Pessoas e o panorama da Avaliação de Desempenho;
  • O que é a Avaliação de Desempenho por Competências (ADC).
  1. Gestão de Pessoas e a Estratégia Organizacional:
  • Estratégia organizacional e o processo estratégico;
  • Uma Política de Gestão de Pessoas.
  1. PLANEJAMENTO E CONTROLE EM GESTÃO DE PESSOAS – a dimensão quantitativa:
  • Planejamento e controle;
  • Gestão de processos de trabalho e gestão de pessoas;
  • Indicadores de resultados como instrumentos de medição em gestão de pessoas;
  • O estabelecimento de metas em processos de avaliação de desempenho.

2º. Dia:

  1. SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC) – a dimensão qualitativa:
  • O que é competência e sua tipologia;
  • Os subsistemas do SGC.
  1. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS:
  • O que é a Matriz de Competências;
  • Estabelecimento das competências requeridas;
  • Evidenciamento de competências em ambiente híbrido.

3º. Dia:

  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS (ADC):
  • O que é a ADC;
  • Modelo de estruturação dos indicadores;
  • As quatro etapas do processo ADC em ambiente híbrido:
    • o acordo de desempenho;
    • a reunião de avaliação;
    • o monitoramento do desempenho;
    • a possibilidade de discordância – os comitês de calibragem.
  • Um caso real;
  • Lições aprendidas na prática.

4º. Dia

  1. BANCO DE TALENTOS:
  • O que é o Banco de Talentos;
  • Escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
  • Matriz de Desenvolvimento Profissional.
  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS (R&SC):
  • Recrutamento e seleção internos como ferramenta de desenvolvimento profissional;
  • Com perceber comportamentos na prática?
  1. PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)
  • O que é o PDC e a matriz de desenvolvimento;
  • Lições aprendidas na prática do serviço público.

Curriculum resumido de André Freitas

Consultor em Gestão Empresarial, com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão de Processos de Trabalho, e projetos de reestruturação organizacional. Pós em Marketing pela ESPM/RJ e formação em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo ILACE/SP, além de Engenheiro (UNITAU/SP).

Professor da FGV Management e da FGV Direito. Foi professor do IBMEC, da UFF e da ESPM/RJ. Atuou como consultor da FGV Projetos e foi executivo da Coopers & Lybrand Consultores (atualmente PWC) onde implementou a consultoria em gestão empresarial no escritório do Rio de Janeiro. Exerceu cargos de gestão em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.

Coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro”, pela FGV/RJ.

Professor do IDEMP Educação Corporativa.


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