Cidade Data Inscrição Local Status
Rio de Janeiro RJ 26/11/18 a 27/11/18 R$ 2.200,00 a informar Aberta
Brasília DF 06/12/18 a 07/12/18 R$ 2.200,00 a informar Aberta
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min Sergio Ricardo de Magalhães Souza

APRESENTAÇÃO

As matrizes de gestão de riscos são a representação gráfica do processo de gerenciamento de riscos, que envolve a identificação, análise e avaliação de riscos, a partir da estimativa da probalilidade de ocorrência de eventos desejáveis e indesejáveis e, de sua magnitude em termos de perdas ou possíveis ganhos. 

As várias técnicas de análise e avaliação de riscos (e também de prejuízos) preconizam escalas de graduação de riscos de forma qualitativa e quantitativa, de forma que os gestores possam tomar decisões sobre as melhores estratégias para resposta aos riscos expostos, seja de forma procedimental ou financeira, que passam pela eliminação, prevenção, mitigação ou financiamento dos riscos e, posteriormente, pelo tratamento dos riscos residuais. 

É por meio da Matriz de Riscos que as organizações têm a oportunidade de definir sua disposição e  tolerância aos riscos e definir se eles são ou não aceitáveis, além de definir hierarquicamente, os níveis de alçada para a tomada de decisão em relação aos riscos em processos, projetos e nas ações operacionais do dia a dia. Assim, compreender o processo de construção de matrizes de riscos é fundamental para quem trabalha no ambiente corporativo e na administração pública, seja em processos de gerenciamento de riscos, controles internos, compliance, auditoria ou nas áreas operacionais.


A QUEM SE DESTINA

Executivos, administradores, gestores, coordenadores, supervisores e profissionais de instituições públicas e empresas privadas, envolvidos ou interessados em gerenciamento de riscos, controles internos, governança e compliance, além dos interessados em processos de gestão e tomada de decisões.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Entendimento das fontes de riscos físicas e não físicas (processos), permitindo que os participantes possam compreender como identificá-los, analisá-los e avaliá-los;
  • Conhecimento das principais técnicas de análise e avaliação de riscos aplicáveis, assim como das suas matrizes qualitativas e quantitativas de consolidação de riscos;
  • Aquisição e boas práticas na elaboração de matrizes de riscos qualitativas e quantitativas para avaliação de probabilidades e consequências, graduação de riscos individuais e globais e do risco residual;
  • Compreensão da importância das matrizes de riscos na tomada de decisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Riscos
    • Conceitos e Definições;
    • Tipos e Fontes de Riscos;
    • Eventos de Risco – Causas e Consequências; 
    • Probabilidades e Consequências;
    • Classificação de Riscos.
  • Visão global da IN 05/17 e da ISO 31.000
  • Principais Técnicas de Análise e Avaliação de Riscos (ISO 31.010) 
  • Matrizes de Riscos
    • Conceituação de Matrizes de Riscos;
    • Utilização das Matrizes;
    • Graduação de Frequências e Probabilidades;
    • Graduação de Impactos e Consequências;
    • Graduação de Riscos; 
    • Matrizes de Consolidação de Riscos Globais;
    • Matrizes para Riscos Residuais;
    • Apetite e Tolerância aos Riscos;
    • Aceitação de Riscos;
    • Tolerância aos Riscos Sociais e Econômicos;
    • Matrizes de Alçada de Decisão de Riscos.
  • Boas Práticas – Exposição de “Cases”
  • Parte Prática – “Oficina de Metodologia Ativa” em que os participantes, em trabalhos de grupos, elaborarão Matrizes de Riscos.

METODOLOGIA

Aulas expositivas teórico-praticas, com estudos de casos para a elaboração de Matrizes de Riscos.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização. 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo