Desenvolvimento de Potenciais Líderes e Líderes em Formação Capacite os líderes do amanhã com estratégias práticas e inspiradoras.
APRESENTAÇÃO
Nas empresas, é muito comum constatar que a preparação para as funções de liderança ocorre muito mais pela prática do que por meio de um programa estruturado de desenvolvimento de competências em gestão, principalmente em gestão comportamental. Em outras palavras, a preparação ocorre simultaneamente à execução, especialmente para os profissionais que ocupam funções de liderança na linha de frente ou em nível operacional.
Em geral, os profissionais são treinados nas competências técnicas e desenvolvem grande expertise neste segmento. Mas, quando convidados a exercerem função ou papel de líder deparam-se com dificuldades na condução das equipes para o alcance de resultados, ficando evidente a ausência de desenvolvimento das competências em gestão de pessoas, especialmente as comportamentais, aquelas -relacionadas à interação humana e ao autodesenvolvimento.
Com este foco, este treinamento visa à preparação de profissionais que futuramente irão ocupar funções de liderança, contribuindo para a construção de uma ambiência organizacional favorável à produtividade, inovação e qualidade de vida no trabalho.
QUEM ESTARÁ NESSE TREINAMENTO
Este curso é destinado a profissionais iniciados na função de liderança ou com potencial para exercê-la, bem como a líderes que necessitem de uma reciclagem nas competências em liderança.
OBJETIVOS
-
Conhecimento sobre modelos e práticas da moderna liderança;
-
Entendimento das variáveis que interferem nas forças e fraquezas das equipes;
-
Desenvolvimento de competências interpessoais: relacionamento, comunicação e feedback;
-
Avaliação e desenvolvimento da dupla empatia-assertividade como base da confiança líder-equipe;
-
Autoconhecimento do seu perfil de resiliência por meio das competências da Inteligência Emocional.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conscientização da importância da atuação inspiradora e motivadora do líder de uma equipe, influenciando mudança de atitudes e obtenção de resultados;
- Percepção da relevância de ações de liderança na condução de equipes, tanto na gestão dos processos de trabalho quanto na gestão das relações humanas;
- Desenvolvimento das competências interpessoais para a interação com os diferentes profissionais que integram as equipes e as interfaces de trabalho;
- Facilitação do processo de autoconhecimento, identificando características próprias que favorecem ou dificultam o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe; e
- Sensibilização para o autodesenvolvimento, especialmente com relação às habilidades e atitudes para o exercício da resiliência (saber lidar com a pressão do dia a dia).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• O PAPEL DA LIDERANÇA E AS FERRAMENTAS DO LÍDER
- Entendendo o cenário atual e o desafio das organizações;
- A liderança como fator chave no sucesso organizacional;
- A evolução dos modelos de liderança frente aos novos desafios organizacionais;
- As funções da liderança;
- Duas funções complementares: líder e gestor;
- Competências do líder moderno;
- Estilos de liderança: vantagens e desvantagens;
- Liderança compartilhada: empowerment e delegação;
- Os múltiplos papéis do líder;
- Autoavaliação em liderança.
• AUTOLIDERANÇA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RESILIÊNCIA
- Autoliderança e gerenciamento do estresse nas adversidades;
- Entendendo as emoções, seus efeitos e funcionalidades;
- Influências emocionais e seus mecanismos – eficácia e ineficácia nas relações de trabalho;
- Equilíbrio emocional: como lidar com situações onde as emoções dominam as relações;
- Resiliência: saber lidar com as pressões do dia a dia;
- Conceito: o que é inteligência emocional?
- Inteligência emocional (IE) e suas competências intra e interpessoais;
- Uso dos recursos da inteligência emocional aplicados no trabalho e no gerenciamento do estresse e das pressões do dia a dia;
- Automotivação: o combustível da vida;
- Bom humor:o clima organizacional e a produtividade das equipes;
- Autoavaliação da IE (instrumento diagnóstico).
• HABILIDADES INTERPESSOAIS PARA A LIDERANÇA:RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- A percepção humana e sua interferência nos relacionamentos interpessoais;
- A necessidade de estímulos e reconhecimento a partir dos relacionamentos;
- Construção de confiança e de relações cooperativas – o poder da empatia e da assertividade;
- Desenvolvimento da assertividade: estilos de comportamentos nos relacionamentos e na comunicação interpessoal (estilo assertivo e não assertivos);
- Avaliando sua assertividade: instrumento de autoavaliação;
- Administração de conflitos: habilidades de relacionamento para situações emocionais e para conciliar interesses.
• HABILIDADES INTERPESSOAIS PARA A LIDERANÇA: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL e FEEDBACK
- Comunicação como um processo;
- Comunicação verbal e não verbal;
- Barreiras na comunicação;
- Habilidades comportamentais críticas na comunicação: clareza de expressão, saber sintetizar e saber ouvir;
- Significado e importância do Feedback na gestão do desempenho e no relacionamento interpessoal;
- Como dar e receber feedback;
- O Feedback como ferramenta de desenvolvimento;
- Como oferecer feedback de forma estruturada, profissional e ética.
• OFICINA DE AUTOAVALIAÇÃO
Neste momento, os participantes são orientados a realizarem um processo de autoavaliação, quando poderão identificar suas características fortes, que influenciam positivamente o exercício da liderança e suas características que necessitam ser trabalhadas para obtenção de melhores resultados. A autoavaliação é confidencial.
METODOLOGIA
Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.
Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.