Negociação no Ambiente de Trabalho
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Duração | Horário | Professor (a) |
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16 horas | 08h30min às 17h30min | José Augusto Wanderley |
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APRESENTAÇÃO
Estamos na era do conhecimento e a negociação é uma competência fundamental, isto porque passamos grande parte do nosso tampo negociando.
As negociações no ambiente de trabalho podem ser interpessoais, intraequipes, interequipes e interdepartamentais. Caso não haja boas negociações, interesses localizados poderão prevalecer sobre os interesses maiores da organização.
Quando se pensa em negociação no ambiente de trabalho, surgem três pontos fundamentais: a questão da sinergia, da cultura organizacional e o problema dos conflitos e como administrá-los de forma efetiva.
Não pode haver sinergia caso as negociações internas não sejam feitas com base numa metodologia que leve à cooperação e ao Ganha/Ganha, que é a negociação com base na solução de problemas. Outras metodologias levam ao Ganha/Perde e ao Perde/Perde. Por outro lado, é preciso que haja uma cultura organizacional em que um dos pontos fundamentais seja esta metodologia de negociação. Finalmente, os conflitos, quando bem resolvidos através das negociações com base na solução de problemas, geram criatividade e crescimento. Mas conflitos resolvidos por meio da negociação com base na barganha de propostas geram estresse, perda de foco e soluções de pior qualidade.
Conhecer os fundamentos da negociação e a forma correta de aplicá-los em cada situação e contexto é uma competência indispensável para quem visa a resultados de qualidade superior, sobretudo do trabalhador do conhecimento.
A QUEM SE DESTINA
Executivos, gerentes e todos que queiram compreender os fundamentos da liderança efetiva, ou seja, focada em melhores soluções no ambiente de trabalho.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conscientização da função da negociação para se chegar a resultados e soluções de melhor qualidade e comprometimento.
- Desenvolvimento de atitudes positivas para trabalhar diversidades, antagonismos e gerar confiança e cooperação.
- Compreensão do processo de negociação e a sua importância para uma administração efetiva da organização e para o pleno exercício da liderança.
- Conscientização a respeito dos níveis de dificuldades e suas consequências para a organização e para a efetividade no trabalho.
- Identificação e utilização de instrumentos para administração e solução de conflitos com base na Negociação.
- Desenvolvimento de competências para realizar as negociações no ambiente de trabalho e para administrar e solucionar conflitos de forma efetiva e criativa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- As negociações no ambiente de trabalho. Negociações interpessoais, intraequipes, interequipes e intra e interdepartamentais;
- Identificando as crenças e os valores da empresa;
- Compreendendo os climas organizacionais: apoio e construtivo, neutro e defensivo;
- As negociações internas e as negociações externas. Entendendo semelhanças, diferenças e mecanismos;
- A importância da negociação para a construção de um clima construtivo;
- As duas formas de se conduzir uma negociação: Barganha de Propostas e Solução de Problemas. Quando e como negociar de uma ou outra forma e as consequências da escolha equivocada;
- As atitudes mentais dos negociadores. A importância da atitude Ganha/Ganha;
- Como obter qualidade de resultado mantendo a excelência de relacionamento;
- Os caminhos que levam ao Ganha/Ganha, Ganha/Perde e Perde/Perde;
- Como obter sinergia nas negociações realizadas no ambiente de trabalho;
- Os erros cometidos nas negociações no ambiente de trabalho. Os pecados capitais dos executivos e gestores na negociação e administração de conflitos;
- O que não fazer ao negociar;
- O MIN - Modelo Integrado de Negociação: identificando e relacionando todos os aspectos relevantes para o sucesso nas negociações: Conteúdo, processo, ambiente, relacionamento e realidade interna dos negociadores.
- As sete etapas do processo de negociação. Da preparação ao controle e avaliação;
- Como se preparar muito melhor: As nove dimensões da Matriz de Preparação de Negociação;
- As estratégias e táticas de informação, tempo e poder;
- Como montar táticas de informação, tempo e poder;
- Os quatro estilos comportamentais de negociação. Como negociar com cada estilo;
- Análise do contexto da negociação e dos conflitos: equipe, pares, clientes e superiores;
- Como o conflito emerge nas organizações. Causas reais e emocionais;
- Comunicação, emoção e percepção. Principais dificuldades e soluções;
- Os problemas de comunicação e o arco de distorção;
- Como superar impasses e divergências. Tratando com os efeitos. Tratando com as causas;
- Como fazer concessões, aumentado a relação benefício / custo com o emprego da Matriz de Concessão;
- Processo decisório, solução de problemas e administração de conflitos;
- A importância da Competência Organizacional de Negociação: aspectos internos e externos. A inteligência competitiva;
- Juntando todas as partes: como integrar o processo de negociação, o processo decisório e o processo de solução de problemas.
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada na Aprendizagem Vivencial, a partir de casos e simulações, com 80% do tempo dedicado a atividades e simulações, como jogos de negócios. Após cada atividade prática haverá análise da condução das negociações e do que poderia ter sido feito para atingir melhores resultados.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL