Access Essencial
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Duração | Horário | Professor (a) |
---|---|---|
15 horas | 14h00min às 17h00min | Marcelo Venske |
APRESENTAÇÃO
Treinamento para quem possui pouca ou nenhuma experiência em banco de dados Access. O objetivo do treinamento é proporcionar conhecimentos que permitam ao participante construir e configurar seu próprio arquivo de banco de dados ou gerenciar e aperfeiçoar arquivos já existentes.
O participante irá aprender a criar e configurar corretamente tabelas; gerar consultas com critérios; criar campos calculados e aplicar somatórios por grupos. Aprenderá importar, exportar ou vincular tabelas do Access com planilhas do Excel; adicionar chave primária e criar relacionamentos entre as tabelas existentes; construir telas no estilo de sistemas para pesquisas e para melhor interação com o usuário; também aprenderá a moldar relatórios detalhados que facilitem a leitura e a distribuição das informações.
O treinamento é inteiramente prático, com exercícios durante todo o curso e ao final, para fixar a aprendizagem, será elaborado com auxilio de professor um banco de dados completo com todos os tópicos apresentados.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de qualquer área que desejam utilizar o Aplicativo Access para armazenar e organizar registros, criar consultas parametrizadas e trabalhar em sintonia entre tabelas Access e planilhas Excel.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Trabalhar com grande volume de dados de forma segura.
- Compreender os recursos e as facilidades do uso de um banco de dados relacional.
- Criar consultas para gerar informações de diversas formas e fontes de dados.
- Criar o próprio banco de dados ou gerenciar um arquivo já existente.
- Trabalhar com banco de dados Access e planilhas Excel em sintonia, importando e exportando dados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• CONCEITO DE BANCO DE DADOS
- O que é um banco de dados e seus componentes.
- Como funciona a estrutura de uma tabela no Access.
- Navegando em um banco de dados existente.
• CONSTRUINDO UM NOVO BANCO DE DADOS
- Criando um arquivo e gerando as tabelas.
- As diferentes opções de criar tabelas no Access.
- Gerando e configurando os campos da tabela.
- Criando regras de validação de registros.
- Impedindo a duplicação de registro.
- Organizando os dados através de classificação e filtros.
- Utilizando o conceito de campo de chave primária.
- Dicas importantes para definição das tabelas e campos.
• OBTENDO INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE CONSULTAS DO ACCESS
- O que são consultas e suas vantagens.
- As várias opções de critérios para as consulta.
- Criando consulta com referência cruzada.
- Criando consulta com campos calculados.
- Criando consulta com campos agrupados.
- Criando consulta para localizar registros duplicados.
- Criando critérios com parâmetros.
• UTILIZANDO O CONSTRUTOR DE EXPRESSÃO
- Aprendendo utilizar o Construtor de Expressão do Access.
- Criando Fórmulas e Campos Calculados pelo Construtor de Expressão.
• IMPORTANDO E VINCULANDO PLANILHAS EXCEL COM TABELAS EXCEL
- Importando registros de planilhas do Excel para o Access.
- Os cuidados no momento da importação.
- As diferenças entre dados importados e dados vinculados.
- Exportando registros de uma tabela.
- Exportando uma consulta para um documento Word.
• UTILIZANDO CONSULTAS DO TIPO AÇÃO
- As diferenças entre Consultas Seleção e Consultas Ação.
- Consulta para alterar e atualizar os valores da tabela base.
- Consulta para acrescentar registros de base para outra.
- Consulta para transferir e excluir registros.
- Consulta para extrair dados e gerar Backup.
- Diversas dicas para gerar as consultas ação de forma inteligente.
• RELACIONAMENTO ENTRE TABELAS
- A importância do relacionamento entre tabelas.
- Os diferentes tipos de relacionamentos existentes.
- Criando relacionamento com Integridade Referencial.
- Desenhando e configurando os relacionamentos.
- Escolhendo o melhor tipo de relacionamento para cada consulta.
• CRIANDO E UTILIZANDO AS TELAS DE FORMULÁRIO
- O que são formulário.
- Associando um formulário a uma tabela ou consulta.
- Editando o formulário pelo Modo Design.
- Formulário para inserir e consultar registros.
- Tornando o formulário para apenas consulta e evitando edição de dados.
- Adicionando botões de ação no formulário.
• RELATÓRIOS PARA IMPRESSÃO
- Gerando um relatório para impressão.
- Criando relatórios com paramentos de dados.
- Definido cabeçalhos e quebras de páginas.
• OUTROS ASSUNTOS QUE SERÃO VISTOS
- Configurando um formulário de inicialização.
- Ocultando os objetos: tabelas e consulta para proteger alterações de seu sistema.
- Protegendo o arquivo com senha de acesso.
• CASO PRÁTICO
Durante o treinamento serão geradas tabelas e criadas diversas consultas, formulários e relatórios. No final do treinamento será elaborado um banco de dados completo, aplicando os conceitos apresentados.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL