Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 10/08/20 a 13/08/20 R$ 560,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
8 horas 09h00min às 11h00min André Ricardo de Alvarenga Barbosa

APRESENTAÇÃO

Mesmo sendo algo constante em nossas vidas, muitas vezes adiamos ou ignoramos a tomada de decisões, mesmo que a indecisão nos faça sofrer. É sabido que tomar decisões na maioria dos casos não é nada fácil. A falta de conhecimentos e habilidades referentes ao processo decisório nas organizações traz grandes prejuízos na elaboração do planejamento, na implementação de ações, nos relacionamentos interpessoais etc.

Um mergulho em nossos estilos mentais (instrumento HBDI®na versão resumida) e o entendimento de nossas preferências na tomada de decisão pode ser o início de um processo de aprimoramento mais consistente promevendo o autoconhecimento e reflexões a respeito de como pensa e toma decisões, seus pontos “cegos”, suas potencialidades, aspectos a serem desenvolvidos e pontos de atenção na tomada de decisão.

Como identificar e analisar o problema e “enxergar” melhor as possibilidades? Como analisar as consequências de cada curso de ação? Como saber se a decisão tomada é a melhor e diminuir riscos de possíveis erros?

O uso de metodologias para tomada de decisão e análise e solução de problemasassume um importante papel ao ajudar a entender as dimensões estruturais do fluxo de trabalho, para que sejam feitas as avaliações de eficiência e eficácia do desempenho, buscar soluções criativas e alternativas que tragam de fato impacto favorável para os resultados do processo.

O treinamento é orientado para contribuir com direções que melhorem os processos, estimulando a produtividade individual e da organização.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Melhoria no autoconhecimento, permitindo perceber o estilo mental individual e seu impacto no dia-a-dia profissional, na busca da expansão e aprimoramento de atuação.
  • Percepção e compreensão sobre os fundamentos do processo decisório e sua complexidade.
  • Domínio na identificação e no cumprimento das etapas do processo decisório.
  • Utilização de métodos e técnicas para tomada de decisões em grupo.
  • Utilização das informações para a tomada de decisões.
  • Utilização de ferramentas de planejamento para entender, organizar e priorizar problemas.
  • Aprimoramento de algumas habilidades que os auxiliarão a serem tomadores de decisões mais eficazes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Conhecendo os modelos mentais (com base no HBDI®)

  • Modelos mentais e as características básicas de nosso cérebro
  • Características de cada quadrante e identificação da preferência mental
  • Tomada de decisões de acordo com cada quadrante
  • Processo de expansão mental – orientação para o aprimoramento
  • OBS: Inclui aplicação do instrumento na versão resumida

 

• Fundamentos do Processo Decisório

  • Conceito de decisão;
  • Elementos do processo decisório;
  • Níveis da decisão;
  • Fases do processo decisório;
  • Estabelecendo estratégias – pensamento lateral e vertical – pense fora da caixa e aja de maneira metodológica.
  • Tomada de decisão em equipe: vantagens e desvantagens;
  • Armadilhas na tomada de decisão.
  • Análise de cenários: Conhecendo e analisando as potencialidades, recursos, limitações e fragilidades da área/unidade, suas oportunidades e ameaças (SWOT);
  • A avaliação de riscos.

 

• Ferramentas de apoio à decisão

  • Métodos PDCA (Plan - Do - Check – Act);
  • Identificação das causas;
  • Elaboração de planos de ação e Relatório 3 Gerações;
  • Utilização das principais técnicas e ferramentas da qualidade: Brainstorming; GUT – Método para priorização de problemas; Matriz do Tempo; Folha de Verificação; Estratificação; Gráfico de Pareto; Mapa de Utilidade de Kotler; Método Analítico de Hierarquias; Diagrama de Matriz; Digrama de Processo Decisório; Diagrama de Afinidades; Diagrama de Relações; Diagrama de Árvore.

METODOLOGIA

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, dinâmicas, além de textos e filmes que facilitarão o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo. Contemplará também estudo de caso ou situações-problema para discussão.

O uso do questionário de Predominância Cerebral (HBDI®) propõe promover o autoconhecimento e reflexões a respeito da atuação do respondente em relação a sua maneira de pensar e tomar decisões, seus pontos “cegos”, suas potencialidades, aspectos a serem desenvolvidos e pontos de atenção na tomada de decisão.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.

CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo