Dados
DURAÇÃO 16 horas

APRESENTAÇÃO

Com a velocidade das informações e a necessidade de compartilhamento de informações, mais que isso, de conhecimento, se faz cada vez mais necessário a prática e o preparo para um ambiente de multiplicação e aprendizagem.

Os processos de desenvolvimento vão muito além de transmitir conhecimentos, mas principalmente encontrar estratégias para aumentar engajamento e provocar mudanças significativas que gerem novos pensamentos e comportamentos.

Este curso tem por objetivo apresentar conceitos e técnicas que favorecerão a atuação dos profissionais que precisam gerar e fomentar a aprendizagem no ambiente corporativo por meio de treinamentos.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais de quaisquer áreas da Organização, que tenham ou venham a ter a atribuição de multiplicadores /instrutores em  treinamentos ou eventos de toda natureza.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Saber improvisar em situações que por ventura se façam necessárias;
  • Entender todo o processo de aprendizagem de maneira a aplicar estratégias e técnicas que possam favorecê-lo;
  • Entender o uso de ferramentas online para favorecer a atenção, dinamismo e interação nas aulas;
  • Utilizar técnicas que favoreçam a atenção e interesse dos participantes para o conteúdo apresentado;
  • Reconhecer possibilidades que aumentem a credibilidade do apresentador;
  • Ser capaz de executar um plano de aula para melhor organização e cumprimento dos objetivos estabelecidos; e
  • Conhecer, vivenciar e aprimorar as habilidades essenciais à instrutoria presencial e remota.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O PROCESSO PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ

  • O processo de comunicação e a percepção
  • O impacto da imagem do instrutor/palestrante
  • Os elementos da comunicação – uso da comunicação verbal e não verbal e as adaptações para o ambiente virtual
  • Objetivos da comunicação (informar, entreter e persuadir)
  • Uso de técnicas de dicção

 

• UNIDADE II: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • O perfil do instrutor (competências e habilidades)
  •  Conceitos sobre aprendizagem e como se dá este processo
  • O conceito do “CHA” das competências
  • Aplicação da Andragogia no ambiente corporativo
  • Fatores que interferem na aprendizagem

 

• UNIDADE III: ETAPAS DO TREINAMENTO

  • Levantamento das necessidades do treinamento – diagnosticando o problema e levantando as expectativas
  • Identificando e conhecendo o público-alvo (perfil, interesses, resistências e características – questionador, amigável, desmotivado, descrente, participativo, etc.)
  • Definição dos objetivos a serem alcançados
  • Definição, priorização e organização dos conteúdos
  • Métodos e técnicas de ensino/apresentação – conceituação e critérios de seleção
  • O uso de métodos ativos de aprendizagem
  • Cuidados essenciais na utilização de recursos instrucionais
  • Elaboração do plano da aula/apresentação
  • Elaboração e organização dos manuais/apostilas
  • Escolha dos instrumentos de avaliação

 

• UNIDADE IV: EXECUÇÃO DO TREINAMENTO

  • Adequação do tempo
  • Dicas para situações de improviso
  • Estratégias para a “quebra de gelo” e aumento da interação e participação no ambiente do presencial e do remoto
  • Uso de aplicativos como Mentimeter e Padlet
  • Fazendo intervenções e conduzindo debates e reuniões
  • Orientações para treinamentos virtuais: posicionamento de câmera, iluminação, linguagem, etc.

 

• UNIDADE IV: EXERCITANTO O CONCEITO E A PRÁTICA

  • Simulações com apresentações individuais e em grupo de um tema
  • Análise e feedback individual e em grupo

METODOLOGIA

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, filmes, salas simultâneas, estruturas colaborativas e simulações que facilitam o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo.

Após a execução dos exercícios serão realizados feedbacks estruturados do consultor e dos participantes.


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