Planejamento, Gestão e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia na Administração Pública
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Duração | Horário | Professor (a) |
---|---|---|
24 horas | 08h30min às 17h30min | Paulo Ernesto Pfeifer |
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APRESENTAÇÃO
Este treinamento tem por objetivo levar aos servidores públicos de todas as esferas de governo, que lidam direta ou indiretamente com a aplicação da legislação referente às licitações e contratos administrativos relativos às obras e serviços de engenharia, amplo conhecimento das normas e peculiaridades técnicas que as regem, tudo pautado no que há de mais atual na doutrina e sua análise e compreensão através do estudo de casos práticos.
O ponto central deste curso é o enfoque pragmático, não obstante os conceitos teóricos essenciais para o entendimento de matéria de tamanha sutileza, e que por nós não poderiam ser desprezados. Assim, o presente curso é realizado segundo metodologia que une parte teórica, com a apresentação da matéria do ponto de vista técnico em abordagem simples e objetiva, sempre permeada com análises e estudo de casos práticos, promoção de painéis de debate.
A QUEM SE DESTINA
O treinamento é dirigido aos gestores públicos que atuam direta ou indiretamente com a gestão de contratos de obras ou de serviços de engenharia, em especial:
- Dirigentes, Gerentes da área de Obras / Engenharia / Arquitetura / Logística / Controle Interno e Controle Externo;
- Auditores e Ordenadores de Despesas;
- Engenheiros, Arquitetos que participam direta ou indiretamente na contratação / fiscalização de contratos de obras;
- Profissionais que atuam como fiscais ou gestores de contratos;
- Procuradores e Assessores Jurídicos;
- Membros das Comissões Permanentes e Especiais de Licitação;
- Servidores responsáveis pela elaboração de termos de referência / projeto básico, editais de licitação e minutas de contrato;
- Demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente no processo licitatório e/ou na gerência de contratos de obras.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Aquisição de ampla visão sobre os princípios e das diretrizes das normas gerais de licitação (Lei 8.666/93), bem como as normas específicas (Lei 5.194/66 e 8.666/93; Resoluções do Confea, além de entendimentos do Tribunal de Contas da União Decretos, Instruções Normativas, Provimentos, Resoluções).
- Domínio de conhecimentos sobre o gerenciamento de contratos de obras, tanto sob a ótica econômico-financeira, quanto do ponto de vista técnico.
- Aquisição de uma visão sistêmica dos processos de contratação de obras e serviços de engenharia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Introdução
- Princípios Jurídicos e Legislação;
- Tipos de obra (construção, reforma, recuperação, fabricação e ampliação);
- Diferenciação entre Obra e Serviço;
- Serviço técnico profissional especializado;
- Necessidade de orçamento detalhado;
- Obra ou serviço de engenharia de grande vulto.
• Lei 5.195/66 – Atividade de Engenharia
- Atividades e atribuições da engenharia e arquitetura;
- Autoria;
- Funções inerentes a engenheiros e arquitetos;
- Valor jurídico de documentos técnicos;
- Obrigatoriedade de identificação profissional em trabalhos técnicos;
- Placa de Obra.
• Resolução 1045/2009 – ART e Acervo Técnico
- Anotação de Responsabilidade Técnica - ART: Autoria e Responsabilidade, Preenchimento, assinatura e recolhimento de Taxa;
- Acervo Técnico, Capacidade Técnico Profissional e Capacidade Técnico da Pessoa Jurídica.
• Projeto e Especificação
- Fases de um projeto na iniciativa privada e na iniciativa pública;
- Planejamento;
- Fluxograma de procedimentos do TCU modificado;
- Estudos de Concepção;
- Estudo Preliminar:
- Programa de necessidades;
- Escolha do terreno;
- Estudo de viabilidade.
- Anteprojeto;
- Projeto básico:
- Resolução CONFEA 361/91;
- Art. 6º, inc. XI da Lei nº 8.666/93.
- Projeto executivo.
- Projeto de "as built".
- Caderno de Encargos e Especificações:
- Indicação de marca.
• Edital / Instrumento Convocatório
- Licitação;
- Objeto;
- Edital;
- Requisitos para Licitação;
- Decisões inerentes ao Edital de Licitação;
- Recursos Orçamentários;
- Indicação de Marca e Características Exclusivas;
- Subcontratação;
- Impedimentos;
- Modalidades de Licitação;
- Regime de Execução e Empreitada;
- Tipos de Licitação;
- Qualificação Técnica.
• Contratos Administrativos
- Contratos da administração;
- Contratos administrativos;
- Relação contratual:
- Posição preponderante da administração /Princípio da supremacia do interesse público;
- Cláusulas de privilégio / cláusulas exorbitantes.
- Alteração Contratual:
- Unilateral / Bilateral;
- Qualitativa / Quantitativa.
- Rescisão unilateral;
- Equação econômico-financeira:
- Reajuste;
- Revisão.
- Garantias;
- Prazo: Duração / Prorrogação;
- Inexecução do contrato;
- Sanções:
- Administrativas
- Sanção por atraso injustificado
- Extinção do contrato
• Fiscalização de Obra
- Fiscal;
- Fiscalização;
- Art. 67 da Lei 8.666/93;
- Terceirização da Fiscalização:
- Previsão legal;
- Autor do Projeto Básico;
- Responsabilidades;
- Atuação;
- Recebimento da obra:
- Provisório;
- Definitivo.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL