Estratégias de Negócios Físicos e Digitais Integrados O curso é voltado ao gestor e empreendedor que deseja expandir seu negócio e necessita de ajuda para tomar as decisões mais adequadas. Iremos ajudar a refletir sobre quais os melhores modelos de crescimento, determinando as melhores estratégias e ações de
UMA IDEIA GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA
Ser competitivo é um enorme desafio, ainda mais em um mundo em que a dinâmica dos mercados se altera muito rapidamente. Marcas líderes e com uma absurda base de clientes passam a ser obsoletas em menos de 10 anos. Nokia está aqui para provar.
Vivemos um período onde o diferencial de um gestor não é mais a quantidade de informação coletada e sim a qualidade do conhecimento, isto é, a capacidade de transformar de forma assertiva e constante a informação em conteúdo prático.
O curso é voltado ao gestor e empreendedor que deseja expandir seu negócio e necessita de ajuda para tomar as decisões mais adequadas. Iremos ajudar a refletir sobre quais os melhores modelos de crescimento, determinando as melhores estratégias e ações de marketing e vendas.
Repleto de estudo de casos, exemplos práticos e ferramentas de apoio inovadoras, o curso levará o gestor a analisar as tendências de mercado, seu público alvo, suas competências, seu posicionamento frente aos concorrentes e todas as possibilidades de crescimento integrando estratégias e ações online e offline, hoje denominadas de phygital.
QUEM ESTARÁ NESTE TREINAMENTO
Profissionais, Executivos, Colaboradores e Gestores de Empresas das mais diferentes áreas de atuação que necessitam desenvolver, estruturar e implementar estratégias e ações de marketing e vendas de forma consistente e de acordo com sua capacidade de investimento.
O QUE VOCÊ ACRESCENTARÁ AO SEU CONHECIMENTO
// Posicionamento como gestor amplo de negócios, utilizando as ferramentas de gestão de marketing e vendas integradas como instrumento diferenciador de sucesso;
// Estreitar a relação entre as equipes de marketing e vendas criando uma ponte de maior eficiência para a empresa;
// Observar as mudanças na gestão de vendas dos produtos e serviços através da tecnologia;
// Entender os critérios de compra do consumidor e suas diversas gerações e classes sociais;
// Desenvolver uma estratégia de crescimento em vendas orientado ao curto e médio prazo;
// Implementar os diversos formatos e modelos de canais de distribuição;
// Construir e gerir o funil de vendas de sua carteira comercial aliado às ações de marketing;
// Estar apto a iniciar um programa de relacionamentos com seus clientes;
// Criar competências na empresa de forma a utilizar as informações de mercado coletadas interna e externamente de maneira eficaz.
O QUE SERÁ ESTUDADO
Marketing e Vendas são Funções Estratégicas integrada aos mesmos objetivos das empresas
Vender melhor é ter clientes satisfeitos por muito tempo.
Aula 1: Começa com vendas e no meio do caminho tem o marketing ou será o inverso?
O marketing contemporâneo e o ambiente competitivo de negócios:
- A evolução da área comercial na gestão estratégia de negócios;
- Elementos do plano estratégico de marketing;
- Elementos estratégicos, gerenciais e operacionais do plano de vendas;
- Conceito de inteligência de negócios aplicada ao processo decisório.
A importância de parar para pensar.
- Diagnósticos de Mercado;
- Entendendo o Macro e Micro Ambiente.
- Aplicação da Matriz SWOT Canal Vertical™ e Diagnóstico Quatro Pilares Canal Vertical™
Aula 2: Quem são os nossos clientes e quem somos para eles?
Conceito prático de segmentação de mercado, entendendo as gerações de clientes:
- Construindo Personas e diferenciando de Publico Alvo;
- Os diferentes papéis do cliente e do consumidor final;
- Tipos de clientes x estilo de compradores;
- Funil de vendas e captação de clientes;
- Clientes de relação x clientes de transação;
- Gerenciando a carteira de clientes – aplicando a curva ABC Canal Vertical™.
Desenvolvendo as métricas de controle e avaliação de satisfação dos clientes:
- Indicadores de satisfação, recomendação e facilidade de uso.
Conceito de Proposta de Valor:
o Diferencial Competitivo – Características e Benefícios dos produtos e serviços da empresa em relação aos concorrentes;
- Aplicação do Mapa de Criação de Valor Canal Vertical™.
Aula 3: Estruturando o Plano de Marketing Integrado Phygital
- Construindo as estratégias e ações de marketing físico e digital:
- O foco é no cliente e não no produto;
- Outbound Marketing e como captar o cliente novo;
- Inbound Marketing e a importância da gestão de conteúdo;
- Ações de Marketing para atrair a atenção da sua persona;
- Presença digital e física são os embaixadores de sua empresa;
- Estudos de Caso aplicados às diversas áreas de atuação das empresas oferecendo caminhos aos participantes.
Aula 4: Estruturando o Plano Comercial e de Relacionamento Phygital
- Estratégias de expansão comercial:
- Aplicando a Matriz de Expansão de Mercado Canal Vertical™.
- Política de vendas e dimensionamento da equipe comercial:
- Integrando equipes de captação física e digital.
- Uma reflexão sobre o que oferecemos para o cliente, o que ele realmente valoriza e deveria ser explorado ao máximo:
- Gestão da lealdade ao cliente;
- Construindo e aplicando a régua de relacionamento;
- Estimulando as vendas adicionais.
METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA
Aula serão ministradas com participação ativa dos alunos com ênfase em:
- Dinâmicas de Conteúdo;
- Exercícios em sala de aula utilizando técnicas de design thinking.
- Filmes e Apresentações;
- Exposição e discussão de casos com ênfase na realidade do ambiente de negócios brasileiro.
MATERIAL DIDÁTICO
- Apostila de conteúdo.
- Ferramentas disponibilizadas online.