Dados
DURAÇÃO 16 horas
A fim de tornar o seu plano de desenvolvimento mais completo, o IDEMP criou o Mapa do Conhecimento. Assim você consegue visualizar de forma rápida quais os assuntos relacionados e cursos complementares, permitindo que você entenda com mais facilidade qual o caminho ideal para o desenvolvimento de suas competências. 
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APRESENTAÇÃO

No ambiente de trabalho, relações saudáveis representam um fator de equilíbrio pessoal e também um fator decisivo para a produtividade, pela presença de um clima harmonioso, de integração e cooperação mútua. No entanto, ambientes deste tipo nem sempre surgem espontaneamente, pois as relações humanas são complexas, pela distinção de valores, visões do mundo e do trabalho, comportamentos, diferenças sociais e ambientes familiares.

Este curso, além de permitir ao participante identificar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, possibilita a melhor compreensão das individualidades, ao favorecer as relações interpessoais, aprimorar a qualidade de vida e contribuir para a produtividade da organização.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Utilização de uma comunicação que facilite compreender e ser compreendido, promovendo um clima positivo na equipe.
  • Adoção consciente de comportamentos que criem e mantenham relacionamentos saudáveis e produtivos.
  • Aquisição de conduta adequada, com respeito às próprias emoções e às emoções dos outros.
  • Percepção dos mecanismos geradores de conflitos e busca de formas adequadas e produtivas de solucioná-los.
  • Desenvolvimento da prática do diálogo para elogiar os colegas, quando necessário, e conversar sobre os comportamentos que estão afetando o relacionamento. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Comunicação interpessoal

  • Reconhecimento dos diferentes modelos mentais.
  • Processo e elementos da comunicação.
  • Percepção das expressões corporais e escolha de expressões favoráveis.
  • Tom de voz: cuidados com a maneira de falar.
  • O poder das palavras. A escolha das palavras certas.
  • Saber ouvir.
  • Rapport: adequação ao ouvinte.

Inteligência social

  • Comportamentos que deterioram os relacionamentos.
  • Dimensões da Inteligência social: Empatia; sintonia; precisão empática; sincronia; influência;  postura; comportamento social; solidariedade.

Inteligência emocional

  • Situações que abalam as emoções.
  • Como lidar com as situações estressantes.
  • Como substituir uma emoção negativa.

Resolução de conflitos

  • Desencadeadores de conflitos.
  • Habilidades que facilitam a resolução de conflitos.
  • Passos para solucionar conflitos.

Prática do diálogo: a arte de salvar e recuperar relacionamentos

  • Críticas: cuidados e forma de falar dos comportamentos inadequados.
  • Elogios: cuidados e forma de reconhecer as qualidades das pessoas.
  • Cuidados ao receber críticas.

METODOLOGIA

Dinâmica e participativa, possibilitando reflexão e insights sobre comportamentos adequados às relações interpessoais. Realização de atividades individuais e em grupo, discussão de vídeos e vivências, utilizando técnicas de aprendizagem acelerada, psicodrama e programação neurolinguística.


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