Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 17/08/20 a 20/08/20 R$ 560,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
8 horas 09h00min às 11h00min André Ricardo de Alvarenga Barbosa

APRESENTAÇÃO

Os processos de mudança têm se tornado mais velozes e intensos nos dias de hoje e os fatores que empurram as organizações para este contexto estão presentes de maneira crescente.

Cada vez mais, faz-se necessário uma estruturação que considere além das etapas do processo e da análise dos cenários, seus riscos, impactos e oportunidades, o entendimento das reações comportamentais dos indivíduos envolvidos e os diversos estilos mentais para que se possa agir mais diretamente.

Ferramentas de comunicação e administração de estresse são fundamentais para dar suporte ao processo.

Este curso tem por objetivo apresentar ferramentas para o planejamento e acompanhamento das etapas de gestão da mudança. Traz ainda, além de conceitos, subsídios para que os agentes de mudança interajam com suas equipes, preparando-as para os processos, em que estejam inseridas.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Melhoria no autoconhecimento, permitindo perceber o estilo mental individual e seu impacto no dia-a-dia profissional, na busca da expansão e aprimoramento de atuação.
  • Entendimento do contexto do mercado atual e a necessidade de mudanças para a sobrevivência.
  • Consolidação, integração e ampliação do entendimento quanto aos princípios e conceitos dos processos de mudança e o seu impacto nas transições individuais e organizacionais.
  • Reconhecimento das etapas e fases da mudança, bem como as diversas reações.
  • Capacidade de lidar com mudanças em grupo, reconhecendo estratégias de comunicação e engajamento.
  • Reconhecimento dos estilos comportamentais de forma a subsidiar a atuação do líder diante de sua equipe e diante de suas próprias reações.
  • Capacidade para desenvolver um procedimento técnico estruturado, de forma que possam estabelecer planos de ação coerentes com às necessidades de cada mudança organizacional vivenciada pela empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Entendimento do cenário atual

  • O contexto do mundo atual – O Mundo VUCA
  • As mudanças nas lideranças e nas relações com os clientes
  • Fontes de maior pressão sobre as organizações

 

O processo de mudança propriamente dito

  • Definição de mudança
  • Somos capazes de mudar? O porquê de nossas resistências?
  • Etapas da mudança e as fases para a implementação (desde o planejamento, sensibilização ao acompanhamento dos resultados)
  • O pensamento lateral e vertical para o estabelecimento de planos contingenciais
  • As reações emocionais em relação à mudança
  • Sinais de resistência individual e organizacional
  • Análise do campo de forças
  • Entendendo os cenários, riscos e impactos

 

A liderança como agente de mudanças

  • O papel do facilitador da mudança
  • Características da liderança eficaz
  • Mudanças de grupo
  • Planejamento e gestão da comunicação
  • Estratégias para abordar a mudança – mudanças impositivas e mudanças participativas
  • Mapeamento dos perfis comportamentais perante a mudança – com base na teoria dos quadrantes cerebrais (HBDI® – Herrmann Brain Dominance Instrument) – Características de cada quadrante, identificação dos aspectos de valorização, elementos de afastamento e baixa tolerância, linguagem e abordagens para aproximação, tomada de decisões de acordo com cada quadrante, os perfis e suas atuações na gestão, processo de expansão mental – orientação para o aprimoramento.

OBS: Inclui aplicação do instrumento na versão resumida

 

Potencializando o sucesso do processo

  • Algumas das principais razões de fracasso nos processos de mudança
  • Como enfrentar as mudanças
  • A construção da sinergia
  • Administrando os níveis de estresse
  • A mudança individual – ser o protagonista de suas próprias mudanças
  • Identificando suas possibilidades de atuações e limitações

METODOLOGIA

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, dinâmicas, além de textos e filmes que facilitarão o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo. Contemplará também estudo de caso ou situações-problema para discussão.

O uso do questionário de Predominância Cerebral (HBDI®) propõe promover o autoconhecimento e reflexões a respeito da atuação do respondente em relação a sua maneira de pensar, seus pontos “cegos”, suas potencialidades, aspectos a serem desenvolvidos e pontos de atenção na gestão de mudanças.

Os participantes trocarão informações a respeito de seus resultados e principalmente estratégias para amenizar / solucionar aspectos restritivos aos seus resultados e potencializar aqueles que os já favorecem, permitindo assim, a construção de um Plano de Aprimoramento Individual.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.

CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo