Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 28/09/20 a 01/10/20 R$ 790,00 Online Confirmada
Duração Horário Professor (a)
10 horas 09h00min às 11h30min José Paulo Moreira de Oliveira
APRESENTAÇÃO

Boa parte de nosso tempo é dedicado à produção de textos corporativos, por meio dos quais informações relevantes, achados, conclusões e propostas de trabalho são comunicados a distintos e diversificados públicos-alvo: dirigentes, gestores e técnicos de órgãos e programas, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, profissionais de mídia, opinião pública em geral. 

Portanto, a percepção que a sociedade brasileira tem da eficácia corporativa depende, em boa medida, da qualidade dos textos produzidos, que devem observar tanto aspectos técnicos, como aspectos de natureza estética, em consonância com o “estado da arte”. 

O Programa on-line Redação Corporativa, com duração de oito horas – divididas em quatro blocos de duas horas – discute essas e outras questões.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a qualidade informativo/comunicacional, da redação corporativa, a partir de textos precisos, consistentes e com a agilidade necessária para a melhoria contínua da produtividade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estruturar textos alinhados à norma culta da língua portuguesa e seus desdobramentos com vistas à coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência dos conteúdos produzidos;
  • Construir argumentações eficazes;
  • Rever fundamentos de produção textual, de modo a promover a reflexão crítica sobre a qualidade da produção escrita;
  • Ajustar a informação técnica a ser veiculada, para atingir os níveis de excelência e compreensão demandados pelo leitor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Clareza na comunicação

• Como escrever com objetividade e garantir que o leitor absorva as informações de forma consistente;

• Como explicitar adequadamente os posicionamentos críticos de interesse corporativo;

•  Como adequar conteúdos a diferentes públicos-alvo;

• Como utilizar padrões – formal culto ou semiformal – adequados ao contexto, ao tipo de leitor e às necessidades informacionais corporativas;

•  Como trabalhar as virtudes do texto técnico: transparência, funcionalidade, pertinência, precisão vocabular, clareza e objetividade.

 

2. Organização, estrutura textual e alinhamento gramatical

•  Como garantir a legibilidade textual: ferramentas para obtê-la;

•  Como produzir um texto de maneira eficiente;

•  Como evitar ambiguidades e utilizar o paralelismo;

•  Como trabalhar coesão e coerência textuais;

• Como evitar redundâncias, prolixidade e demais questões vinculadas à gramaticalidade textual;

• Como lidar com questões vinculadas ao uso do bom e do mau gerúndio, pontuação, concordância, crase, colocação pronominal e ordenação das palavras na frase.

 

3. Práticas de Redação

•  Como obter coesão textual por meio do sequenciamento lógico das ideias e do uso de conectivos adequados;

• Como preservar a impessoalidade e evitar longos trechos descritivos, que não acrescentem informação útil à fundamentação dos argumentos;

•  Como exercer controle rigoroso sobre a quantidade de informações;

•  Como produzir resumos executivos eficazes;

•  Como utilizar os períodos de forma adequada e menos desgastante ao leitor;

•  Como evitar termos genéricos e escolher as palavras de maneira adequada;

• Como evitar o uso de gírias e jargões e construir um texto limpo e sem prolixidades.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.

CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo