Dados
DURAÇÃO 16 horas
 

APRESENTAÇÃO

O fortalecimento gerencial de uma organização passa necessariamente pelo desenvolvimento de competências de sua linha de supervisão e coordenação. Com esta visão, o papel desses profissionais deve ser não só o exercício de suas funções mais imediatas, mas, também, o de alimentadores do processo de gestão da organização, propulsores de resultados, por meio do fortalecimento de equipes e parcerias de trabalhos com suas gerências imediatas.     

É com o objetivo de levar a seus participantes uma reflexão sobre a relevância desse papel e lhes proporcionar o desenvolvimento de competências a ele associadas, este treinamento traz o estudo e a prática sobre temas tais como: liderança, comunicação e feedback, negociação e administração de conflitos no trabalho, motivação de equipes, coacching, planejamento e gestão de metas, com foco no incremento de produtividade e resultados.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Conscientização do papel estratégico da supervisão e coordenação de equipes.
  • Desenvolvimento da competência de liderança para gestão de equipes.
  • Desenvolvimento da comunicação assertiva.
  • Compreensão das funções coaching e mentoring na atuação como líder de equipes.
  • Aquisição de técnicas de negociação e administração de conflitos.
  • Aquisição de técnicas para motivação de equipes e feedback.
  • Conscientização da importância do planejamento e gestão de equipes por metas e objetivos estratégicos. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O PAPEL ESTRATÉGICO DO LÍDER NAS ORGANIZAÇÕES

  • Líder: o facilitador de mudanças organizacionais.
  • Desenvolvimento de equipes por meio das competências.
  • Perfil do líder – autoavaliação.

 

• COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PARA SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO DE EQUIPES

  • O uso estratégico da comunicação.
  • O processo de comunicação – o indivíduo e os tipos de mensagens.
  • A influência das emoções na comunicação.
  • Fatores críticos da comunicação.
  • Estilos de comunicação: passiva, assertiva, agressiva e suas consequências.

 

• NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

  • Princípios de negociação.
  • Os diversos estilos de negociação – como lidar com cada um deles.
  • Divergência e conflito – como manter o ambiente produtivo.
  • Perfis de administração de conflitos – como gerenciar os diversos perfis na equipe.

 

• COACHING E MENTORING – ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

  • Coaching – como vencer os desafios de performance.
  • Mentoring – inspiração para a melhoria contínua.

 

• MOTIVAÇÃO DE EQUIPES E FEEDBACK

  • Conceito de motivação.
  • Maturidade funcional e maturidade psicológica.
  • Motivação pela aprendizagem.
  • O processo de delegação – estímulo à motivação de equipes.
  • A utilização do feedback como ferramenta de desenvolvimento das equipes – motivação e mudança de atitude.
  • Características das equipes de sucesso.

 

• PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

  • Visão de futuro e comprometimento da equipe por meio dos objetivos estratégicos.
  • A importância do planejamento estratégico compartilhado – o desenvolvimento da consciência do resultado individual para obtenção do resultado da equipe e da organização.
  • O líder como gestor de resultados.

METODOLOGIA

Os conceitos serão apresentados por meio de exposição dialogada (com utilização de recursos multimídia). Serão realizadas rodas de discussão, exercícios interativos, atividades dirigidas e debates vivenciais, visando à facilitação do processo de aprendizado.

Todo o conteúdo programático é trabalhado com foco na aplicação prática do dia a dia, utilizando-se uma abordagem objetiva e de fácil compreensão.

 


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