Dados
DURAÇÃO 16 horas

APRESENTAÇÃO

Recentemente, o Governo Federal instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Decreto Nº 9.991/19, regulamentado pela Instrução Normativa nº 201 da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. 

Trata-se de um procedimento que normatiza o planejamento e execução das atividades de capacitação de servidores dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sob coordenação do SIPEC – Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal. 

Este procedimento terá como elementos fundamentais os Planos de Desenvolvimento de Pessoas Elaborados pelos órgãos e entidades, os quais serão concentrados na coordenação do SIPEC e conduzidos à execução pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, Escolas de Governo e instituições reconhecidas no Brasil e no exterior. 

Decerto, o sucesso desta inovadora Política estará alicerçado no elevado nível de qualidade dos Planos de Desenvolvimento elaborados pelos órgãos e entidades, condição esta a ser atingida por meio da qualificação dos Projetos que constituirão os Planos eleitos pelo SIPEC e desenvolvidos pelos órgãos e entidades credenciadas. 

Nessa linha de organização é que o IDEMP oferece aos órgãos e entidades do governo o curso “Elaboração de Plano de Desenvolvimento de Pessoas”, de modo a orientar de modo consistente a apresentação de propostas de capacitação de pessoas ao SIPEC.


A QUEM SE DESTINA

Servidores cujas atribuições requerem competências para a elaboração de Planos de Desenvolvimento de Pessoas sob as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.  


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Conhecimento geral sobre as disposições da Política Nacional e Desenvolvimento de Pessoas.
  • Compreensão da importância de Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas e seu impacto na gestão.
  • Identificação dos objetivos e metas a serem gerenciadas em um Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas.
  • Conhecimento dos fundamentos da gestão de pessoas por competências.
  • Conhecimento de metodologia a ser utilizada para o levantamento das necessidades de desenvolvimento.
  • Capacitação para a apreciação crítica de um Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas, os resultados alcançados, pontos fortes e pontos de melhorias.
  • Conhecimento sobre a estrutura básica de um projeto de Desenvolvimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • CENÁRIO ATUAL
    • Indicadores relevantes para compreensão da importância de um PDP – Plano de Desenvolvimento de Pessoas (inclui diretrizes estabelecidas pelo SIPEC – Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal).
    • Por que fazer um Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas
    • Quais os benefícios do Plano para a Instituição, a área de Gestão de Pessoas e o profissional que será treinado?
    • Agenda de realização do Plano Anual de Desenvolvimento de Pessoas (inclui agenda do PNDP)
       
  • CAMINHO ESTRATÉGICO DE CONCEPÇÃO DO PDP
    • Levantamento de necessidades
    • Metas a serem alcançadas com o PDP 
    • Ações transversais e não transversais
    • Definição do público-alvo de cada ação
    • Associação das competências a serem desenvolvidas
    • Tipos de aprendizagem
    • Resultados esperados
    • Estratégia de avaliação dos resultados
       
  • AÇÕES COMPLEMENTARES
    • Ações estratégicas para multiplicação interna do conhecimento adquirido
    • Ações estratégicas para divulgação interna do programa, da implementação e dos resultados
       
  • E SE ALGO MUDAR? O PLANO É AJUSTÁVEL?       
    • Ajustes para o PDP
       
  • PROJETOS DE T&D
    • Conceitos básicos
    • Componentes de um projeto de T&D
      • Identificação da ação a ser desenvolvida.
      • Identificação das necessidades organizacionais / funcionais a serem atendidas.
      • Perfil dos participantes selecionados.
      • Conteúdo Programático.
      • Metodologia a ser aplicada.
      • Instrutores indicados.
      • Carga horária prevista.

METODOLOGIA

Fundamentalmente ativa. As exposições serão acompanhadas da utilização de recursos audiovisuais, discussões em grupos e realização exercícios interativos, como forma de possibilitar o desenvolvimento das competências objetivadas. Será aplicado um estudo de caso para prática ao longo do curso.


MATERIAL DIDÁTICO

Além dos materiais a serem aplicados durante o curso, será disponibilizada aos participantes apostila que fundamentará a base teórica de suporte ao conteúdo do curso.


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