Desenvolvimento de Competências para Supervisão e Coordenação de Equipes Um curso fundamental para profissionais que atuam na supervisão e coordenação de equipes, com foco no incremento de produtividade e alcance das metas e objetivos
APRESENTAÇÃO
O fortalecimento gerencial de uma organização passa necessariamente pelo desenvolvimento de competências de sua linha de supervisão e coordenação. Com esta visão, o papel desses profissionais deve ser não só o exercício de suas funções mais imediatas, mas, também, o de alimentadores do processo de gestão da organização, propulsores de resultados, por meio do fortalecimento de equipes e parcerias de trabalhos com suas gerências imediatas.
É com o objetivo de levar a seus participantes uma reflexão sobre a relevância desse papel e lhes proporcionar o desenvolvimento de competências a ele associadas, este treinamento traz o estudo e a prática sobre temas tais como: liderança, comunicação e feedback, negociação e administração de conflitos no trabalho, motivação de equipes, coacching, planejamento e gestão de metas, com foco no incremento de produtividade e resultados.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conscientização do papel estratégico da supervisão e coordenação de equipes.
- Desenvolvimento da competência de liderança para gestão de equipes.
- Desenvolvimento da comunicação assertiva.
- Compreensão das funções coaching e mentoring na atuação como líder de equipes.
- Aquisição de técnicas de negociação e administração de conflitos.
- Aquisição de técnicas para motivação de equipes e feedback.
- Conscientização da importância do planejamento e gestão de equipes por metas e objetivos estratégicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• O PAPEL ESTRATÉGICO DO LÍDER NAS ORGANIZAÇÕES
- Líder: o facilitador de mudanças organizacionais.
- Desenvolvimento de equipes por meio das competências.
- Perfil do líder – autoavaliação.
• COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PARA SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO DE EQUIPES
- O uso estratégico da comunicação.
- O processo de comunicação – o indivíduo e os tipos de mensagens.
- A influência das emoções na comunicação.
- Fatores críticos da comunicação.
- Estilos de comunicação: passiva, assertiva, agressiva e suas consequências.
• NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
- Princípios de negociação.
- Os diversos estilos de negociação – como lidar com cada um deles.
- Divergência e conflito – como manter o ambiente produtivo.
- Perfis de administração de conflitos – como gerenciar os diversos perfis na equipe.
• COACHING E MENTORING – ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
- Coaching – como vencer os desafios de performance.
- Mentoring – inspiração para a melhoria contínua.
• MOTIVAÇÃO DE EQUIPES E FEEDBACK
- Conceito de motivação.
- Maturidade funcional e maturidade psicológica.
- Motivação pela aprendizagem.
- O processo de delegação – estímulo à motivação de equipes.
- A utilização do feedback como ferramenta de desenvolvimento das equipes – motivação e mudança de atitude.
- Características das equipes de sucesso.
• PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
- Visão de futuro e comprometimento da equipe por meio dos objetivos estratégicos.
- A importância do planejamento estratégico compartilhado – o desenvolvimento da consciência do resultado individual para obtenção do resultado da equipe e da organização.
- O líder como gestor de resultados.
METODOLOGIA
Os conceitos serão apresentados por meio de exposição dialogada (com utilização de recursos multimídia). Serão realizadas rodas de discussão, exercícios interativos, atividades dirigidas e debates vivenciais, visando à facilitação do processo de aprendizado.
Todo o conteúdo programático é trabalhado com foco na aplicação prática do dia a dia, utilizando-se uma abordagem objetiva e de fácil compreensão.