Elaboração de Plano de Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Federal Em conformidade com a PNDP – Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, incluindo a I.N. 201 de 11/09/2019 e Decreto Nº 9.991, de 28/08/2019
APRESENTAÇÃO
Recentemente, o Governo Federal instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Decreto Nº 9.991/19, regulamentado pela Instrução Normativa nº 201 da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.
Trata-se de um procedimento que normatiza o planejamento e execução das atividades de capacitação de servidores dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sob coordenação do SIPEC – Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal.
Este procedimento terá como elementos fundamentais os Planos de Desenvolvimento de Pessoas Elaborados pelos órgãos e entidades, os quais serão concentrados na coordenação do SIPEC e conduzidos à execução pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, Escolas de Governo e instituições reconhecidas no Brasil e no exterior.
Decerto, o sucesso desta inovadora Política estará alicerçado no elevado nível de qualidade dos Planos de Desenvolvimento elaborados pelos órgãos e entidades, condição esta a ser atingida por meio da qualificação dos Projetos que constituirão os Planos eleitos pelo SIPEC e desenvolvidos pelos órgãos e entidades credenciadas.
Nessa linha de organização é que o IDEMP oferece aos órgãos e entidades do governo o curso “Elaboração de Plano de Desenvolvimento de Pessoas”, de modo a orientar de modo consistente a apresentação de propostas de capacitação de pessoas ao SIPEC.
A QUEM SE DESTINA
Servidores cujas atribuições requerem competências para a elaboração de Planos de Desenvolvimento de Pessoas sob as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conhecimento geral sobre as disposições da Política Nacional e Desenvolvimento de Pessoas.
- Compreensão da importância de Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas e seu impacto na gestão.
- Identificação dos objetivos e metas a serem gerenciadas em um Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas.
- Conhecimento dos fundamentos da gestão de pessoas por competências.
- Conhecimento de metodologia a ser utilizada para o levantamento das necessidades de desenvolvimento.
- Capacitação para a apreciação crítica de um Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas, os resultados alcançados, pontos fortes e pontos de melhorias.
- Conhecimento sobre a estrutura básica de um projeto de Desenvolvimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- CENÁRIO ATUAL
- Indicadores relevantes para compreensão da importância de um PDP – Plano de Desenvolvimento de Pessoas (inclui diretrizes estabelecidas pelo SIPEC – Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal).
- Por que fazer um Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas
- Quais os benefícios do Plano para a Instituição, a área de Gestão de Pessoas e o profissional que será treinado?
- Agenda de realização do Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas (inclui agenda do PNDP)
- CAMINHO ESTRATÉGICO DE CONCEPÇÃO DO PDP
- Levantamento de necessidades
- Metas a serem alcançadas com o PDP
- Ações transversais e não transversais
- Definição do público-alvo de cada ação
- Associação das competências a serem desenvolvidas
- Tipos de aprendizagem
- Resultados esperados
- Estratégia de avaliação dos resultados
- AÇÕES COMPLEMENTARES
- Ações estratégicas para multiplicação interna do conhecimento adquirido
- Ações estratégicas para divulgação interna do programa, da implementação e dos resultados
- E SE ALGO MUDAR? O PLANO É AJUSTÁVEL?
- Ajustes para o PDP
- Ajustes para o PDP
- PROJETOS DE T&D
- Conceitos básicos
- Componentes de um projeto de T&D
- Identificação da ação a ser desenvolvida.
- Identificação das necessidades organizacionais / funcionais a serem atendidas.
- Perfil dos participantes selecionados.
- Conteúdo Programático.
- Metodologia a ser aplicada.
- Instrutores indicados.
- Carga horária prevista.
METODOLOGIA
Fundamentalmente ativa. As exposições serão acompanhadas da utilização de recursos audiovisuais, discussões em grupos e realização exercícios interativos, como forma de possibilitar o desenvolvimento das competências objetivadas. Será aplicado um estudo de caso para prática ao longo do curso.
MATERIAL DIDÁTICO
Além dos materiais a serem aplicados durante o curso, será disponibilizada aos participantes apostila que fundamentará a base teórica de suporte ao conteúdo do curso.