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Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min José Augusto Wanderley

APRESENTAÇÃO

Existem três formas de solução de conflitos que são: negociação, mediação e arbitragem. Mediação é um processo pacífico de resolução de conflitos, em que uma terceira pessoa, imparcial e independente, com a necessária capacitação, facilita o diálogo entre as partes para que melhor entendam seus conflitos, busquem seus interesses a fim de alcançar soluções criativas e possíveis.  O mediador não trabalha o conteúdo do conflito, mas sim o processo pelo qual se passa da situação atual de conflito para uma situação final em que o conflito foi solucionado.

Para que a mediação tenha sucesso, existem quatro palavras chave que são: diálogo, processo de mediação, estado mental e emocional das partes e ambiente adequado para a solução das divergências existentes.


A QUEM SE DESTINA

  • Executivos, gerentes e colabores de qualquer tipo de organização.
  • A todos que desejam compreender a importância da mediação e de procedimentos práticos para a sua realização.
  • A todos que queiram implementar competências em negociação e adquirirr uma compreensão avançada de mediação e gestão de conflitos.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Aptidão para efetuar qualquer tipo de mediação, sejam elas simples ou complexas.
  • Saber como fazer de cada mediação uma oportunidade de identificação de novos relacionamentos e de aprendizado.
  • Identificação de pontos fortes e fracos como mediadores.
  • Compreensão do processo de mediação e a sua importância para uma gestão positiva dos conflitos.
  • Capacitação para utilizar um roteiro para preparar e organizar sessões de mediação de modo a assegurar as condições ótimas de eficácia.
  • Capacitação para identificar procedimentos úteis e procedimentos destrutivos no processo de mediação.
  • Maior desenvoltura e flexibilidade nas mediações.
  • Compreensão avançada da mediação aplicada aos mais diversos tipos de contextos e situações.
  • Saberão encontrar formas de construir acordos de nível superior em qualidade e comprometimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• CONCEITOS E ENFOQUES DE MEDIAÇÃO: O QUE FAZ A DIFERENÇA

  • A função da mediação e o papel do mediador;
  • A mediação em situações simples e complexas;
  • Estabelecimento das regras comportamentais e do processo de mediação:
  • Mediação e gestão de conflitos. A concepção tradicional e a moderna de conflito;
  • Os pecados capitais na mediação. O que pode levar uma mediação ao fracasso;
  • Mediação e gestão de conflitos: o campo de forças e o processo decisório;
  • A criatividade: criando alternativas de ganho mútuo;
  • Identificando e relacionando todos os aspectos relevantes em qualquer mediação: conhecimento do assunto; os cenários; o processo de mediação; as habilidades de relacionamento; a realidade interna das partes envolvidas.

 

• TECNOLOGIA DE MEDIAÇÃO

  • Etapas do processo de mediação. O campo de forças;
  • Como preparar uma mediação. A reunião preliminar com as partes envolvidas;
  • Como preparar considerando a ótica das partes envolvidas;
  • Levantando pressupostos e as condições necessárias e suficientes para o sucesso; 
  • Identificando necessidades, expectativas, valores, desejos, interesses e temores;
  • A formulação de alternativas;
  • Identificando os critérios de decisão;
  • Identificando as consequências de não se resolver o conflitos;
  • A função do controle e avaliação;
  • A administração do tempo. A questão do foco;
  • Impasses. Como superar dificuldades e antagonismos;
  • Concessões: como conceder sem comprometer o essencial.

 

• AS HABILIDADES DE RELACIONAMENTO

  • Orientação das relações interpessoais entre as partes.
  • O processo de comunicação. Entendendo os elementos e evitando o arco de distroção
  • A comunicação e a gestão de conflitos;
  • A flexibilidade como diferencial para a obtenção de resultados;
  • Minimização de conflitos. Como superar conflitos e antagonismos, separando as pessoas dos problemas;
  • O que fazer para gerar confiança e manter um clima positivo e de cooperação.

 

• ASPECTOS RELATIVOS AO ASSUNTO OBJETO DA MEDIAÇÃO

  • O objeto da mediação. O conhecimento de todos os aspectos envolvidos;
  • Os objetivos, as alternativas e os critérios de decisão;
  • Os princípios da boa formulação de objetivos;
  • Identificando as soluções e benefícios.

 

• A REALIDADE INTERNA DO MEDIADOR E DAS PARTES ENVOLVIDAS

  • Entendo a diferença entre o jogo interno e o jogo externo. Os estados mentais e emocionais ricos e pobres de recursos;
  • Os hábitos e condicionamentos;
  • A paixão por vencer;
  • As crenças quentes e as crenças frias;
  • Como superar adversidades, contrariedades e frustrações mantendo o foco.

 

• A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DE MEDIAÇÃO / HABILIDADES DE RELACIONAMENTO/ CONHECIMENTO DO ASSUNTO

  • Desenvolvendo o papel e as habilidades do mediador;
  • Como conhecer ampliar e usar o seu potencial de mediador;
  • Plano de Ação para o desenvolvimento das qualidades de mediação;
  • Chegando a uma solução que atenda aos interesses das partes.

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, com base em casos, simulações, jogos e identificação de aplicações práticas das principais conclusões efetuadas, no dia a dia dos participantes. Após cada atividade prática haverá análise da condução das mediações e do que poderia ter sido feito para atingir melhores resultados. O balanceamento teoria/prática é de 20%/80%.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização. 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
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Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


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