Dados
DURAÇÃO 16 horas
APRESENTAÇÃO

Num cenário de restrição econômica em que as descontinuidades nas instituições públicas e privadas são mais frequentes, as demandas por organização são mais intensas e as expectativas dos clientes mais altas.

O desafio é conseguir compatibilizar a estrutura organizacional avaliando criticamente o modelo de gestão vigente e desenvolvendo proposições que possibilitem a mudança para um novo patamar adequado de operação. Tudo isto potencializando seus aspectos positivos existentes, ao mesmo tempo em que lidando suas restrições culturais, legais, operacionais e mercadológicas.

Este curso revê os diversos modelos de gestão propostos pelas Organizações e os métodos de intervenção adotados. A partir do aprendizado gerado por estas abordagens é proposto um modelo de Mudança Organizacional apoiado em processos de negócio que poderá ser adaptado a quaisquer condições culturais e operacionais vigentes na Organização e apontar caminhos para a evolução da Organização no futuro.

Neste treinamento são apresentadas as ferramentas necessárias à diagnose, modelagem e condução dos processos de mudança.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais envolvidos em processos de mudança organizacional.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES  

  • Preparo para o desenvolvimento de metodologia de Modelagem Organizacional, gerando maior eficácia em esforços próprios e melhor aproveitamento de recursos externos na mudança empresarial (economia, tecnologias, consultorias etc.).
  • Desenvolvimento de capacidade interpessoal para lidar com pressões inerentes a mudanças organizacionais.
  • Geração de economias na implementação de mudanças, aproveitando ao máximo as condições da Organização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Entendimento da evolução das abordagens de modelagem organizacional: revisão de formas e desenvolvimento de modelos de gestão desde o século XX.
  • Alinhamento entre Direcionamentos Estratégicos e a Arquitetura Organizacional: desenvolvimento de estruturas organizacionais que tenham evidências de adequação às estratégias vigentes, gerando maior suporte político e operacional.
  • Aprendizagem de técnicas de levantamento e diagnose empresarial: entrevistas, workshops, avaliações de causa e efeito, entre outras abordagens úteis à modelagem organizacional.
  • Conhecimento de dificuldades e soluções associadas à modelagem organizacional: é a antecipação dos desafios a serem enfrentados pelos analistas responsáveis por este tipo de mudança.
  • Proposição de estruturas e modelos de gestão: simulação e escolhas entre as diversas alternativas existentes, sempre alinhados com a realidade prática da organização.
  • Desenvolvimento de metodologia de mudança organizacional: estruturação dos passos mais pertinentes às possibilidades da Organização.
  • Integração entre estratégia, processos de negócio, tecnologia da informação, pessoas com a Arquitetura Organizacional, viabilizando a mudança empresarial em todas as suas direções e de forma coerente com as novas estruturas organizacionais propostas.
  • Identificação da natureza dos impactos das regulações na operação da empresa: alinhando a proposição organizacional com o Compliance cada vez mais intenso.
  • Gerenciamento do processo de mudança: constituindo o Change Management e descrevendo sua atuação no projeto de Arquitetura Organizacional.

METODOLOGIA

Desenvolvimento de cases, apresentação de cases de mercado, debates e trabalhos em grupo. 

 


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