Dados
DURAÇÃO 16 horas

APRESENTAÇÃO

Muitos produtos e serviços ainda são desenvolvidos sem o devido cuidado. Muitas ideias são tiradas do papel a custos altíssimos sem antes serem propriamente testadas. Cada vez mais, o cliente encontra-se insatisfeito com resultados de trabalhos que foram gerados dentro de critérios aceitáveis de tempo, custo e qualidade, mas que na ‘Hora H’ não conseguem resolver essencialmente o problema original que resultou na idealização de um determinado produto ou serviço.

Da mesma forma, alguns produtos e serviços são gerados depois de muito empenho e grande parte de seu conteúdo nunca chegará a ser utilizado. Afinal de contas, por que tanto desperdício e insatisfação? Nesse sentido, o Design Thinking auxilia na busca alternativa de soluções para um determinado problema. Por meio de um trabalho colaborativo, permite a análise de um problema, assim como a idealização de respostas no intuito de facilitar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, visando sempre uma condição de empatia com o usuário.

É por isso que o Design Thinking é conhecido como um conjunto de métodos e processos que por meio de abordagens centradas no fator humano, auxilia pessoas físicas e organizações a solucionarem problemas e alinharem estratégias. 


A QUEM SE DESTINA

Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de conhecimento e um maior domínio de técnicas de criatividade e resolução de problemas;

Profissionais que buscam ferramentas para enfrentar melhor os desafios que possam surgir em suas atuais ou futuras atividades profissionais, assim como desafios particulares;

Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Promover o pensamento no design;
  • Desenvolver processos criativos, estimulando a desenvolver uma resposta conceitual a um determinado problema 
  • Converter as experiências dos participantes no intuito de promover uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de talentos;
  • Incorporar conceitos do design thinking ao dia-a-dia do participante, e paralelamente, à cultura organizacional de sua empresa, revertendo maiores resultados para o negócio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O que é o design thinking?
  • Valores do design thinking;
  • Como incorporar o design thinking em situações reais do dia a dia e nos negócios;
  • O processo criativo na resolução de problemas:
    • Ferramentas;
    • Exploração, análise e geração de insights;
    • Divergência X Convergência;
    • Síntese e implementação;
    • Como criar o desafio da maneira correta;
    • Diferentes pontos de vista;
    • Reformulação do problema proposto.
  • Prototipagem e validação de ideias
    • Tangibilização das ideias;
    • Recebimento e avaliação de feedbacks;
  • Errar rápido no intuito de evoluir o trabalho de conscientização da solução proposta;
  • Avaliação do trabalho e pontos de melhoria.

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas com debates entre os participantes e utilização da técnica vivencial learning by doing;
  • Apresentação de casos práticos, ferramentas e processos de design thinking com total interação entre os participantes;
  • Ao final do programa, cada participante estará envolvido na resolução de um problema específico, cujo produto final será avaliado pelos demais componentes do programa.

ColorBox demo