Técnicas para se transformar em um Multiplicador de Treinamento Transmitindo o seu Conhecimento dentro da sua Organização
Cidade | Data | Inscrição | Local | Status |
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On-line | 24/03/25 a 27/03/25 | R$ 1.600,00 | Online | Aberta |
On-line | 11/08/25 a 14/08/25 | R$ 1.600,00 | Online | Aberta |
On-line | 01/12/25 a 04/12/25 | R$ 1.600,00 | Online | Aberta |
Duração | Horário | Professor (a) |
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16 horas | 00h00min às 00h00min | André Ricardo de Alvarenga Barbosa |
DATAS E HORÁRIOS
- TURMA 1 - 24 a 27 de março de 2025 - 9h às 13h
- TURMA 2 - 11 a 14 de agosto de 2025 - 14h às 18h
- TURMA 3 - 1 a 4 de dezembro de 2025 - 9h às 13h
APRESENTAÇÃO
Com a velocidade das informações e a necessidade de compartilhamento de informações, mais que isso, de conhecimento, se faz cada vez mais necessário a prática e o preparo para um ambiente de multiplicação e aprendizagem.
Os processos de desenvolvimento vão muito além de transmitir conhecimentos, mas principalmente encontrar estratégias para aumentar engajamento e provocar mudanças significativas que gerem novos pensamentos e comportamentos.
Este curso tem por objetivo apresentar conceitos e técnicas que favorecerão a atuação dos profissionais que precisam gerar e fomentar a aprendizagem no ambiente corporativo por meio de treinamentos.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de quaisquer áreas da Organização, que tenham ou venham a ter a atribuição de multiplicadores /instrutores em treinamentos ou eventos de toda natureza.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Saber improvisar em situações que por ventura se façam necessárias;
- Entender todo o processo de aprendizagem de maneira a aplicar estratégias e técnicas que possam favorecê-lo;
- Entender o uso de ferramentas online para favorecer a atenção, dinamismo e interação nas aulas;
- Utilizar técnicas que favoreçam a atenção e interesse dos participantes para o conteúdo apresentado;
- Reconhecer possibilidades que aumentem a credibilidade do apresentador;
- Ser capaz de executar um plano de aula para melhor organização e cumprimento dos objetivos estabelecidos; e
- Conhecer, vivenciar e aprimorar as habilidades essenciais à instrutoria presencial e remota.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• O PROCESSO PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ
- O processo de comunicação e a percepção
- O impacto da imagem do instrutor/palestrante
- Os elementos da comunicação – uso da comunicação verbal e não verbal e as adaptações para o ambiente virtual
- Objetivos da comunicação (informar, entreter e persuadir)
- Uso de técnicas de dicção
• UNIDADE II: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
- O perfil do instrutor (competências e habilidades)
- Conceitos sobre aprendizagem e como se dá este processo
- O conceito do “CHA” das competências
- Aplicação da Andragogia no ambiente corporativo
- Fatores que interferem na aprendizagem
• UNIDADE III: ETAPAS DO TREINAMENTO
- Levantamento das necessidades do treinamento – diagnosticando o problema e levantando as expectativas
- Identificando e conhecendo o público-alvo (perfil, interesses, resistências e características – questionador, amigável, desmotivado, descrente, participativo, etc.)
- Definição dos objetivos a serem alcançados
- Definição, priorização e organização dos conteúdos
- Métodos e técnicas de ensino/apresentação – conceituação e critérios de seleção
- O uso de métodos ativos de aprendizagem
- Cuidados essenciais na utilização de recursos instrucionais
- Elaboração do plano da aula/apresentação
- Elaboração e organização dos manuais/apostilas
- Escolha dos instrumentos de avaliação
• UNIDADE IV: EXECUÇÃO DO TREINAMENTO
- Adequação do tempo
- Dicas para situações de improviso
- Estratégias para a “quebra de gelo” e aumento da interação e participação no ambiente do presencial e do remoto
- Uso de aplicativos como Mentimeter e Padlet
- Fazendo intervenções e conduzindo debates e reuniões
- Orientações para treinamentos virtuais: posicionamento de câmera, iluminação, linguagem, etc.
• UNIDADE IV: EXERCITANTO O CONCEITO E A PRÁTICA
- Simulações com apresentações individuais e em grupo de um tema
- Análise e feedback individual e em grupo
METODOLOGIA
Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.
O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, filmes, salas simultâneas, estruturas colaborativas e simulações que facilitam o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo.
Após a execução dos exercícios serão realizados feedbacks estruturados do consultor e dos participantes.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL