Pesquisa de Preços Análise de Mercado para Planejamento de Contratações Públicas
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Duração | Horário | Professor (a) |
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16 horas | 08h30min às 12h30min | Luiz Claudio de Azevedo Chaves |
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APRESENTAÇÃO
Este curso propõe ao participante o acesso prático, contextualizado e organizado aos mais variados tópicos relacionados à vasta jurisprudência do TCU sobre os atos relacionadas à pesquisa de preços a ser realizada na fase de planejamento das contratações e também na gestão de atas de Registro de Preços e de Contratos, reunindo e descomplicando as novidades trazidas na nova lei de licitações — Lei nº 14.133/2021), bem como a Instrução Normativa nº 065/2021/SEGES/ME, e todo o arcabouço jurisprudencial envolto ao tema.
Qual o número mínimo de cotações (se é que isso deve ser estabelecido)? O que se entende por cotação e quais as fontes de consultas aceitas pela novel norma, jurisprudência e pela doutrina? Como utilizar as várias fontes de pesquisa? Essas e outras perguntas sempre assolam o dia a dia dos setores e servidores responsáveis por essa fase do processo.
A pesquisa de preços é elemento que influencia várias atividades do processo, desde a fase de preparação até a gestão do contrato. Ainda, a análise das propostas quanto a formação de preços para identificação de preço inexequível ou excessivo, corresponde a uma das etapas do processo de seleção da proposta mais vantajosa, mais árduas para aqueles que possuem a competência de julgar licitações ou instruir os processos de contratação direta (dispensa e inexigibilidade).
O professor-conteudista LUIZ CLAUDIO DE AZEVEDO CHAVES propõe aos participantes a tradução prática da obra “A Atividade de Planejamento e Análise de Mercado nas contratações Governamentais” (Editora Fórum), prefaciado pelo festejado Benjamim Zymler, Ministro do TCU.
A QUEM SE DESTINA
- Ordenadores de despesa
- Membros da Assessoria Jurídica, Auditoria e controle Interno
- Membros de Comissão de Licitação e Pregoeiros
- Servidores responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos e/ou convênios;
- Gestores de Atas de Registro de Preços
- Responsáveis pelas contratações por dispensa ou inexigibilidade de licitação
- Engenheiros, arquitetos, analistas de sistemas e outros profissionais que atuam como fiscais de contratos;
- Agentes responsáveis pela elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos
OBJETIVOS DO CURSO
- Atualizar os profissionais que lidam com processos de contratação pública de acordo com as normas previstas na Lei nº 14.133/2021 e Instrução Normativa nº 065/2021/SEGES/ME;
- Apreender a melhor forma de reconhecer o mercado para fins de planejamento das contratações;
- Identificar, nas propostas ofertadas, a prática de preços excessivos ou inexequíveis;
- Identificar as fontes idôneas de coleta de dados de precificação;
- Reconhecer parâmetros inexequíveis ou com sobrepreço;
- Utilizar critérios objetivos de métodos de dispersão para afastamento de dados discrepantes;
- Reconhecer as peculiaridades para justificativa de preços nas dispensas e na inexigibilidade de licitação.
- Esclareçam suas dúvidas mais frequentes.
- Tenham condições de formular padronização de procedimentos e rotinas administrativas internas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – ALINHAMENTO CONCEITUAL
- Dever geral de licitar e hipóteses de contratação direita
- Visão sistêmica do processo: método burocrático e método flexível
- Principais fases do processo de contratação
MÓDULO II – PESQUISA DE MERCADO E ESTIMATIVA DE PREÇOS NAS COMPRAS
- impacto das modificações introduzidas pela Lei nº 14.133/2021 e Instrução Normativa nº 065/2021/SEGES/ME
- quais as fontes idôneas para formular a pesquisa de preços
- qual o mínimo de cotações
- falhas mais frequentes na pesquisa
- posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço
- pesquisa in loco (em balcão) e por telefone: é possível?
- o uso de tabelas e publicações oficiais
- é viável utilizar os preços do contrato anterior, aplicando índices de inflação para atualizar o preço de mercado?
- como montar o serviço de pesquisa permanente de preços
- fixação do valor estimado e do preço máximo
- obrigatoriedade de divulgação dos valores estimado e máximo: no edital ou no processo?
MÓDULO III – PESQUISA DE MERCADO E ESTIMATIVA DE PREÇOS NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS
- o uso das planilhas de custo como fonte de coleta de dados
- como pesquisar de preços de equipamentos, materiais, insumos, uniformes e EPIs
- pesquisa de preços dos salários das categorias que será utilizadas no serviço
- possibilidade de fixação dos salários dos profissionais envolvidos no contrato em patamar acima do piso mínimo da categoria: hipóteses e parâmetros
MÓDULO IV – PECULIARIDADEDS NAS OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
- Quais fontes devem ser consultadas no entendimento do TCU
- Principais tabelas oficiais e os cuidados que devem ser tomados no momento de se adaptar os serviços previstos na tabela ao projeto em estudo
- Quando será possível realizar a pesquisa fora das tabelas oficiais?
- È obrigatória a fixação de preços máximo global e unitário?
- O que é e como evitar o chamado “jogo de planilha”
MÓDULO V – METODOLOGIA E CRITICIDADE DOS PREÇOS PESQUISADOS E INSTRUÇÃO DO PROCESSO
- O resultado das licitações de outros órgãos
- deve ser utilizado apenas o preço do vencedor ou a média dos preços classificados?
- O uso de Atas de SRP de outros órgãos
- podem ser utilizadas Atas recém encerradas?
- como verificar se o preço da Ata ainda está sendo suportado pelo beneficiário?
- se a Ata se refere a lotes, podem ser utilizados os preços dos itens que o compões?
- O uso da pesquisa na internet
- quais sites são indicados, e quais devem ser evitados;
- como verificar o ganho de economia de escala na internet;
- como devem ser tratados os preços promocionais;
- O tratamento crítico dos dados coletados nas diversas fontes
- como verificar se o preço cotado é exequível ou contém sobrepreço;
- preço relativamente inexequível, assim entendido o preço abaixo do custo, mas suportável pelo proponente, pode integrar a base de dados?
- o método de dispersão com base em Coeficiente de Variabilidade (CV)
- Competência para realização da pesquisa e cuidados na instrução do processo
- a quem ou qual setor deve competir a realização da atividade de análise de mercado?
- em que casos haverá competência compartilhada?
- que documentos devem ser reunidos durante a etapa da pesquisa de preços
- a documentação deve obrigatoriamente ser juntada aos autos ou admite serem arquivados no setor que realizou a pesquisa?
- os preços obtidos, mas não aproveitados (inexequíveis ou excessivamente elevados) devem integrar o processo?
- A documentação reunida pode ser acessada pelos interessados na licitação?
MÓDULO VI – JUSTIFICATIVA DE PREÇOS NAS CONTRATAÇÕES POR DISPENSA E INEXIGIBILIDADE
- Pesquisa de mercado e estimativa de preço na dispensa de licitação:
- Cotação eletrônica de preços e competição presencial informal
- Possibilidade de contratação sem pesquisa de preços nas situações emergenciais
- A escolha do fornecedor/prestador de serviços
- Justificativa de preços nas contratações por inexigibilidade de licitação:
- Inexigibilidade por exclusividade absoluta e relativa: como justificar o preço
- Contratação de notório especialista e profissional do setor artístico: é obrigatória a escolha do autor do menor preço?
MÓDULO VII – ECONOMICIDADE NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
- Decisão de escolher entre licitação tradicional e o SRP
- Economicidade na convocação do beneficiário: necessidade de comprovação de que o preço se encontra ainda vantajoso
- Economicidade na aceitação de pedidos de carona por parte de outros órgãos não participantes
- Economicidade na solicitação de adesão externa a outras Atas
MÓDULO VIII – PESQUISA DE PREÇOS APLICADA À GESTÃO DOS CONTRATOS
- Aspectos da fiscalização do contrato
- competências do fiscal, do gestor e do ordenador de despesa;
- a quem compete negociar com o contratado?
- Pesquisa de preços na prorrogação dos contratos
- Quando a pesquisa é dispensável
- Metodologia de pesquisa para balizar a prorrogação do contrato
- Pesquisa de preços na implementação de acréscimos e supressões do objeto do contrato
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL