Formação de Consultores Internos - Business Partners Este curso foi cuidadosamente elaborado para capacitar profissionais a desempenharem o papel estratégico de Consultores Internos e Business Partners dentro das organizações.
Este programa visa a desenvolver e instrumentalizar profissionais da área de Recursos Humanos e demais áreas da organização na condução de ações de consultoria interna, por meio do estímulo à reflexão e discussão sobre a importância da interrelação com o cliente interno / gestor, assessorando-os nas ações de gestão de pessoas, propondo soluções e monitorando resultados.
A compreensão e a prática sobre a elaboração de projetos de consultoria, assim como a aplicação das intervenções levarão em consideração as principais demandas das organizações. Os aspectos comportamentais abordados servirão como estimuladores do processo e facilitadores para o alcance dos resultados esperados.
Ele oferece as ferramentas e competências necessárias para atuar como um elo entre as áreas de negócio e a alta gestão, ajudando a alinhar estratégias corporativas às necessidades do dia a dia.
Ao longo do programa, os participantes aprenderão a identificar desafios organizacionais, propor soluções inovadoras e implementar mudanças que gerem valor para a empresa. Com foco no desenvolvimento de habilidades interpessoais, visão sistêmica e domínio das melhores práticas de consultoria, o curso prepara você para construir parcerias sólidas e contribuir diretamente para o crescimento e sucesso da organização.
Seja para quem já atua na área ou deseja ingressar nesse campo, o curso é uma oportunidade de se destacar como um profissional estratégico e essencial para o futuro das empresas.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que desejam ingressar ou já atuam na função de Consultor Interno / Business Partner.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Reflexão sobre a ação e o papel de consultoria interna de Recursos Humanos nas organizações.
- Compreensão sobre as possíveis variáveis que interferem positiva ou negativamente no processo de consultoria interna em Gestão de Pessoas.
- Conhecimento e instrumentalização quanto às principais intervenções em consultoria interna.
- Elaboração de projetos específicos de consultoria interna nas Organizações.
- Apropriação do papel de facilitação nas ações de consultoria interna.
- Conhecimento e internalização de comportamentos essenciais à função do Consultor Interno.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceito, origem e evolução da consultoria interna em Gestão de Pessoas e demais áreas da organização;
- O papel do Consultor Interno;
- Objetivos e resultados a serem alcançados;
- O perfil do Consultor Interno;
- Elaboração de projetos de consultoria interna;
- Principais intervenções de consultoria: Balanced Scorecard; desenvolvimento de equipes; coaching;
- Etapas da Consultoria Interna;
- Facilitação do processo de mudança;
- Aspectos comportamentais inerentes ao processo de consultoria interna (percepção, comunicação, negociação e administração de conflitos.
METODOLOGIA
Exposições dialogadas, discussões e exercícios em grupo, com apoio de recursos áudiovisuais. Além dos materiais para acompanhamento do curso os participantes receberão um exemplar do livro “Consultoria em Gestão de Pessoas”, de autoria de Iêda Vecchioni Carvalho, professora deste treinamento.