Dados
DURAÇÃO 12 horas

APRESENTAÇÃO

Qual a importância das compras em sua organização? A área de aquisições possui um impacto enorme em relação às despesas de qualquer organização.

Trabalhar de forma estratégica é essencial para reduzir custos e ganhar eficiência nas operações.

Este curso visa ao entendimento dos processos estratégicos de compras e suprimentos e mostra a evolução das atividades de compras de operacional para gerencial.

A busca é por relacionamentos duradouros e estáveis com parceiros qualificados e integrados aos processos internos da organização compradora. Dessa forma são aumentados a competitividade e os lucros da empresa. A palavra chave é parceria.


A QUEM SE DESTINA

O curso destina-se a gestores de diversas áreas da indústria, comércio e serviços e todos aqueles que de alguma forma atuam na gestão de compras e suprimentos, seja de matéria prima e insumos, serviços ou peças de manutenção, reparo e operações (MRO).


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Compreensão e aplicação dos conceitos de compras e suprimentos estratégicos.
  • Capacitação para analisar e avaliar as características que compõem o Strategic Sourcing.
  • Capacitação para criar e implementar estratégias e planos para otimizar as aquisições de bens e serviços de forma a colaborar com os objetivos da organização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS E SUPRIMENTOS
    • Evolução de Compras para Suprimentos
      • Operação de Compras;
      • Fluxo de Atividades Padrão;
      • Compras centralizadas X Compras descentralizadas;
      • Evolução ao longo do tempo.
         
    • Estratégias de Relacionamento com Fornecedores
      • Estratégias genéricas;
      • Contratos e parcerias;
      • Sistemas automáticos de compras;
      • VMI – Estoque Gerenciado pelo Fornecedor;
      • Portais de e-Procurement.
         
    • Seleção, qualificação, desenvolvimento e certificação de fornecedores
      • Seleção de Fornecedores;
      • Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores;
      • Certificação de Fornecedores.
         
    • Estudo de itens a serem comprados
      • Sistemas de críticas e análises;
      • Estudos qualitativos e quantitativos.
         
    • Coordenação de requisições
      • Consolidação de requisições;
      • Pull de compras.
         
    • Elaboração de contratos
      • Nível de Serviço ao Cliente;
      • Indicadores de Desempenho.
         
    • Avaliação de Mercados
      • Inovação em Mercados;
      • Inovação em Produtos;
      • Inovação em Serviços.
         

METODOLOGIA

O curso é construído com a metodologia PBL – Problem Based-Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas), onde, além das exposições dialogadas, os alunos são convidados a estruturar e solucionar problemas do seu cotidiano com os conhecimentos construídos durante o curso.


ColorBox demo