Quantas vezes nos surpreendemos ao saber que determinada empresa está à beira da concordata?  O que faz com que idéias talentosas não vinguem ou que experiências de sucesso demonstrem fadiga? Algumas questões são intrigantes.

Uma é a incapacidade de o empreendedor perceber quando o jogo mudou. Geralmente, demandas de mudança vêm do mercado, dos concorrentes, das novas tecnologias disponíveis e de outros fatores externos.

Outra é conseguir entender como e onde tais fatores impactam sua própria organização.

Um terceiro problema vem da incapacidade de o empreendedor movimentar com destreza as diferentes peças de seu próprio jogo de xadrez. Neste caso, o problema está dentro de casa: avaliações de curto prazo desfocadas, concentração no problema errado, investimento no produto do coração, condescendência com o recurso humano incompetente, insistência num modelo gerencial desgastado e, acima de tudo, o compromisso com o passado.

O que temos aí em comum? Com certeza, a demora em perceber que as organizações modernas são cada vez mais complexas. Problemas complexos exigem diagnóstico específico e soluções integradas. Nisso, o consultor pode ajudar. Quanto maior a insistência em saídas simplistas, mais rápido é o caminho para a crise. 

De certa maneira, as empresas são como as pessoas: funcionam a partir de três sistemas: ósseo (estrutura), muscular (articulações) e nervoso (comportamentos). Somente uma atenção concentrada simultaneamente nos três é que fará com que o sistema total tenha saúde. Muitas organizações morrem esperando que um deles resolva tudo, ou que o médico milagroso venha salvá-la ou ainda tomando o remédio caseiro errado.


* Luiz Augusto M. da Costa Leite - CMC, HRMP. Diretor da Change Consultoria de Organização, Membro do Advisory Board do WIAL – World Institute For Action Learning. Presidente do WIAL Brasil (World Institute for Action Learning). CMC - Certified Management Consultant, conferido pelo ICMCI (International Council of Management Consulting Institutes), no Brasil representado pelo IBCO (Instituto Brasileiro de Consultores de Organização). HRMP – Human Resource Management Professional, concedido pelo HRCI – Human Resource Certification Institute. 

Consultor do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial.