Dados
DURAÇÃO 12 horas
UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA

Construir e manter bons relacionamentos é valorizado em todas as áreas da vida, mas a capacidade de trabalhar bem com outras pessoas é um dos fatores mais importantes para o sucesso profissional.

É perfeitamente possível obtermos maior harmonia e cooperação se pudermos compreender e aceitar que os outros são diferentes, evitando comportamentos negativos e adotando comportamentos que facilitem os relacionamentos.

Alguns já manifestam essa competência desde a infância, outros conseguem desenvolvê-la. É possível melhorarmos continuamente nossa capacidade para sermos inteligentes em nossas relações interpessoais.

No ambiente de trabalho, relações saudáveis representam um fator de equilíbrio pessoal e um fator decisivo para a produtividade.

Este curso, além de permitir ao participante identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, possibilita a melhor compreensão das individualidades, ao favorecer as relações interpessoais, aprimorar a qualidade de vida e contribuir para a produtividade da organização.


O QUE SERÁ ACRESCENTADO AO SEU CONHECIMENTO

  • Prática dos comportamentos que integram as habilidades sociais de forma a criar e manter relacionamentos saudáveis e produtivos.
  • Percepção dos mecanismos geradores de conflitos e busca de formas adequadas e produtivas de solucioná-los.
  • Desenvolvimento da prática do diálogo para elogiar os colegas, quando necessário, e conversar sobre os comportamentos que estão afetando o relacionamento. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Habilidades sociais

  • Empatia: colocar-se no lugar do outro.
  • Solidariedade: Importar-se com as necessidades dos clientes e agir com base nelas.
  • Precisão empática: conexão com as necessidades do outro.
  • Sintonia: Escutar com interesse, atenção e empatia.
  • Sincronia: Captar e responder aos sinais não verbais.
  • Comportamento social: saber como se comportar nos diferentes contextos.
  • Postura: Credibilidade, reputação, carisma.
  • Influência:
    • Percepção das expressões corporais e escolha de expressões favoráveis.
    • Tom de voz: cuidados com a maneira de falar.
    • Substituir palavras e expressões negativas por outras positivas e persuasivas.
    • Objetividade, clareza.
    • Rapport: adequação ao outro.
    • Saber lidar com discordâncias.

Resolução de conflitos

  • Desencadeadores de conflitos.
  • Habilidades que facilitam a resolução de conflitos.
  • Estilos de gestão de conflitos.
  • Passos para solucionar conflitos.

Prática do diálogo: a arte de salvar e recuperar relacionamentos

  • Críticas: cuidados e forma de falar dos comportamentos inadequados.
  • Elogios: cuidados e forma de reconhecer as qualidades das pessoas. 
  • Cuidados ao receber críticas.

METODOLOGIA

Atividades de interação durante as aulas on-line, com participação dos alunos, esclarecimento de dúvidas, discussão de filmes, exercícios individuais e em grupos, permitindo mais dinamismo e maior potencial de retenção do conteúdo.


Professora // ELIZABETH VALERIANO

MBA em Qualidade e Produtividade, pela UFF–RJ, com Especialização em Desenvolvimento de RH pela FGV/RJ e Pós-graduação em Filosofia, pela UGF-RJ. Formação em Letras pela UGF-RJ.

Certificada Internacionalmente em Coaching, pela Integrated Coaching Institute e pela Lambent do Brasil. Qualificada para aplicação e interpretação do MBTI. Formação em Psicodrama Organizacional e Arteterapia, Practitioner em Programação Neurolinguística.

Consultora especializada em programas de desenvolvimento gerencial como: liderança, comunicação interpessoal, comunicação e feedback gerencial, líder coach, gestão de conflitos, gestão do tempo, desenvolvimento de supervisores; e em programas para todos os níveis da organização, como: desenvolvimento de equipes, comunicação, relacionamento, inteligência emocional e atendimento a clientes.

Desenvolveu programas de treinamento para inúmeras organizações, entre elas: VALE, TST, TRT-AL, TSE, TRE-RJ, CENIBRA, FIOCRUZ, CORREIOS, ELETRONUCLEAR, CNC, SESC-DN, SENAC-DN, PETROBRAS, PREVI, SUBSEA7, BADESC, BANDES entre outras.

Mais de vinte anos de atuação em RH, com sólida experiência em atividades de desenvolvimento de pessoas.

Professora do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial, onde ministra os seguintes treinamentos: “A Aplicação da Inteligência Emocional no Trabalho”; “As Competências do Profissional de Secretariado/Assistentes”; “Comunicação e Feedback Gerencial”; “Líder Coach”, “Desenvolvimento da Competência Interpessoal”; “Excelência no Atendimento a Clientes”.


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