Elaboração de Instrumentos de Medição de Resultados (IMR)
• Saiba como elaborar o Instrumento de Elaboração de Resultados (antigo Acordo de Nível de Serviço, conforme estabelecido na IN 05 / 2017).
• Saiba como construir indicadores para contratos de diversas naturezas (Obras, Alimentação, Vigilância, Manutenção Predial, Limpeza e Conservação etc.).
APRESENTAÇÃO
As Organizações públicas e privadas dedicam-se cada vez mais à garantia de resultados de suas atividades. Para viabilizar essa tendência, recorrem à terceirização, sendo imprescindível melhor gestão dos contratados. O Instrumento de Elaboração de Resultados - IMR é uma ferramenta aplicada na Terceirização, envolvendo a criação de métricas, indicadores e níveis de serviço que representarão os controles e gestão da execução dos serviços, adequação do pagamento, e a comprovação formal e sem subjetividade da qualidade do atendimento e fornecimento que se quer realmente alcançar.
Como instrumento para o aprimoramento da gestão e da qualidade dos serviços prestados pelas contratadas, as organizações, as Organizações utilizam-se frequentemente da Gestão de Nível de Serviço (Service Level Management – SLM), instrumentalizado pelo Instrumento de Medição de Resultados - IMR. Esse importante instrumento de gestão, hoje obrigatório pelas Instruções do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPDG, proporciona uma melhor relação contratante / contratado, fundamentada nas expectativas do cliente, desempenho, resultados e nas reais condições de execução dos serviços pela contratada, acompanhado por indicadores (KPIs) e níveis de qualidade pré-ajustados no instrumento contratual.
A partir de setembro de 2017, as entidades públicas, nos termos da nova Instrução Normativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (IN 05/2017), deverão adequar o pagamento a fornecedores de serviços ao desempenho dos contraltos. Para tanto, deverão adotar obrigatoriamente a metodologia de Instrumento de Medição de Resultados - IMR , cuja finalidade e parâmetros para elaboração serão abordados com profundidade neste curso, principalmente para os contratos mais frequentemente utilizados pela Administração Pública.
A QUEM SE DESTINA
Gerentes, fiscais de contratos, assessores jurídicos, auditores e profissionais que elaboram Projeto Básico e Termo de Referência; Responsáveis pela elaboração de Projeto Básico e de contratos terceirizados; Profissionais envolvidos no processo de contratação de serviços; elaboradores de Editais; Membros de Comissão de Licitação; Profissionais que atuam com especificação de métricas contratuais.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
• Aquisição de conhecimentos para a implementação a elaboração de Instrumentos de Medição de Resultados - IMR;
• Utilização do IMR como instrumento de Gestão de contratos de terceirização;
• Capacitação para a formulação de indicadores que possibilitem a elevação responsável e continuada da qualidade das contratações.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• PARTE I
• Apresentação da Nova IN 05/2017, o que mudou?
• Entrada em vigor da nova IN 05/2017. Como serão regidos os contratos em andamento?
• Formalizados conforme as regras da IN 0 2/2008. E nos casos de prorrogação ?
• O Instrumento de Medição do Resultado-IMR. Finalidade e parâmetros para elaboração;
• Novas diretrizes para contratação de serviços de limpeza e vigilância. Novas produtividades e as faixas referenciais;
• Orientações para Fiscalização de Contratos de acordo com a Nova Instrução Normativa, 05\2017;
• Procedimentos de Gestão e Fiscalização de contrato com base em indicadores;
• Novos atores de acompanhamento e fiscalização de contratos, papéis e atribuições de cada um deles;
• Procedimentos para indicação e designação dos agentes envolvidos;
• Novos procedimentos para a rotina da Fiscalização dos contratos continuados com dedicação exclusiva de mão de obra e cuidados pertinentes;
• Fiscalização por amostragem.
• PARTE II
• Visão sistêmica do processo de contratação, sob a ótica do IMR;
• Conhecendo a legislação e a jurisprudência;
• Posicionamento do TCU;
• Riscos na terceirização;
• Fases importantes do processo de contratação;
• Acordo de nível de serviço – Benefícios;
• Aspectos jurídicos do IMR;
• Conceitos do IMR;
• Origem, conceito, benefícios;
• Estrutura do Acordo de Nível de Serviço, definições dos serviços;
• Responsabilidades, atuação das partes no IMR;
• SLA como diferencial competitivo no mercado;
• Implantação do IMR/KPIS e medidas de desempenho;
• Vantagens do IMR;
• Pontos de atenção, Definição, finalidade, características, construção de um indicador;
• Filosofia S.M.A.R.T.
• Metas como ferramenta da melhoria contínua do IMR;
• Faixas de execução do serviço;
• Operacionalização do acordo de nível de serviço;
• Acompanhamento até o encerramento do IMR. Diferença entre Multa e Glosa;
• Quando é possível aplicar o IMR;
• Negociação e formalização do IMR;
• Ferramentas (aplicativos) de gestão do IMR;
• Aprimoramento do IMR para elevação da qualidade contratada;
• A continuidade do prestador em função do desempenho;
• Apresentação de modelos de IMR, com elaboração de métricas, indicadores e fórmulas para os contratos de:
- Alimentação;
- Limpeza;
- Infraestrutura;
- Manutenção;
- Obras;
- Operadores logísticos;
- Tecnologia da informação e telecomunicações;
- Transportes e demais contratos de interesse dos treinandos.