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Duração Horário Professor (a)
24 horas 08h30min às 17h30min S. G. Oliveira

APRESENTAÇÃO

Auditoria Governamental é o conjunto de procedimentos que avalia a legalidade, economicidade, eficiência, equidade e efetividade na gestão dos contratos, imprescindível para avaliação da Gestão Pública, contribuindo para a contínua melhoria do desempenho da Governança.

A contratação de serviços na Administração Pública preocupa os gestores e por sua relevância e impacto torna-se para o profissional de controle interno e auditoria, elemento indispensável na matriz de risco. A complexidade do assunto, por ser controverso e sujeito a uma variedade de regras estabelecidas pela legislação e pela jurisprudência dos tribunais superiores, exige das autoridades competentes especial atenção de maneira a conduzir o processo dentro das normas regulatórias. Além disso, compete ao auditor, ou controlador, especialista na matéria, identificar precisamente quais dos processos terceirizados devem ser auditados com maior rigor, considerando risco, sentimento e relevância dos processos.


A QUEM SE DESTINA

Auditores e demais profissionais das unidades de controle interno (auditoria interna) dos órgãos e entidades dos governos federal, estadual e municipal, bem como dos Tribunais de Contas; Pregoeiros e Membros de Comissão de Licitação; Servidores públicos, Profissionais responsáveis pela elaboração de projetos básicos e termos de referência; fiscalização; Autoridades que homologam processos licitatórios; Gestores de contratos; Ordenadores de despesas; Representantes de empresas que prestam serviços para a Administração Pública, demais interessados nos procedimentos e práticas de auditoria e gestão dos contratos de Serviços e representantes de organizações que prestam serviços para a Administração Pública.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Apresentar aos participantes uma visão útil e ampliada dos conceitos e procedimentos de controle e auditoria, aplicados à área de contratos de serviços, a partir das orientações e Acórdãos dos Órgãos Externos de Fiscalização.
  • Aprimorar conhecimentos para a realização de auditoria governamental em consonância com metodologia coerente e adequada, afinada com a jurisprudência, legislação, boas práticas e procedimentos, geralmente aceitos por entidades referenciais, que serão enriquecidos com exercícios e citação de casos reais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – AUDITORIA 

INTRODUÇÃO

· Controle externo – Órgãos de fiscalização;

· Controle interno – Auditoria interna;

· Auditoria independente;

· Auditoria x fraudes.

 

ÁREA PÚBLICA – GOVERNANÇA CORPORATIVA E LEGALIDADE

 

INTRODUÇÃO à AUDITORIA

·  Responsabilidades do auditor;

·  Atitudes:  mental, profissional e preventiva;

· Auditoria de Contratos de Serviços:  Objetivos.

 

NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL

· Competência profissional – pessoa do auditor;

· Relativas à execução do trabalho;

· Relativas ao relatório, comunicação de resultados, opinião e parecer;

· Auditor independente x auditor interno;

· Finalidades, fontes e classificação das normas;

· Intonai – normas recentes;

· TCU – normas de auditoria (Nas) e do Poder Judiciário (CNJ);

· Normas ligadas à ética profissional.

 

CONTROLES INTERNOS

· Conceitos e Objetivos;

· Princípios básicos e Limitações inerentes ao sistema de controle;

· Levantamento e avaliação de controles internos;

· Conluios.

 

RISCO EM AUDITORIA

· Conceito e Análise;

· Gestão de risco e Modelos de avaliação;

· Risco inerente, de controle e de detecção;

· Escala de risco e Matriz de risco.

 

PLANEJAMENTO DA AUDITORIA

· A importância do planejamento – Inspiração X transpiração;

· Programa de auditoria – Trilhas de Auditoria;

· Planejamento anual das atividades;

· Matriz de planejamento.

 

EXECUÇÃO DA AUDITORIA

· Fatos, evidências e informações;

· Extensão e profundidade;

· Procedimentos/ e técnicas;

· Análise documental;

· Inspeção física;

· Observação direta;

· Indagação escrita e oral;

· Circularização;

· Confirmação externa;

· Teste laboratorial;

· Rastreamento;

· Entrevista;

· Conciliação;

· Conferência de cálculos;

· Análise de contas contábeis;

· Revisão analítica;

· Papéis de trabalho.

 

PONTOS DE AUDITORIA – RELATÓRIO DE AUDITORIA 

          

EVIDÊNCIAS EM AUDITORIA

 

VISÃO GERAL SOBRE RESPONSABILIZAÇÃO NO ÂMBITO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

 

COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS – RELATÓRIO

·                Vícios, requisitos e estrutura do relatório;

·                Relatório verbal e formal.

 

MONITORAMENTO – “ FOLLOW   UP”

 

BENEFÍCIOS DE CONTROLE

 

FRAUDES   E “RED FLAGS ”

 

NÃO CONFORMIDADES REPETITIVAS

· Limpeza;

· Higienização;

· Rádio e TV;

· Vigilância – monitoramento   eletrônico;

· Escolta;

· Vigia;

· Transporte;

· Locações em geral;

· Recepção;

· Copa e café;

· Áreas verdes;

· Manutenção predial;

· Obras;

· Tic.

 

MÓDULO II – GESTÃO DE CONTRATOS

A)  PROGRAMA PARA AUDITAR DE ACORDO COM A  IN 05/17

Metodologia de auditoria aplicada à área de Contratos de Serviços,  com ênfase à  aplicação da IN  05/17 do MPDG, obrigatória para  Administração Pública Federal, que define as novas regras e diretrizes de serviços terceirizados, em especial a:

· Planejamento para todas as fases da terceirização;

· Estudos preliminares;

· Gerenciamento de riscos;

· Instrumento de medição de resultados – IMR;

· Remuneração variável;

· Conta vinculado;

· Pagamento pelo fato gerador.

· Gestão do contrato com a adequada atuação dos novos atores: Fiscais do usuário, técnico, administrativo e gestores;

· Controles imprescindíveis quanto à reposição do profissional ausente;

· Custos não renováveis na prorrogação contratual;

· Planilha de custos – preocupações.

 

B) AUDITANDO ASPECTOS RELEVANTES DO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO 

· Fase interna da licitação;

· Elaboração do edital;

· Definição do objeto da licitação;

· Riscos (fraudes) no Pregão e na licitação;

· Especificação de bens e serviços – Regras básicas – vícios;

· Cláusulas restritivas ao caráter competitivo da licitação Indicação de marca ou de especificações exclusivas;

· Projeto básico e termo de referência;

· Jogo de planilha;

· Preço Superfaturado e preço inexequível;

· O parecer da assessoria jurídica;

· Cláusulas necessárias; Vigência e prorrogação;

· Serviços de natureza continuada;

· Caracterização e peculiaridades;

· Prorrogação da vigência contratual;

· Custos renováveis;

· Alteração contratual – aditivos;

· Alterações contratuais legalmente admitidas;

· Pressupostos das alterações contratuais limites;

· Alterações unilaterais qualitativas;

· Alterações unilaterais quantitativas: acréscimo e supressão de escopo Reequilíbrio econômico-financeiro;

· Aplicação do limite legal;

· CONFEA – Erro Crasso – limites;

· Órgãos externos de Fiscalização;

· Subcontratação – Regras;

· Outros tipos de contratos: Aliança, EPC,  Turn key e Empreitada Integral;

· Contratação direta: dispensa e inexigibilidade;

· Dispensa em razão do valor;

· Parcelamento do objeto  X  fracionamento da despesa;

· Pressupostos da contratação emergencial;

· Emergência X urgência X falta de planejamento X fraude;

· Fornecedor exclusivo –  cautelas.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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