Elaboração de Instrumentos de Medição de Resultados (IMR)
Cidade | Data | Inscrição | Local | Status |
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Brasília DF | 07/05/18 a 08/05/18 | R$ 2.060,00 | a informar | Aberta |
Rio de Janeiro RJ | 30/07/18 a 31/07/18 | R$ 2.080,00 | a informar | Aberta |
Brasília DF | 10/09/18 a 11/09/18 | R$ 2.060,00 | a informar | Aberta |
Rio de Janeiro RJ | 03/12/18 a 04/12/18 | R$ 2.080,00 | a informar | Aberta |
Duração | Horário | Professor (a) |
---|---|---|
16 horas | 08h30min às 17h30min | S. G. Oliveira |
• Saiba como elaborar o Instrumento de Elaboração de Resultados (antigo Acordo de Nível de Serviço, conforme estabelecido na IN 05 / 2017).
• Saiba como construir indicadores para contratos de diversas naturezas (Obras, Alimentação, Vigilância, Manutenção Predial, Limpeza e Conservação etc.).
APRESENTAÇÃO
As Organizações públicas e privadas dedicam-se cada vez mais à garantia de resultados de suas atividades. Para viabilizar essa tendência, recorrem à terceirização, sendo imprescindível melhor gestão dos contratados. O Instrumento de Elaboração de Resultados - IMR é uma ferramenta aplicada na Terceirização, envolvendo a criação de métricas, indicadores e níveis de serviço que representarão os controles e gestão da execução dos serviços, adequação do pagamento, e a comprovação formal e sem subjetividade da qualidade do atendimento e fornecimento que se quer realmente alcançar.
Como instrumento para o aprimoramento da gestão e da qualidade dos serviços prestados pelas contratadas, as organizações, as Organizações utilizam-se frequentemente da Gestão de Nível de Serviço (Service Level Management – SLM), instrumentalizado pelo Instrumento de Medição de Resultados - IMR. Esse importante instrumento de gestão, hoje obrigatório pelas Instruções do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPDG, proporciona uma melhor relação contratante / contratado, fundamentada nas expectativas do cliente, desempenho, resultados e nas reais condições de execução dos serviços pela contratada, acompanhado por indicadores (KPIs) e níveis de qualidade pré-ajustados no instrumento contratual.
A partir de setembro de 2017, as entidades públicas, nos termos da nova Instrução Normativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (IN 05/2017), deverão adequar o pagamento a fornecedores de serviços ao desempenho dos contraltos. Para tanto, deverão adotar obrigatoriamente a metodologia de Instrumento de Medição de Resultados - IMR , cuja finalidade e parâmetros para elaboração serão abordados com profundidade neste curso, principalmente para os contratos mais frequentemente utilizados pela Administração Pública.
A QUEM SE DESTINA
Gerentes, fiscais de contratos, assessores jurídicos, auditores e profissionais que elaboram Projeto Básico e Termo de Referência; Responsáveis pela elaboração de Projeto Básico e de contratos terceirizados; Profissionais envolvidos no processo de contratação de serviços; elaboradores de Editais; Membros de Comissão de Licitação; Profissionais que atuam com especificação de métricas contratuais.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
• Aquisição de conhecimentos para a implementação a elaboração de Instrumentos de Medição de Resultados - IMR;
• Utilização do IMR como instrumento de Gestão de contratos de terceirização;
• Capacitação para a formulação de indicadores que possibilitem a elevação responsável e continuada da qualidade das contratações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• PARTE I
• Apresentação da Nova IN 05/2017, o que mudou?
• Entrada em vigor da nova IN 05/2017. Como serão regidos os contratos em andamento?
• Formalizados conforme as regras da IN 0 2/2008. E nos casos de prorrogação ?
• O Instrumento de Medição do Resultado-IMR. Finalidade e parâmetros para elaboração;
• Novas diretrizes para contratação de serviços de limpeza e vigilância. Novas produtividades e as faixas referenciais;
• Orientações para Fiscalização de Contratos de acordo com a Nova Instrução Normativa, 05\2017;
• Procedimentos de Gestão e Fiscalização de contrato com base em indicadores;
• Novos atores de acompanhamento e fiscalização de contratos, papéis e atribuições de cada um deles;
• Procedimentos para indicação e designação dos agentes envolvidos;
• Novos procedimentos para a rotina da Fiscalização dos contratos continuados com dedicação exclusiva de mão de obra e cuidados pertinentes;
• Fiscalização por amostragem.
• PARTE II
• Visão sistêmica do processo de contratação, sob a ótica do IMR;
• Conhecendo a legislação e a jurisprudência;
• Posicionamento do TCU;
• Riscos na terceirização;
• Fases importantes do processo de contratação;
• Acordo de nível de serviço – Benefícios;
• Aspectos jurídicos do IMR;
• Conceitos do IMR;
• Origem, conceito, benefícios;
• Estrutura do Acordo de Nível de Serviço, definições dos serviços;
• Responsabilidades, atuação das partes no IMR;
• SLA como diferencial competitivo no mercado;
• Implantação do IMR/KPIS e medidas de desempenho;
• Vantagens do IMR;
• Pontos de atenção, Definição, finalidade, características, construção de um indicador;
• Filosofia S.M.A.R.T.
• Metas como ferramenta da melhoria contínua do IMR;
• Faixas de execução do serviço;
• Operacionalização do acordo de nível de serviço;
• Acompanhamento até o encerramento do IMR. Diferença entre Multa e Glosa;
• Quando é possível aplicar o IMR;
• Negociação e formalização do IMR;
• Ferramentas (aplicativos) de gestão do IMR;
• Aprimoramento do IMR para elevação da qualidade contratada;
• A continuidade do prestador em função do desempenho;
• Apresentação de modelos de IMR, com elaboração de métricas, indicadores e fórmulas para os contratos de:
- Alimentação;
- Limpeza;
- Infraestrutura;
- Manutenção;
- Obras;
- Operadores logísticos;
- Tecnologia da informação e telecomunicações;
- Transportes e demais contratos de interesse dos treinandos.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização.
Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).
Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.
Se necessitar mais informações, fale conosco:
- Rio de Janeiro: 21 2524-4266/2220-4104 ou contato@idemp-edu.com.br
- Brasília: 61 3224-6813 ou unidadebsb@idemp-edu.com.br
As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.
Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.
Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento.
Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0
Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2
Opcional:
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.