Técnicas para se transformar em um Multiplicador de Treinamento Transmitindo o seu Conhecimento dentro da sua Organização
DATAS E HORÁRIOS
- TURMA 1 - 24 a 27 de março de 2025 - 9h às 13h
- TURMA 2 - 11 a 14 de agosto de 2025 - 14h às 18h
- TURMA 3 - 1 a 4 de dezembro de 2025 - 9h às 13h
APRESENTAÇÃO
Com a velocidade das informações e a necessidade de compartilhamento de informações, mais que isso, de conhecimento, se faz cada vez mais necessário a prática e o preparo para um ambiente de multiplicação e aprendizagem.
Os processos de desenvolvimento vão muito além de transmitir conhecimentos, mas principalmente encontrar estratégias para aumentar engajamento e provocar mudanças significativas que gerem novos pensamentos e comportamentos.
Este curso tem por objetivo apresentar conceitos e técnicas que favorecerão a atuação dos profissionais que precisam gerar e fomentar a aprendizagem no ambiente corporativo por meio de treinamentos.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de quaisquer áreas da Organização, que tenham ou venham a ter a atribuição de multiplicadores /instrutores em treinamentos ou eventos de toda natureza.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Saber improvisar em situações que por ventura se façam necessárias;
- Entender todo o processo de aprendizagem de maneira a aplicar estratégias e técnicas que possam favorecê-lo;
- Entender o uso de ferramentas online para favorecer a atenção, dinamismo e interação nas aulas;
- Utilizar técnicas que favoreçam a atenção e interesse dos participantes para o conteúdo apresentado;
- Reconhecer possibilidades que aumentem a credibilidade do apresentador;
- Ser capaz de executar um plano de aula para melhor organização e cumprimento dos objetivos estabelecidos; e
- Conhecer, vivenciar e aprimorar as habilidades essenciais à instrutoria presencial e remota.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• O PROCESSO PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ
- O processo de comunicação e a percepção
- O impacto da imagem do instrutor/palestrante
- Os elementos da comunicação – uso da comunicação verbal e não verbal e as adaptações para o ambiente virtual
- Objetivos da comunicação (informar, entreter e persuadir)
- Uso de técnicas de dicção
• UNIDADE II: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
- O perfil do instrutor (competências e habilidades)
- Conceitos sobre aprendizagem e como se dá este processo
- O conceito do “CHA” das competências
- Aplicação da Andragogia no ambiente corporativo
- Fatores que interferem na aprendizagem
• UNIDADE III: ETAPAS DO TREINAMENTO
- Levantamento das necessidades do treinamento – diagnosticando o problema e levantando as expectativas
- Identificando e conhecendo o público-alvo (perfil, interesses, resistências e características – questionador, amigável, desmotivado, descrente, participativo, etc.)
- Definição dos objetivos a serem alcançados
- Definição, priorização e organização dos conteúdos
- Métodos e técnicas de ensino/apresentação – conceituação e critérios de seleção
- O uso de métodos ativos de aprendizagem
- Cuidados essenciais na utilização de recursos instrucionais
- Elaboração do plano da aula/apresentação
- Elaboração e organização dos manuais/apostilas
- Escolha dos instrumentos de avaliação
• UNIDADE IV: EXECUÇÃO DO TREINAMENTO
- Adequação do tempo
- Dicas para situações de improviso
- Estratégias para a “quebra de gelo” e aumento da interação e participação no ambiente do presencial e do remoto
- Uso de aplicativos como Mentimeter e Padlet
- Fazendo intervenções e conduzindo debates e reuniões
- Orientações para treinamentos virtuais: posicionamento de câmera, iluminação, linguagem, etc.
• UNIDADE IV: EXERCITANTO O CONCEITO E A PRÁTICA
- Simulações com apresentações individuais e em grupo de um tema
- Análise e feedback individual e em grupo
METODOLOGIA
Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.
O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, filmes, salas simultâneas, estruturas colaborativas e simulações que facilitam o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo.
Após a execução dos exercícios serão realizados feedbacks estruturados do consultor e dos participantes.