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Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 12h30min Luiz Claudio de Azevedo Chaves
A fim de tornar o seu plano de desenvolvimento mais completo, o IDEMP criou o Mapa do Conhecimento. Assim você consegue visualizar de forma rápida quais os assuntos relacionados e cursos complementares, permitindo que você entenda com mais facilidade qual o caminho ideal para o desenvolvimento de suas competências. 
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APRESENTAÇÃO

 

Este curso propõe ao participante o acesso prático, contextualizado e organizado aos mais variados tópicos relacionados à vasta jurisprudência do TCU sobre os atos relacionadas à pesquisa de preços a ser realizada na fase de planejamento das contratações e também na gestão de atas de Registro de Preços e de Contratos, reunindo e descomplicando as novidades trazidas na nova lei de licitações — Lei nº 14.133/2021), bem como a Instrução Normativa nº 065/2021/SEGES/ME, e todo o arcabouço jurisprudencial envolto ao tema.

Qual o número mínimo de cotações (se é que isso deve ser estabelecido)? O que se entende por cotação e quais as fontes de consultas aceitas pela novel norma, jurisprudência e pela doutrina? Como utilizar as várias fontes de pesquisa? Essas e outras perguntas sempre assolam o dia a dia dos setores e servidores responsáveis por essa fase do processo.

A pesquisa de preços é elemento que influencia várias atividades do processo, desde a fase de preparação até a gestão do contrato. Ainda, a análise das propostas quanto a formação de preços para identificação de preço inexequível ou excessivo, corresponde a uma das etapas do processo de seleção da proposta mais vantajosa, mais árduas para aqueles que possuem a competência de julgar licitações ou instruir os processos de contratação direta (dispensa e inexigibilidade).

O professor-conteudista LUIZ CLAUDIO DE AZEVEDO CHAVES propõe aos participantes a tradução prática da obra “A Atividade de Planejamento e Análise de Mercado nas contratações Governamentais” (Editora Fórum), prefaciado pelo festejado Benjamim Zymler, Ministro do TCU.


A QUEM SE DESTINA
  • Ordenadores de despesa
  • Membros da Assessoria Jurídica, Auditoria e controle Interno
  • Membros de Comissão de Licitação e Pregoeiros
  • Servidores responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos e/ou convênios;
  • Gestores de Atas de Registro de Preços
  • Responsáveis pelas contratações por dispensa ou inexigibilidade de licitação
  • Engenheiros, arquitetos, analistas de sistemas e outros profissionais que atuam como fiscais de contratos;
  • Agentes responsáveis pela elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos

OBJETIVOS DO CURSO
  • Atualizar os profissionais que lidam com processos de contratação pública de acordo com as normas previstas na Lei nº 14.133/2021 e Instrução Normativa nº 065/2021/SEGES/ME;
  • Apreender a melhor forma de reconhecer o mercado para fins de planejamento das contratações;
  • Identificar, nas propostas ofertadas, a prática de preços excessivos ou inexequíveis;
  • Identificar as fontes idôneas de coleta de dados de precificação;
  • Reconhecer parâmetros inexequíveis ou com sobrepreço;
  • Utilizar critérios objetivos de métodos de dispersão para afastamento de dados discrepantes;
  • Reconhecer as peculiaridades para justificativa de preços nas dispensas e na inexigibilidade de licitação.
  • Esclareçam suas dúvidas mais frequentes.
  • Tenham condições de formular padronização de procedimentos e rotinas administrativas internas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – ALINHAMENTO CONCEITUAL

  • Dever geral de licitar e hipóteses de contratação direita
  • Visão sistêmica do processo: método burocrático e método flexível
  • Principais fases do processo de contratação

 

MÓDULO II – PESQUISA DE MERCADO E ESTIMATIVA DE PREÇOS NAS COMPRAS

  • impacto das modificações introduzidas pela Lei nº 14.133/2021 e Instrução Normativa nº 065/2021/SEGES/ME
  • quais as fontes idôneas para formular a pesquisa de preços
  • qual o mínimo de cotações
  • falhas mais frequentes na pesquisa
  • posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço
  • pesquisa in loco (em balcão) e por telefone: é possível?
  • o uso de tabelas e publicações oficiais
  • é viável utilizar os preços do contrato anterior, aplicando índices de inflação para atualizar o preço de mercado?
  • como montar o serviço de pesquisa permanente de preços
  • fixação do valor estimado e do preço máximo
  • obrigatoriedade de divulgação dos valores estimado e máximo: no edital ou no processo?

 

MÓDULO III – PESQUISA DE MERCADO E ESTIMATIVA DE PREÇOS NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS

  • o uso das planilhas de custo como fonte de coleta de dados
  • como pesquisar de preços de equipamentos, materiais, insumos, uniformes e EPIs
  • pesquisa de preços dos salários das categorias que será utilizadas no serviço
  • possibilidade de fixação dos salários dos profissionais envolvidos no contrato em patamar acima do piso mínimo da categoria: hipóteses e parâmetros

 

MÓDULO IV – PECULIARIDADEDS NAS OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

  • Quais fontes devem ser consultadas no entendimento do TCU
  • Principais tabelas oficiais e os cuidados que devem ser tomados no momento de se adaptar os serviços previstos na tabela ao projeto em estudo
  • Quando será possível realizar a pesquisa fora das tabelas oficiais?
  • È obrigatória a fixação de preços máximo global e unitário?
  • O que é e como evitar o chamado “jogo de planilha”

 

MÓDULO V – METODOLOGIA E CRITICIDADE DOS PREÇOS PESQUISADOS E INSTRUÇÃO DO PROCESSO

  • O resultado das licitações de outros órgãos
    • deve ser utilizado apenas o preço do vencedor ou a média dos preços classificados?
  • O uso de Atas de SRP de outros órgãos
    • podem ser utilizadas Atas recém encerradas?
    • como verificar se o preço da Ata ainda está sendo suportado pelo beneficiário?
    • se a Ata se refere a lotes, podem ser utilizados os preços dos itens que o compões?
  • O uso da pesquisa na internet
    • quais sites são indicados, e quais devem ser evitados;
    • como verificar o ganho de economia de escala na internet;
    • como devem ser tratados os preços promocionais;
  • O tratamento crítico dos dados coletados nas diversas fontes
    • como verificar se o preço cotado é exequível ou contém sobrepreço;
    • preço relativamente inexequível, assim entendido o preço abaixo do custo, mas suportável pelo proponente, pode integrar a base de dados?
    • o método de dispersão com base em Coeficiente de Variabilidade (CV)
  • Competência para realização da pesquisa e cuidados na instrução do processo
    • a quem ou qual setor deve competir a realização da atividade de análise de mercado?
    • em que casos haverá competência compartilhada?
    • que documentos devem ser reunidos durante a etapa da pesquisa de preços
    • a documentação deve obrigatoriamente ser juntada aos autos ou admite serem arquivados no setor que realizou a pesquisa?
    • os preços obtidos, mas não aproveitados (inexequíveis ou excessivamente elevados) devem integrar o processo?
    • A documentação reunida pode ser acessada pelos interessados na licitação?

 

MÓDULO VI – JUSTIFICATIVA DE PREÇOS NAS CONTRATAÇÕES POR DISPENSA E INEXIGIBILIDADE

  • Pesquisa de mercado e estimativa de preço na dispensa de licitação:
    • Cotação eletrônica de preços e competição presencial informal
    • Possibilidade de contratação sem pesquisa de preços nas situações emergenciais
    • A escolha do fornecedor/prestador de serviços
  • Justificativa de preços nas contratações por inexigibilidade de licitação:
    • Inexigibilidade por exclusividade absoluta e relativa: como justificar o preço
    • Contratação de notório especialista e profissional do setor artístico: é obrigatória a escolha do autor do menor preço?

 

MÓDULO VII – ECONOMICIDADE NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

  • Decisão de escolher entre licitação tradicional e o SRP
  • Economicidade na convocação do beneficiário: necessidade de comprovação de que o preço se encontra ainda vantajoso
  • Economicidade na aceitação de pedidos de carona por parte de outros órgãos não participantes
  • Economicidade na solicitação de adesão externa a outras Atas

 

MÓDULO VIII – PESQUISA DE PREÇOS APLICADA À GESTÃO DOS CONTRATOS

  • Aspectos da fiscalização do contrato
    • competências do fiscal, do gestor e do ordenador de despesa;
    • a quem compete negociar com o contratado?
  • Pesquisa de preços na prorrogação dos contratos
    • Quando a pesquisa é dispensável
    • Metodologia de pesquisa para balizar a prorrogação do contrato
  • Pesquisa de preços na implementação de acréscimos e supressões do objeto do contrato

METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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