Agente Público e a Comissão de Contratação Compreendendo as principais responsabilidades, conhecimentos e desafios impostos aos agentes públicos para a segura condução do procedimento licitatório de acordo com a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21)
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Duração | Horário | Professor (a) |
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12 horas | 15h00min às 18h00min | Fabrizio de Queiroz Araújo |
APRESENTAÇÃO
A necessidade de compreender as principais responsabilidades, conhecimentos e desafios impostos aos agentes públicos para a segura condução do procedimento licitatório a partir das alterações e novidades introduzidas pela Lei 14.133/21, apresenta-se como o principal objetivo deste treinamento.
Os princípios insculpidos na Lei 14.133/21 apresentam claramente a necessidade fundamental de planejamento e domínio do processo de tomada de decisão em um procedimento licitatório e, ainda, da plena observância do princípio da segregação de funções, sendo vedada a designação do mesmo agente público para atuação simultânea em funções mais suscetíveis a riscos, de modo a reduzir a possibilidade de ocultação de erros e de ocorrência de fraudes na respectiva contratação.
Importante ressaltar que o curso é destinado ao aprofundamento de conhecimentos dos profissionais que atuem como agente ou membro de comissão de contratação, inclusive aqueles que já possuam certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público, especialmente em decorrência dos grandes desafios apresentados pela nova lei de licitações e a exigência de que a licitação seja conduzida por agente de contratação, pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública.
A QUEM SE DESTINA
- Profissionais que atuem como agente ou membro de comissão de contratação, inclusive aqueles que já possuam certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público, e que necessitam obter conhecimentos mais profundos para atuação segura na condução do procedimento licitatório.
- Profissionais que desejem obter maiores conhecimentos sobre as diretrizes e encadeamento do processo licitatório, a partir das inovações introduzidas recentemente.
- Gerentes, analistas e técnicos das áreas de compras e suprimentos, licitações, planejamento, finanças, orçamento, jurídico, auditoria, almoxarifado, controle interno e outras que se interligam às compras, licitações e contratações.
- Gestores de contratos pertencentes à Administração Pública direta ou indireta, no âmbito da esfera federal, estadual ou municipal.
- Membros de empresas que participam de licitações perante o setor público que desejem adequar-se aos novos preceitos e exigências dispostos nos editais de licitação e contratos administrativos.
OBJETIVOS
- Abordar a Lei 14.133/21 e os principais instrumentos normativos sobre licitações e contratações, sob o enfoque das responsabilidades, conhecimentos e desafios impostos aos agentes públicos para a segura condução do procedimento licitatório.
- Promover a discussão e análise sobre o encadeamento do procedimento licitatório, as modalidades licitatórias, o rito da sessão pública, o julgamento das propostas e os principais conceitos apresentados pela Nova Lei de Licitações.
- Dotar os participantes de uma visão sistêmica a respeito da condução do procedimento licitatório de modo a prepará-los para aplicar de forma segura o novo regime das contratações públicas.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Instrumentalização para a efetiva e segura condução do procedimento licitatório e adoção de boas práticas no planejamento das compras e contratações públicas, balizando-se pelos princípios insculpidos na Nova Lei de Licitações.
- Capacitação para o desenvolvimento de novos agentes de mudança organizacional, a partir de uma perspectiva de foco na responsabilidade primordial da Administração Pública de promover licitações e contratações socialmente responsáveis, eficazes e alinhadas à tendência mundial de valorização da sustentabilidade e correto uso de recursos naturais e públicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- o âmbito de aplicação da Lei 14.133/21;
- os princípios, definições e principais conceitos trazidos pelo novo regime de licitações e contratações públicas que os agentes e comissões de contratação necessitam conhecer;
- a figura do agente de contratação e da comissão de contratação: suas principais responsabilidades, os requisitos necessários e as atribuições dos agentes públicos incumbidos;
- as vedações impostas aos agentes públicos designados para atuar na área de licitações e contratos;
- o processo licitatório: objetivos, vedações, fases e formas;
- a fase preparatória da licitação de acordo com a nova lei de licitações;
- as modalidades de licitação: principais inovações, alterações e reflexos a serem observados pelos agentes e comissões de contratação;
- os critérios de julgamento das propostas e suas principais considerações;
- a divulgação do edital de licitação: publicidade, forma e canais de divulgação;
- a apresentação das propostas e lances de acordo com a nova lei de licitações;
- o julgamento das propostas durante o procedimento licitatório;
- a etapa de habilitação a ser conduzida pelo agente/comissão de contratação;
- o encerramento do procedimento licitatório;
- os instrumentos e procedimentos auxiliares;
- análise de editais de licitações.
METODOLOGIA
Exposição dialogada, debates e análise de casos concretos em grupo.
CARGA HORÁRIA
O curso terá a duração de 08 (oito) horas, em 4 dias, 2 horas/dia.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos materiais didáticos e certificado.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)
Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.
Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento.
Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
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Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL