Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos Este curso aborda conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, habilitando os participantes a compreender e a implementar a abordagem por processos em seu local de trabalho.
O advento da pandemia está colocando em cheque os processos de negócio das organizações. A questão chave é saber como sua empresa deverá operar para atender as novas expectativas de mercado. Como ser ágil, flexível e ainda atender a regulação existente. Esta resposta exige o domínio de conceitos e técnicas de levantamento e diagramação de processos.
Este curso aborda conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, habilitando os participantes a compreender e a implementar a abordagem por processosem seu local de trabalho. Todo este esforço será contextualizado como parte de processos de mudança nas organizações.
A QUEM SE DESTINA
Tomadores de Decisão (Diretores, gerentes e demais líderes), bem como executores que atuam em processos de gestão de mudanças.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Domínio básico de técnicas de modelagem de processos.
- Aperfeiçoamento das abordagens de gestão de processos existentes ou a serem implementadas na organização.
- Indicações de como disseminar os modelos de processos como instrumento válido para apoio à tomada de decisão empresarial.
- Geração de economias na implementação de mudanças, aproveitando ao máximo as condições disponíveis na organização.
- Viabilização da produção de evidências de boas práticas necessárias ao atendimento às demandas regulatórias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• INTRODUÇÃO
- Diferenciação entre Gestão de Processos e Gestão por Processos e suas implementações: panorama geral da utilização contínua da modelagem de processos no ambiente empresarial.
- Gestão da Mudança com apoio da gestão por processos: contextualizando o esforço de mapeamento de processos.
- Modelos Sistêmicos: introdução aos conceitos de Cadeia de Valor e Macroprocessos, necessários à organização de processos modelados. Compreensão da interligação entre processos, permitindo visualizar a organização como um grande sistema de processamento de informações e tomada de decisões.
- Modelagem Multidimensional de Processos: associação de atributos modeláveis por atividade, de modo a permitir o entendimento amplo das atividades de negócio para análise e decisão.
- Arquitetura de Processos: avaliação das diversas práticas de hierarquização de níveis de detalhamento de processos utilizados no mercado e apresentação das indicações necessárias à adoção de padrões pela organização.
• OPERACIONALIZAÇÃO
- Técnicas de levantamento de Processos: o sucesso da modelagem de processos depende diretamente das abordagens adotadas para mapeamento de processos, tais como: Entrevistas, brainstorming e a formação de equipes de modelagem. Análise de prós e contras de cada abordagem.
- A Diagramação de Processos na notação BPMN (Business Process Modeling Notation), adequado ao detalhamento de fluxos decisórios com vistas à automação de rotinas.
- Distinção entre Processos de Negócio e Fluxos implementáveis através de sistemas.
- Documentação de processos: complementando com dados os processos mapeados e obtendo reports e visualizações mais completas do funcionamento da organização.
• MELHORIA DE PROCESSOS
- Aplicação de técnicas de redesenho de processos: dicas e práticas para a identificação das oportunidades de melhorias, sua explicitação e seu entendimento gráfico, tangibilizando aos gestores a conformação futura dos processos de negócio. Desenvolvimento de plano operacional de mudanças, tendo em vista a transição entre os processos de negócio atuais (AS-IS) e ideais (TO-BE).
- Melhoria contínua de processos (aplicação dos ciclos PDCA/SDCA, de Deming), utilizando a gestão da qualidade para a estabilização e aperfeiçoamento de fluxos decisórios.
- Aplicação de Métodos de Avaliação Quantitativa de Desempenho: identificação de oportunidades de aplicação na tabulação de resultados de processos e sua análise.
METODOLOGIA
Desenvolvimento de cases, apresentação de cases de mercado, debates e trabalhos em grupo. Serão usados sistemas de diagramação colaborativa on-line e aula presencial por meio da ferramenta ZOOM.