Mediação Como Forma de Solução de Conflitos
APRESENTAÇÃO
Existem três formas de solução de conflitos que são: negociação, mediação e arbitragem. Mediação é um processo pacífico de resolução de conflitos, em que uma terceira pessoa, imparcial e independente, com a necessária capacitação, facilita o diálogo entre as partes para que melhor entendam seus conflitos, busquem seus interesses a fim de alcançar soluções criativas e possíveis. O mediador não trabalha o conteúdo do conflito, mas sim o processo pelo qual se passa da situação atual de conflito para uma situação final em que o conflito foi solucionado.
Para que a mediação tenha sucesso, existem quatro palavras chave que são: diálogo, processo de mediação, estado mental e emocional das partes e ambiente adequado para a solução das divergências existentes.
A QUEM SE DESTINA
- Executivos, gerentes e colabores de qualquer tipo de organização.
- A todos que desejam compreender a importância da mediação e de procedimentos práticos para a sua realização.
- A todos que queiram implementar competências em negociação e adquirirr uma compreensão avançada de mediação e gestão de conflitos.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Aptidão para efetuar qualquer tipo de mediação, sejam elas simples ou complexas.
- Saber como fazer de cada mediação uma oportunidade de identificação de novos relacionamentos e de aprendizado.
- Identificação de pontos fortes e fracos como mediadores.
- Compreensão do processo de mediação e a sua importância para uma gestão positiva dos conflitos.
- Capacitação para utilizar um roteiro para preparar e organizar sessões de mediação de modo a assegurar as condições ótimas de eficácia.
- Capacitação para identificar procedimentos úteis e procedimentos destrutivos no processo de mediação.
- Maior desenvoltura e flexibilidade nas mediações.
- Compreensão avançada da mediação aplicada aos mais diversos tipos de contextos e situações.
- Saberão encontrar formas de construir acordos de nível superior em qualidade e comprometimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• CONCEITOS E ENFOQUES DE MEDIAÇÃO: O QUE FAZ A DIFERENÇA
- A função da mediação e o papel do mediador;
- A mediação em situações simples e complexas;
- Estabelecimento das regras comportamentais e do processo de mediação:
- Mediação e gestão de conflitos. A concepção tradicional e a moderna de conflito;
- Os pecados capitais na mediação. O que pode levar uma mediação ao fracasso;
- Mediação e gestão de conflitos: o campo de forças e o processo decisório;
- A criatividade: criando alternativas de ganho mútuo;
- Identificando e relacionando todos os aspectos relevantes em qualquer mediação: conhecimento do assunto; os cenários; o processo de mediação; as habilidades de relacionamento; a realidade interna das partes envolvidas.
• TECNOLOGIA DE MEDIAÇÃO
- Etapas do processo de mediação. O campo de forças;
- Como preparar uma mediação. A reunião preliminar com as partes envolvidas;
- Como preparar considerando a ótica das partes envolvidas;
- Levantando pressupostos e as condições necessárias e suficientes para o sucesso;
- Identificando necessidades, expectativas, valores, desejos, interesses e temores;
- A formulação de alternativas;
- Identificando os critérios de decisão;
- Identificando as consequências de não se resolver o conflitos;
- A função do controle e avaliação;
- A administração do tempo. A questão do foco;
- Impasses. Como superar dificuldades e antagonismos;
- Concessões: como conceder sem comprometer o essencial.
• AS HABILIDADES DE RELACIONAMENTO
- Orientação das relações interpessoais entre as partes.
- O processo de comunicação. Entendendo os elementos e evitando o arco de distroção
- A comunicação e a gestão de conflitos;
- A flexibilidade como diferencial para a obtenção de resultados;
- Minimização de conflitos. Como superar conflitos e antagonismos, separando as pessoas dos problemas;
- O que fazer para gerar confiança e manter um clima positivo e de cooperação.
• ASPECTOS RELATIVOS AO ASSUNTO OBJETO DA MEDIAÇÃO
- O objeto da mediação. O conhecimento de todos os aspectos envolvidos;
- Os objetivos, as alternativas e os critérios de decisão;
- Os princípios da boa formulação de objetivos;
- Identificando as soluções e benefícios.
• A REALIDADE INTERNA DO MEDIADOR E DAS PARTES ENVOLVIDAS
- Entendo a diferença entre o jogo interno e o jogo externo. Os estados mentais e emocionais ricos e pobres de recursos;
- Os hábitos e condicionamentos;
- A paixão por vencer;
- As crenças quentes e as crenças frias;
- Como superar adversidades, contrariedades e frustrações mantendo o foco.
• A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DE MEDIAÇÃO / HABILIDADES DE RELACIONAMENTO/ CONHECIMENTO DO ASSUNTO
- Desenvolvendo o papel e as habilidades do mediador;
- Como conhecer ampliar e usar o seu potencial de mediador;
- Plano de Ação para o desenvolvimento das qualidades de mediação;
- Chegando a uma solução que atenda aos interesses das partes.
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, com base em casos, simulações, jogos e identificação de aplicações práticas das principais conclusões efetuadas, no dia a dia dos participantes. Após cada atividade prática haverá análise da condução das mediações e do que poderia ter sido feito para atingir melhores resultados. O balanceamento teoria/prática é de 20%/80%.