Competências Conversacionais
Duração | Horário | Professor (a) |
---|---|---|
12 horas | 14h00min às 18h00min | Rosa Porto |
APRESENTAÇÃO
A maneira como as pessoas conversam é determinante para aproximá-las ou afastá-las.Grande parte dos problemas do trabalho tem origem em uma comunicação ineficaz e deficiente nas interações institucionais e isso pode ser amenizado e frequentemente evitado apenas com atitudes de sensibilidade e com palavras colocadas na forma correta.Falar e conversar são universos bem diferentes...
Por que não adotar um estilo de conversação que permita relacionamentos colaborativos e produtivos? Afinal,são por meio das conversas que somos capazes de interagir e assim construir nossos relacionamentos pessoais e profissionais.No ãmbito das organizações o alto desempenho é fruto de conversas produtivas.
Para garantir que esses relacionamentos tenham melhor qualidade, precisamos aprimorar o desenvolvimento de nossas competências conversacionais, favorecendo assim a coordenação de ações para um processo de construção compartilhada.
Várias abordagens e ferramentas tem sido aplicadas para tornar a comunicação mais eficaz nas organizações,promovendo conversas que produzem conectividade a partir da construção da confiança entre as pessoas.O que elas tem em comum:o uso de competências conversacionais.
Trata-se de um aprendizado de atitudes e habilidades aplicadas à linguagem e forma que buscam construir confiança recíproca,fortalecendo comportamentos que aumentem a disposição para cooperação e apoio mútuo. A aplicação das competências conversacionais na forma de ferramentas,permite a promoção de conversas numa visão de sinergia nos grupos de trabalho.
A QUEM SE DESTINA
Gestores, líderes de equipes,colaboradores de empresas privadas e instituições públicas.
OBJETIVOS
Promover reflexões e práticas sobre o desenvolvimento de competências interpessoais para construir relações colaborativas no ambiente de trabalho.
Aplicar de técnicas e ferramentas de comunicação eficaz em diferentes objetivos e situações, visando construir uma conversação que satisfaça os interesses das partes envolvidas e da organização como um todo.
Contribuir para uma mudança cultural na organização a partir do fomento a uma cultura da empatia e da assertividade nas conversas institucionais.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Aprimoramento da comunicação de forma a exercer com efetividade excelência nas conversas no ambiente de trabalho.
Disponibilização de um conjunto de técnicas e ferramentas de conversação de acordo com a situação/objetivo.
Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na empatia e assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.
Desenvolvimento da sinergia nas relações de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A ORGANIZAÇÃO COMO UNIVERSO CONVERSACIONAL
- O papel da comunicação na cultura e clima organizacional
- A qualidade da comunicação interativa das pessoas e a produtividade e sustentabilidade das relações de trabalho
- Efetividade da comunicação nas conversas de trabalho
- Os conflitos de comunicação e o tratamento dos mesmos
- As competências conversacionais e suas ferramentas ou técnicas de comunicação
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:UM ESTILO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- Empatia e assertividade:as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
- Estilos de relacionamento assertivos e não assertivos:vantagens e aplicações
- Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade X não-assertividade
ESTILOS DE CONVERSAÇÃO: DO DIÁLOGO À DISCUSSÃO HÁBIL
- Diferença entre diálogo e discussão/ argumentar e perguntar
- Comportamentos para efetivar uma conversação eficaz:o uso da inteligência emocional e social
- Aplicação dos estilos de conversação aos processos decisórios e de manejo de conflitos
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ NAS CONVERSAS DE TRABALHO
- Aplicação das técnicas de acordo com as situações e os objetivos pretendidos
- A técnica da escuta ativa:conceito,aplicações e casos práticos
- A técnica do feedback e abertura:conceito,aplicações e casos práticos
- A técnica da indagação ou questionamento socrático:conceito,aplicações e casos práticos
- A metodologia da comunicação não violenta:conceito,aplicações e casos práticos
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.
Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.
CARGA HORÁRIA
Formato online ao vivo:12 (doze) horas, em quatro encontros diários de 3 horas.
Formato presencial:16 (dezesseis ) horas,em dois dias consecutivos de 8 horas.
PROFESSORA – Rosa Porto
Rosa Porto é Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.
Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ, FDC - Fundação Dom Cabral e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA. Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial. Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).
Professora e consultora do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “Administração de Conflitos nas Organizações”; “Desenvolvimento da Competência em Liderança”; “Capacitação em Dinâmica de grupo e Jogos de Empresa”; “Liderança de Equipes de Alto Desempenho”; “Oficina de Produtividade e Resultados Competitivos em Tempos de Crise”; “Qualidade de Vida e Gerenciamento do Estresse”; “Resiliência – Uma Competência Para Gerenciamento de Crises”.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos materiais didáticos e certificado.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)
Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.
Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento.
Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
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Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL