Dados
DURAÇÃO 12 horas

 

APRESENTAÇÃO

Os processos de Avaliação de Desempenho sempre despertaram grande interesse tanto na administração pública quanto na iniciativa privada. Atualmente, em função do momento econômico e das diversas exigências do mercado/clientes/sociedade busca-se otimizar os processos de trabalho identificando a pessoa certa para o lugar certo, onde possam ser bem aproveitados, com óbvias vantagens tanto para a organização quanto para o profissional. O que ocorre é que, muitas vezes, as organizações apoiam seus métodos de avaliação de desempenho apenas na verificação dos resultados quantitativos dos seus colaboradores e, mesmo assim, com base em atividades genéricas da função e não, necessariamente, com base nos processos de trabalho que a pessoa efetivamente realiza. Neste caso, geralmente, deixa de priorizar o desenvolvimento profissional e eventuais contribuições relevantes do colaborador.

As perguntas que surgem geralmente são: é possível reunir, em uma mesma metodologia uma forma de medir resultados e desenvolvimento profissional, de forma a atender à organização E às pessoas, simultaneamente? É possível trabalhar, ao mesmo tempo, com os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Há uma maneira de medir desenvolvimento profissional como ferramenta de planejamento de carreira? Pode-se utilizar competências para medir desempenho? Como estabelecer indicadores de desempenho e metas justas para as avaliações de desempenho? Como medir os resultados?

É comum que essas questões gerem ansiedades e resistências por parte das pessoas envolvidas no processo de Avaliação de Desempenho. Primeiro porque, muitas vezes, não conhecem as metodologias e técnicas de estabelecimento de indicadores e de metas e, segundo, porque o processo, além de demandar tempo e esforço, expõe qualidades mas, também, revela insuficiências dos envolvidos. Porém, sem evidenciarmos qualidades e insuficiências como podemos superar estas e potencializar aquelas? Ok, mas, como medir adequadamente? A resposta normalmente passa pela definição de um bom conjunto de indicadores de desempenho e o consequente estabelecimento de metas consistentes (desafiadoras, porém viáveis, possíveis).

O programa aqui proposto pretende discutir essas questões por meio de exposições conceituais entremeadas de experimentações práticas de um processo de definição de indicadores de desempenho quantitativos (resultados) e qualitativos (competências) e do estabelecimento das metas correspondentes, a fim de compor o processo de Avaliação de Desempenho por Competências.


OBJETIVOS

Este programa tem por objetivo treinar os participantes nas seguintes competências::

  • identificar os macroprocessos, os processos críticos, bem como seus subprocessos e grupos de atividades;
  • definir indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos;
  • definir o perfil ideal dos responsáveis por determinado conjunto de processos de trabalho;
  • estabelecer os objetivos e as metas que serão utilizadas no processo de Avaliação de Desempenho;
  • elaborar um Plano de Ação para o alcance dos objetivos traçados e para o desenvolvimento profissional de Avaliador e de Avaliado.

METODOLOGIA

O programa será conduzido, simultaneamente, on line ao vivo, em dois formatos: exposição dialogada onde serão apresentados e discutidos os principais técnicas para a definição de indicadores e metas; e no formato exercício onde os participantes terão a oportunidade de aplicar as técnicas apresentadas.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais em posição de gestão; profissionais de gestão de pessoas; participantes de processos de avaliação de desempenho nas posições de avaliador e de avaliado.


CARGA HORÁRIA

O treinamento on line será realizado com uma carga horária total de 16 horas, divididas em 4 segmentos diários de 4 horas cada.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Formato Exposição Dialogada

  1. Introdução:
  • tendências em Gestão de Pessoas e o panorama atual da Avaliação de Desempenho;
  • o que é a Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
  • o metaprocesso estratégico;
  • desdobramento dos direcionadores estratégicos em objetivos e metas;
  • o processo de Gestão de Competências.
  1. Processos de Trabalho:
  • o que é processo de trabalho;
  • decomposição de processos;
  • o produto do processo.
  1. Planejamento e Controle:
  • a definição do objetivo;
  • técnicas de priorização.
  1. Indicadores de Desempenho e de Acompanhamento:
  • o processo de controle;
  • conceito de indicadores e sua tipologia;
  • o que medir, porque medir, o processo de medição.
  1. Meta:
  • o que é meta e como estabelecê-la;
  • primeiras medições;
  • como acompanhar a evolução do desempenho
  1. Sistema de Gestão de Pessoas por Competências:
  • o que é competência e sua tipologia;
  • Matriz de Competências (MDC);
  • Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
  • estruturação de indicadores em processos de ADC;
  • estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas em processos de ADC;
  • plano de desenvolvimento profissional.

Formato Exercícios – Aplicação Prática

EXERCÍCIO 1: PROCESSOS DE TRABALHO

  • relacionar processos e priorizá-los;
  • delimitar e compreender os de processos de trabalho;
  • determinar indicadores e metas.

EXERCÍCIO 2: PROCESSOS E PESSOAS:

  • determinar as competências requeridas com base nos processos priorizados no exercício 1;
  • evidenciar as competências individuais;
  • relacionar as lacunas de competências.

EXERCÍCIO 3: ELABORAR O ACORDO DE DESEMPENHO:

  • pactuar metas (indicadores quantitativos) relacionadas aos processos objeto do exercício 1;
  • estipular os indicadores qualitativos que farão parte da ADC, de acordo com o resultado do exercício 2.

EXERCÍCIO 4: ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO:

  • elaborar um Plano de Ação (5W, 2H) para a obtenção do que foi estabelecido no exercício 3.

EXERCÍCIO 5: REALIZAR A ANÁLISE DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

  • simular a reunião de avaliação de desempenho.

CONCLUSÃO:

  • resgate dos exercícios: o que levamos daqui?

Curriculum resumido de André Freitas

Consultor em Gestão Empresarial, com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão de Processos de Trabalho, e projetos de reestruturação organizacional. Pós em Marketing pela ESPM/RJ e formação em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo ILACE/SP, além de Engenheiro (UNITAU/SP).

Professor da FGV Management e da FGV Direito. Foi professor do IBMEC, da UFF e da ESPM/RJ. Atuou como consultor da FGV Projetos e foi executivo da Coopers & Lybrand Consultores (atualmente PWC) onde implementou a consultoria em gestão empresarial no escritório do Rio de Janeiro. Exerceu cargos de gestão em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.

Coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro”, pela FGV/RJ.

Professor do IDEMP Educação Corporativa.


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