No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
12 horas 13h00min às 17h00min Luiz Lourenço de Mello Filho
APRESENTAÇÃO

Um roteiro para implantação de soluções de gerenciamento eletrônico de documentos (GED/ECM). O curso proporciona aos participantes um treinamento prático, no computador, em ferramentas de modelagem de processos usando a notação BPMN (Business Process Model and Notation) e a especificação de metadados dos documentos arquivísticos digitais gerados pelos processos de trabalho nas organizações. Serão abordadas também técnicas para organizar, filtrar e recuperar essa informação, com o uso de taxonomias e ontologias, bem como aspectos de segurança, preservação e autenticidade da informação digital. 


A QUEM SE DESTINA

Profissionais envolvidos no processo de gestão de informações e documentos eletrônicos, com pouca experiência em informática e desconhecimento das principais ferramentas tecnológicas disponíveis. Empresários e empreendedores, gestores dos setores privado e público, consultores e fornecedores de soluções e público interessado em práticas de Gestão do Conhecimento.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Dominio de ferramenta de modelagem usando a notação BPMN (Business Process Model and Notation);
  • Domínio de técnicas para organizar arquivos eletrônicos, com a criação de taxonomias e com o uso de metadados para especificação do documento arquivístico digital;
  • Domínio de mecanismos de busca no próprio computador e na internet como o Google, armazenamento “na nuvem” e trabalho colaborativo.
  • Domínio de técnicas para segurança e preservação da informação e gerenciamento de versões de documentos. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

• Contextualização e fundamentos teóricos

  • Dado, informação e conhecimento;     
  • Conhecimento tácito e explícito / Espiral do Conhecimento;
  • Ativos intangíveis e o Capital intelectua;      
  • Informações estruturadas e não estruturadas;      
  • Gestão arquivística de documentos eletrônicos/digitais. 
     

• Modelagem de processos de negócio e os documentos arquivísticos produzidos

  • Modelagem prática usando a notação BPMN – exercício prático no computador;
  • Especificação dos metadados do documento digital – exercício prático no computador.
     

• A Gestão Eletrônica de Documentos

  • Ferramentas tecnológicas: GED, digitalização, workflow, certificação digital;
  • Legislação e ICP-Brasil;
  • Modelo de requisitos (e-arq) do Conarq;
  • Seleção de ferramentas de GED/ECM.
     

• Mapeamento e Modelagem do Conhecimento

  • Criação de Taxonomias para Organização da informação;
  • Organização de arquivos eletrônicos no computador;
  • Metadados e Ontologias;
  • Busca de arquivos no computador e controle de versões e duplicatas;
  • Utilização eficiente de mecanismos de busca na Internet e filtragem de dados;
  • Aspectos de Segurança da Informação (Navegação, senhas e correio eletrônico);
  • Manutenção de cópias de segurança dos dados pessoais e de trabalho.

 

• Práticas de Gestão do Conhecimento 

  • Práticas de Gestão do Conhecimento voltadas para a colaboração e trabalho em equipe;
  • Fóruns / Listas de discussão e Comunidades de prática;
  • Lições aprendidas / Banco de conhecimentos;
  • Gestão e publicação de conteúdo;    
  • Data Warehouse, Data Mining, Text Mining e Web Mining; 
  • Web semântica.

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas integralmente via Zoom, estimulando-se a reflexão dos participantes, com a aplicação de exercícios práticos no computador e na Internet.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


ColorBox demo