Desenvolvimento da Competência em Liderança Construindo lideranças para organizações inovadoras e sustentáveis
A competência em liderança é um dos diferenciais entre as organizações. A geração do conhecimento e da inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das lideranças.
Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenciar, orientar para resultados, e – principalmente – desenvolver pessoas, com o objetivo final de alinhar e reter talentos, experiências e competências às estratégias da organização.
O que cabe, então, ao gerente no contexto de superação de dificuldades do presente e preparação da organização para o futuro? Qual o seu papel como líder? Que competências necessita adquirir e desenvolver?
O propósito deste treinamento é apresentar respostas a estas e tantas outras questões que fazem parte do dia a dia gerencial, apresentando aos participantes os conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de competências em liderança, permitindo-lhes, assim, explorar ao máximo suas potencialidades como gestores nas suas organizações.
A QUEM SE DESTINA
Gerentes, potenciais Gerentes, Líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.
OBJETIVO GERAL
Apresentar conceitos e abordagens sobre a liderança e o papel dos líderes como agentes de transformação em suas organizações, a partir de uma visão interiorizada das competências a serem desenvolvidos na construção do gestor-líder.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os participantes deste treinamento estarão habilitados a lidar com situações práticas que envolvem:
- O entendimento do estágio atual das organizações e as mudanças que necessitam ser implementadas em seu modelo de gestão;
- O exercício do poder de influência do líder como agente indutor de mudanças;
- O papel do gestor no processo de aprendizagem coletiva, extraindo o conhecimento e a inovação das pessoas;
- O entendimento e a prática dos aspectos diferentes e complementares entre os conceitos dos papéis de gestor e de líder;
- A explicitação das competências necessárias ao exercício da liderança;
- A utilização de ferramentas para direcionar diferentes estilos de liderança;
- A autoliderança como base para a geração de autoconfiança, inteligência emocional e autodesenvolvimento;
- A influência do funcionamento da personalidade e os seus efeitos facilitadores es e dificultadores ao exercício da liderança.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Desenvolvimento de competências comportamentais e de gestão de pessoas para o exercício da liderança.
- Conscientização do atual paradigma de liderança e o papel do gestor-líder nas organizações competitivas.
- Avaliação de pontos fortes e de melhoria, no mapeamento das competências de liderança.
- Entendimento da essência da liderança e da importância do autodesenvolvimento em atitudes e valores de conduta.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• O PAPEL DA LIDERANÇA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
- Entendendo o cenário atual e o desafio das organizações.
- A evolução dos modelos de gestão e de liderança.
- Os novos paradigmas organizacionais.
- Organizações de Aprendizagem: learning organizations.
- Gerenciamento x liderança ¾ a hora e a vez do líder.
- O papel do gestor-líder: comprometimento, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano.
- O gerente-líder no atual milênio.
- Mudança de postura: gerenciando COM pessoas.
• FERRAMENTAS E CONCEITOS DE LIDERANÇA
- A construção da confiança e o caráter como bases para a liderança.
- Teorias sobre os estilos de liderança.
- Teoria do modelo situacional.
- Aplicação do modelo de liderança situacional: estilos de liderança eficazes.
- Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de liderança-situacional.
- Discussão de casos reais sobre os graus de adequação, na prática, dos estilos de liderança.
- Síntese e discussão de ideias e conceitos de diversos autores.
• CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇA
- Autoliderança e autoconhecimento.
- Inteligência emocional para a liderança: aplicação de instrumento-diagnóstico.
- O modelo das inteligências múltiplas.
- Funcionamento da personalidade segundo o modelo de Jung - Dominância cerebral.
- Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de personalidade.
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
REFERENCIAL TEÓRICO
Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: Pierre Weil, Roberto Crema e Ken O´Donnell como base conceitual para os aspectos de mudança de paradigma, o modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge, contextualização de organizações modernas de Stephen Covey, Peter Drucker, Edgar Schein, James Hunter, John Kotter, Warren Bennis e conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman. Como base instrumental é adotado o modelo de avaliação de liderança situacional de Hersey e Blanchard. Como referenciais para a abordagem de autoconhecimento é utilizada a tipologia de Jung associada ao modelo de dominância cerebral de Ned Herrman.