Dados
DURAÇÃO 12 horas
APRESENTAÇÃO

A competência em liderança é um dos diferenciais entre as organizações. A geração do conhecimento e da inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das  lideranças.

Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenciar, orientar para resultados, e – principalmente – desenvolver pessoas, com o objetivo final de alinhar e reter talentos, experiências e competências às estratégias da organização.

O que cabe, então, ao gerente no contexto de superação de dificuldades do presente e preparação da organização para o futuro? Qual o seu papel como líder? Que competências necessita adquirir e desenvolver? 

O propósito deste treinamento é apresentar respostas a estas e tantas outras questões que fazem parte do dia a dia gerencial, apresentando aos participantes os conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de competências em liderança, permitindo-lhes, assim, explorar ao máximo suas potencialidades como gestores nas suas organizações.


A QUEM SE DESTINA

Gerentes, potenciais Gerentes, Líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.


OBJETIVO GERAL

Apresentar conceitos e abordagens sobre a liderança e o papel dos líderes como agentes de transformação em suas organizações, a partir de uma visão interiorizada das competências a serem desenvolvidos na construção do gestor-líder.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os participantes deste treinamento estarão habilitados a lidar com situações práticas que envolvem:

  • O entendimento do estágio atual das organizações e as mudanças que necessitam ser implementadas em seu modelo de gestão;
  • O exercício do poder de influência do líder como agente indutor de mudanças;
  • O papel do gestor no processo de aprendizagem coletiva, extraindo o conhecimento e a inovação das pessoas;
  • O entendimento e a prática dos aspectos diferentes e complementares entre os conceitos dos papéis de gestor e de líder;
  • A explicitação das competências necessárias ao exercício da liderança;
  • A utilização de ferramentas para direcionar diferentes estilos de liderança;
  • A autoliderança como base para a geração de autoconfiança, inteligência emocional e autodesenvolvimento;
  • A influência do funcionamento da personalidade e os seus efeitos facilitadores es e dificultadores ao exercício da liderança.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Desenvolvimento de competências comportamentais e de gestão de pessoas para o exercício da liderança.
  • Conscientização do atual paradigma de liderança e o papel do gestor-líder nas organizações competitivas.
  • Avaliação de pontos fortes e de melhoria, no mapeamento das competências de liderança.
  • Entendimento da essência da liderança e da importância do autodesenvolvimento em atitudes e valores de conduta.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O PAPEL DA LIDERANÇA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

  • Entendendo o cenário atual e o desafio das organizações.
  • A evolução dos modelos de gestão e de liderança. 
  • Os novos paradigmas organizacionais.                                                                                  
  • Organizações de Aprendizagem: learning organizations.
  • Gerenciamento x liderança ¾ a hora e a vez do líder.
  • O papel do gestor-líder: comprometimento, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano.
  • O gerente-líder no atual milênio.
  • Mudança de postura: gerenciando COM pessoas.
     

• FERRAMENTAS E CONCEITOS DE LIDERANÇA

  • A construção da confiança e o caráter como bases para a liderança.
  • Teorias sobre os estilos de liderança.
  • Teoria do modelo situacional.
  • Aplicação do modelo de liderança situacional: estilos de liderança eficazes.
  • Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de liderança-situacional.
  • Discussão de casos reais sobre os graus de adequação, na prática, dos estilos de liderança.
  • Síntese e discussão de ideias e conceitos de diversos autores.
     

• CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇA

  • Autoliderança e autoconhecimento.
  • Inteligência emocional para a liderança: aplicação de instrumento-diagnóstico.
  • O modelo das inteligências múltiplas.
  • Funcionamento da personalidade segundo o modelo de Jung - Dominância cerebral.
  • Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de personalidade.

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.


REFERENCIAL TEÓRICO

Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: Pierre Weil, Roberto Crema e Ken O´Donnell como base conceitual para os aspectos de mudança de paradigma, o modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge, contextualização de organizações modernas de Stephen Covey, Peter Drucker, Edgar Schein, James Hunter, John Kotter, Warren Bennis e conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman. Como base instrumental é adotado o modelo de avaliação de liderança situacional de Hersey e Blanchard. Como referenciais para a abordagem de autoconhecimento é utilizada a tipologia de Jung associada ao modelo de dominância cerebral de Ned Herrman.


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