Gestão Estratégica de Compras e Suprimentos - Strategic Sourcing
APRESENTAÇÃO
Qual a importância das compras em sua organização? A área de aquisições possui um impacto enorme em relação às despesas de qualquer organização.
Trabalhar de forma estratégica é essencial para reduzir custos e ganhar eficiência nas operações.
Este curso visa ao entendimento dos processos estratégicos de compras e suprimentos e mostra a evolução das atividades de compras de operacional para gerencial.
A busca é por relacionamentos duradouros e estáveis com parceiros qualificados e integrados aos processos internos da organização compradora. Dessa forma são aumentados a competitividade e os lucros da empresa. A palavra chave é parceria.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se a gestores de diversas áreas da indústria, comércio e serviços e todos aqueles que de alguma forma atuam na gestão de compras e suprimentos, seja de matéria prima e insumos, serviços ou peças de manutenção, reparo e operações (MRO).
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Compreensão e aplicação dos conceitos de compras e suprimentos estratégicos.
- Capacitação para analisar e avaliar as características que compõem o Strategic Sourcing.
- Capacitação para criar e implementar estratégias e planos para otimizar as aquisições de bens e serviços de forma a colaborar com os objetivos da organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
- Evolução de Compras para Suprimentos
- Operação de Compras;
- Fluxo de Atividades Padrão;
- Compras centralizadas X Compras descentralizadas;
- Evolução ao longo do tempo.
- Estratégias de Relacionamento com Fornecedores
- Estratégias genéricas;
- Contratos e parcerias;
- Sistemas automáticos de compras;
- VMI – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor;
- Portais de e-Procurement.
- Seleção, qualificação, desenvolvimento e certificação de fornecedores
- Seleção de Fornecedores;
- Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores;
- Certificação de Fornecedores.
- Estudo de itens a serem comprados
- Sistemas de críticas e análises;
- Estudos qualitativos e quantitativos.
- Coordenação de requisições
- Consolidação de requisições;
- Pull de compras.
- Elaboração de contratos
- Nível de Serviço ao Cliente;
- Indicadores de Desempenho.
- Avaliação de Mercados
- Inovação em Mercados;
- Inovação em Produtos;
- Inovação em Serviços.
- Evolução de Compras para Suprimentos
METODOLOGIA
O curso é construído com a metodologia PBL – Problem Based-Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), onde, além das exposições dialogadas, os alunos são convidados a estruturar e solucionar problemas do seu cotidiano com os conhecimentos construídos durante o curso.