No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
16 horas 14h00min às 18h00min Alberto Almeida dos Santos

UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA

As Instruções Normativas nº 01/2019 e nº 02/2019, a Lei 13.303/2016, e a Resolução CNJ 182/2013 dispõem, respectivamente, sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática - SISP do Poder Executivo Federal e pelas instituições que compõem o Poder Judiciário.

Agora, além dessas normativos, com o advento da Nova Lei de Licitações, gerou-se uma profunda demanda por formação, desenvolvimento e capacitação de gestores da área de TIC no âmbito da Administração Pública, fato que corrobora a justificativa e relevância do presente curso.


O QUE SERÁ ACRESCENTADO AO SEU CONHECIMENTO

■      Instrumentalização para execução do planejamento da contratação e seleção de fornecedores de serviços e bens de tecnologia da informação para o setor público.

■      Aquisição de subsídios para elaboração de planilhas de custo formadora de preços de bens e serviços de tecnologia da informação.

■      Aquisição de conhecimento e catalogação de forma instrumental os temas atuais mais polêmicos relativos à contratação de bens e serviços de TIC sob a ótica da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e das regras jurídicas gerais que regem as licitações e contratos administrativos.


O QUE SERÁ ESTUDADO

1. INTRODUÇÃO

1.1. Governança de TIc.

1.2. O modelo Cobit 4.1 aplicado à Administração Pública.

1.3. As Estratégias Gerais de TIc.

1.4. A Instrução Normativa SGD nº 1 e nº 2/2019 e Resolução CNJ 182/2013.

 

2. PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

2.1. Introdução.

2.2. Instrumentos de Planejamento Institucional.

2.3. A TIC no Planejamento Institucional.

 

3. PLANEJAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

3.1. Introdução.

3.2. Funções do Planejamento de TIC.

3.3. Plano Diretor de TIC.

 

4. MODELO DE CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TIC

 

5. A JURISPRUDENCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SOBRE CONTRATAÇÃO DE TIC’S

 

6. PLANILHA DE CUSTOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

 

7. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TIC

7.1. Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação.

7.2. Estudo Técnico Preliminar da Contratação.

7.3. Análise de Riscos.

7.4. Termo de Referência ou Projeto Básico.

 

8. SELEÇÃO DO FORNECEDOR E GESTÃO DO CONTRATO DAS SOLUÇÕES DE TIC (SFTI)

9. O IMPACTO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES NAS CONTRATAÇÕES DE TIC


METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA


A metodologia para construção do conhecimento dos participantes será aplicada da seguinte forma:

  • exposição participativa com uso de recursos multimídia, diálogo com uso de textos, e outros recursos, exercícios e vivências em grupo, incorporando contribuições dos saberes e experiência dos participantes;
  • estudos de casos com avaliação de contratos e editais voltados para a contratação de TIC’S.

CARGA HORÁRIA

O curso terá a duração de 16 (dezesseis) horas, em 04 dias (4 horas/dia).
 


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


ColorBox demo