Entrevista de Seleção por Competências Comportamentais Selecionando pessoas de forma estratégica, precisa e coerente aos perfis profissionais requisitados pela organização.
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APRESENTAÇÃO
Cada vez mais as organizações buscam profissionais que demonstrem mais do que seu capital intelectual. Os profissionais mais valorizados no mercado são aqueles que sabem demonstrar não só sua capacidade cognitiva e experiência de trabalho, mas que também possuam autoconhecimento e inteligência emocional. Como identificar este profissional? Como avaliar os aspectos comportamentais e subjetivos do processo seletivo, bem como as competências exigidas para a função?
Levando em consideração que as organizações avaliam o comportamento dos indivíduos e não simplesmente as suas capacidades e experiências, a entrevista por competências fornece dados concretos sobre a avaliação do desempenho do candidato, diminuindo a subjetividade no processo seletivo.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Capacitação para selecionar profissionais com a metodologia de seleção por competências, reduzindo, assim, os aspectos subjetivos na contratação.
- Capacitação para melhor definir e descrever o perfil das vagas, e dos profissionais que ocuparão as posições, levando em consideração as competências técnicas e comportamentais.
- Conscientização sobre a responsabilidade quanto à seleção e os aspectos éticos na condução da entrevista.
- Domínio de técnicas que minimizem a subjetividade nos processos seletivos, bem como capacitação quanto à utilização de uma metodologia que possibilite a identificação do profissional mais adequado para a vaga.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - Preparação da Entrevista por Competência
o O que é uma entrevista por competência;
o Etapas da entrevista por competência – Como se preparar;
o O que são competências e como utilizá-las como a grande ferramenta na entrevista;
o Definição das competências críticas e essenciais para cada cargo – Técnicas e comportamentais;
o Como ler e analisar um currículo;
o Como pesquisar através do currículo a experiência do candidato – Construindo perguntas potenciais;
o Análise dos principais erros cometidos – Como evitá-los.
II – O Processo de comunicação na entrevista
o Saber perguntar – Perguntas abertas e fechadas e como potenciá-las;
o Aumentando habilidade para ouvir – Identificando comportamentos;
o Personalidade - crenças e valores;
o A importância da comunicação não verbal na entrevista – O corpo fala/postura;
o Percepção e sua influência direta na comunicação.
III - Entrevista por Competência
o Elaboração de roteiro da entrevista por competência;
o Elaboração de perguntas com foco em competências;
o Conduzindo o candidato através de perguntas potenciais;
o Qualificando as perguntas: hipotéticas versus reais;
o Mensuração da entrevista;
o Elaboração de laudo de entrevista e devolutiva para candidatos não selecionados;
o Como encerrar uma entrevista.
IV – Simulação de entrevistas
o O desenvolvimento do papel do entrevistador.
METODOLOGIA
Abordagem teórico-vivencial promovendo intensa participação dos treinandos, com dinâmicas e exercícios em grupo e role playing, com casos reais da empresa, para que eles possam observar a aplicação das técnicas aprendidas. Desta forma, os participantes sairão com modelos/relatórios elaborados no próprio treinamento. A metodologia possibilita a aplicação do aprendizado à experiência do dia-a-dia da empresa.